Thursday, March 15, 2012

Federação veta alargamento do campeonato sem descidas; Liga Europa: Interessa aos leões evitar as equipas espanholas no sorteio; As últimas da NBA!

Liga Europa - Ath. Bilbao 2-1 Manchester United (Llorente 23´e Oscar de Marcos 65´; Rooney 80´); Besiktas 0-3 Atl. Madrid (Adrian Lopez 26´, Falcao 84´e Salvio 90´); Hannover 4-0 St. Liège (Abdellaoue 4´, Kanu 21´a.g., Konan 74´e Sergio Pinto 90´); Olympiakos 1-2 Metalist (Marcano 15´; Villagra 81´e Devic 87´); PSV 1-1 Valencia (Toivonen 64´; Feghouli 47´); Schalke 04 4-1 Twente (Huntelaar 29´, 57´g.p. e 82´ e Jones 71´; Janssen 14´); Udinese 2-1 AZ Alkmaar (Di Natale 3´g.p. e 15´; Falkenburg 31´). VM - O Bilbao de Bielsa voltou a oferecer uma grande exibição à sua massa associativa, pecando novamente na finalização. O United sofreu bastante no País Basco e foi justamente eliminado. A juntar aos bascos, Valencia e Atl. Madrid também ultrapassaram os seus adversários, enquanto que Hannover e Schalke oferecem esperanças de conquistar a Liga Europa à Alemanha. Destaque ainda para o AZ Alkmaar (líder do campeonato holandês), que jogou 90 minutos em Udine com menos 1 jogador (Viergever foi expulso aos 3´), mas mesmo assim conseguiu marcar 1 golo e ultrapassar os italianos. O Metalist voltou a mostrar que não é pêra doce na Europa (os ucranianos têm 20 vitórias nos seus 40 jogos europeus) e chegou pela 1ª vez aos quartos-de-final da Liga Europa, depois de dar a volta à eliminatória no sempre difícil terreno do Olympiakos.

Liga Europa II - Nesta fase já não há adversários acessíveis, no entanto, parece claro que um Bilbao (eliminou de maneira clara e categória o Man Utd) orientado pelo Bielsa (um dos 5 melhores treinadores do Mundo), o Valencia que esta época já derrotou o Sporting e o Atl. Madrid, que está com outra cara desde que entrou Simeone, eram equipas a evitar pelos leões no sorteio de amanhã. Por outro lado, o Schalke 04 é uma das equipas mais fortes da Bundesliga, o Metalist eliminou o Olympiakos e conta com talentos como Sosa, Taison e Cleiton Xavier e o AZ Alkmaar lidera a liga holandesa e eliminou a Udinese depois de estar a jogar 90m com 10 jogadores. Ou seja, sobra o Hannover. Mesmo considerando a qualidade do seu guardião seria (dentro do possível) o melhor adversário para os leões. Qual o sorteio ideal para o Sporting?

FPF - A Federação Portuguesa de Futebol tomou a decisão mais elementar e vetou o alargamento da Liga Portuguesa sem descidas de divisão. Numa reunião que não contou com Mário Figueiredo (abandonou a mesma), a FPF assumiu também o pagamento de 13 milhões de euros relativos ao "totonegócio". Boa decisão da FPF? Como é que fica agora o presidente da Liga de Clubes? Será que Fiúza e companhia vão fazer greves aos jogos da Liga ZON-Sagres?

NBA - Dia de decisões na NBA, com a "trade deadline", ou seja, data limite para efectuar trocas entre franchises. Sam Young trocou Memphis por Philadelphia, num negócio que vai dar futuros benefícios aos Grizzlies (ainda não se sabe). Leandro Barbosa (mais o veterano Anthony Carter) reforçaram os Indiana Pacers (excelente backup para a posição de SG) em troca com uma pick de 2ª ronda para os Raptors. Os Portland Trail Blazers estiveram bastante activos e trocaram Gerald Wallace para os Nets por Mehmet Okur, Shawne Williams uma pick da 1ª ronda (protegida pelos 3 primeiros lugares, ou seja, se os Nets ficarem com a 4ª escolha do draft, ela vai direitinha para Portland). Marcus Camby também saiu do Oregão rumo a Houston, em troca com Hasheem Thabeet, Jonny Flynn e uma pick da 2ª ronda do draft 2012. Os Blazers são mesmo a grande desilusão da temporada, sendo que Nate McMillan foi esta tarde despedido. Os Lakers também asseguraram o concurso de um PG (Ramon Sessions) mais Christian Eyenga e uma pick da 1ª ronda do draft 2013 (de Miami) em troca com Luke Walton, Jason Kapono e uma pick da 1ª ronda do draft 2012. Derek Fisher (marcou uma era em LA) e a pick da 1ª ronda do draft 2012 (via Dallas) foram para Houston, em troca com Jordan Hill. Stephen Jackson, que tinha sido adquirido pelos Warriors, foi trocado para San Antonio por Richard Jefferson e uma pick no draft 2012. No último negócio do dia, os Wizards receberam Nene Hilário (Nuggets), Brian Cook (Clippers) e uma pick da 2ª ronda (não se sabe de qual draft) e enviaram JaVale McGee e Ronny Turiaf para Denver. Os Clippers receberam Nick Young dos Wizards. Destaque final para o facto de Dwight Howard ficar até final da temporada 2012-13 em Orlando. Quem se movimentou melhor? Quais os grandes vencedores e derrotados do dia?