Thursday, March 15, 2012

Mario Gomez: O melhor ponta de lança do Mundo, uma espécie de jogador cada vez mais em "vias de extinção"

Antes de começar a ler este post, pedimos ao leitor que pare 10, 15 segundos e pense: Qual a verdadeira definição de ponta de lança? Já está? Então agora sim, vamos prosseguir. Um ponta de lança é o goleador da equipa, aquele que joga no centro, na posição mais adiantada do terreno, podem ter pensado uns, é a referência do ataque, o atacante que joga no meio dos centrais, podem ter pensado outros. Com tristeza, alguns adeptos portistas teriam dito que é aquilo que falta com qualidade no seu plantel. Com um sorriso irónico, benfiquistas, sportinguistas e bracarenses poderiam ter optado pelas mesmas palavras. Porém, para o VM, apenas duas palavras chegariam para uma definição completa. Um ponta de lança é...Mario Gomez! Herdeiro da posição mais adiantada na frente da Maanschaft, onde pontificaram jogadores como Gerd Muller, ou mais recentemente Oliver Bierhoff e Jurgen Klinsmann, "Super Mario" é um dos raros casos no futebol mundial hoje em dia, a quem se pode designar como ponta de lança, posição que se encontra quase em "vias de extinção". Os pontas de lança, jogadores com olhos apenas na baliza, com um faro incrível pelo golo, frequentemente fixos na frente de ataque, raramente efectuam passes de desmarcação para os colegas, limitam-se a receber a bola de costas para a baliza e jogar com o seu colega de equipa mais próximo, ou efectuar um remate à meia volta, têm sido substituídos pelos denominados "avançados". Estes, são jogadores móveis, recuam, procuram a bola, furam a defensiva contrária efectuando desmarcações ou tabelas com os companheiros de equipa. Aliam a tudo isto uma maior capacidade técnica, maior velocidade, mas há algo que mantêm em comum, uma boa capacidade de finalização. Existem dois jogadores, que poderíamos dizer que são 50% avançados, 50% pontas de lança. São eles Edin Dzeko e Edinson Cavani (são ambos finalizadores de excelência, mas não se limitam a ficar na área à espera da bola. São dotados tecnicamente, recuam e criam jogo com os colegas de equipa). Todos os outros, Rooney, Benzema, Ibrahimovic, Higuain, David Villa, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, não se limitam ao tipo de jogo falado em primeiro lugar, pelo que são os chamados "avançados". 

Podemos considerar Mario Gomez um caso especial. Exímio a finalizar cruzamentos, possuí um excelente cabeceamento, não perdoa em frente à baliza, factos que levam a que o germânico seja o melhor ponta de lança do mundo da actualidade. Segue na linha de Mário Jardel (curiosamente, a sua alcunha também era "Super Mario"), um fora de série dentro da área, parecendo ter um íman nas suas botas (é impressionante a forma como remata com ambos os pés), dada a sua capacidade de aparecer sempre no sítio certo.  O ponta de lança do Bayern de Munique (despendeu cerca de 33 milhões de euros na sua contratação ao Estugarda em 2009), leva já 21 golos na Bundesliga esta temporada (média de 0.88 por jogo), aos quais soma mais 10 na Liga dos Campeões (o poker obtido esta 4ª feira permite-lhe somar a impressionante média de 1.43 golos por jogo). Com somente 26 anos, Mario Gomez promete ser o terror para as defesas contrárias na próxima década. 

Qual é na sua opinião o melhor ponta de lança da actualidade? Qual o Top5? Com Ronaldo e Messi a marcarem golos a este ritmo impressionante, conseguirá o alemão alguma vez vencer a Bota de Ouro? Forte candidato a ser o melhor marcador do Euro2012? 

A. Carvalho