Numa Liga que movimenta muitos milhões, onde os jogadores são pagos a peso de ouro (embora haja tectos salariais para cada conjunto) e onde os contratos têm características diferentes dos normais (os jogadores e a franchise podem optar por contratos em que a cada temporada, o salário sofre um aumento), eis a lista dos mais bem pagos da NBA. Quem lidera é Kobe Bryant, com mais de 25 milhões de dólares, seguido de Rashard Lewis, que recebe pouco mais de 22 milhões e por Tim Duncan, que aufere 21.3 milhões.
Top20:
- Kobe Bryant (Los Angeles Lakers) $25.24M
- Rashard Lewis (Washington Wizards) $22.15M
- Tim Duncan (San Antonio Spurs) $21.3M
- Kevin Garnett (Boston Celtics) $21.2M
- Gilbert Arenas (Memphis Grizzlies, pago pelos Orlando Magic) $19.57M
- Dirk Nowitzki (Dallas Mavericks) $19.09M
- Pau Gasol (Los Angeles Lakers) $18.71M
- Carmelo Anthony (New York Knicks) $18.52M
- Amar’e Stoudemire (New York Knicks) $18.22M
- Joe Johnson (Atlanta Hawks) $18.04M
- Dwight Howard (Orlando Magic) $17.89M
- Elton Brand (Philadelphia 76’ers) $17.06M
- Deron Williams (New Jersey Nets) $16.36M
- Chris Paul (Los Angeles Clippers) $16.36M
- Kevin Durant (Oklahoma City Thunder) $16.32M
- Lebron James (Miami Heat) $16.02M
- Chris Bosh (Miami Heat) $16.02M
- Dwyane Wade (Miami Heat) $15.51M
- Paul Pierce (Boston Celtics) $15.33M
- Baron Davis (New York Knicks, pago pelos Cleveland Cavaliers) $15.3M
Fonte: HoopsHype
De destacar desde logo os nomes de Rashard Lewis e Gilbert Arenas, que não justificam claramente o que recebem, pelas lesões e problemas que têm tido, como devido ao seu fraco rendimento. No entanto, o PG dos Grizzlies, assim como Baron Davis dos Knicks, apresentam-se em condições especiais. As suas equipas anteriores aplicaram neles a nova ‘amnesty clause’, que lhes permite eliminar um mau contrato do seu roster, de modo a retirá-los do seu salary cap e a não pagarem luxury tax. No entanto, as franchises que usem isso, terão de pagar o salário desse jogador até ao final da temporada, com uma contribuição das suas novas equipas. De notar também o aparecimento de vários jogadores já veteranos neste top, que vai muito ao encontro do que dissemos na introdução (fazem contratos por vários anos, com cláusulas de aumento a cada temporada). Outro facto interessante é a presença de alguns dos melhores jogadores da actualidade estarem apenas na 2ª metade do Top20. Por exemplo Dwight Howard, Chris Paul, Kevin Durant e o big-three de Miami. Pelos dois primeiros não se encontram grandes justificações, enquanto que para Durant a explicação é o facto de ter apenas assinado novo contrato (ainda estava com o de rookie) recentemente. No que toca aos três dos Heat, a explicação reside no facto de terem aceitado baixar um pouco os rendimentos, de modo a que a equipa conseguisse ter os três.
Numa tabela (bem) liderada por Kobe, parece claro que os conjuntos da NBA (assim como qualquer desporto norte-americano) pagam muito bem aos seus atletas. No que diz respeito às equipas, os Boston Celtics lideram ($87.58M no total), seguidos dos Orlando Magic ($85.16M) e dos Los Angeles Lakers ($82.87M). Que análise faz deste Top20? É justo haver tecto salarial? Todos os jogadores justificam o que ganham? Como é possível algumas das equipas fazerem contractos ruinosos com os seus atletas? São estes os 20 melhores jogadores na NBA? É justa esta nova 'amnesty clause'?
Zé P.