Saturday, June 9, 2012

Portugal: Jogar "à Ilidio Vale" e ter fé em Ronaldo e Nani

Portugal chegou novamente a uma fase final de uma grande competição, fazendo um caminho perfeito desde o ano de 2000. Mais uma vez, a equipa das quinas teve que ultrapassar a Bósnia nos playoffs, depois de um início de qualificação que ia deitando tudo a perder. Paulo Bento entrou para cumprir o 3º jogo da fase de qualificação e conseguiu o que se pedia e que seria impossível com Queiroz. No entanto, o sorteio não foi favorável às cores nacionais, pois a selecção ficou inserida num grupo com a finalista do último Mundial (Holanda), a finalista do último Euro e 3ª classificada no Mundial (Alemanha) e a Dinamarca, que ficou sempre à frente de Portugal nas duas últimas fases de qualificação. Tendo em conta esses mesmos adversários e a qualidade do futebol nacional - um meio campo bastante frágil para este nível - o VM acredita que Portugal vai optar por uma estratégia mais de contenção dando sempre a iniciativa aos adversários para depois explorar as nossas mais-valias (uma espécie de estratégia à Ilídio Vale no Mundial da Colômbia de sub-20. Essa equipa tinha muito menos talento que a AA, e conseguiu um autêntico milagre, provando que nas fases finais tudo é possível. O meio campo dos jovens portugueses era bastante fraco na construção de jogo e em criatividade. Ilídio Vale reforçou essa zona do terreno, baixou as linhas, deu o domínio ao adversário e, assim, a selecção conseguiu chegar à final e ficar perto de conquistar o título).
No Euro 2012, parece claro que para termos sucesso o conjunto de Bento terá que estar ao seu melhor a nível defensivo (Holanda e Alemanha são de top mundial no ataque), e saber explorar na perfeição as transições ofensivas (por vezes falta-nos esse cinismo). A selecção nacional apresenta o melhor jogador europeu da actualidade, o que faz de nós um legítimo candidato (Ronaldo sabe como ninguém que precisa de "explodir na Polónia/Ucrânia para não perder a corrida à Bola de Ouro, uma má competição será fatal para o português) mas ao contrário de outras selecções presentes, não apresenta grande continuidade em qualidade no resto do plantel. De acordo com o VM, existem 5 grupos de jogadores na selecção das quinas: Top (Ronaldo, Nani e Pepe), Excelente (nenhum), Muito Bons (Rui Patrício e Meireles), Bons (Bruno Alves e Coentrão), Aceitáveis (Veloso, Quaresma e Moutinho) e "os outros" (restantes 13 jogadores), algo que nos deixa em termos de opções a uma grande distância de Alemanha, Holanda. Resta saber se o colectivo nacional conseguirá dar a volta à qualidade individual das duas grandes potências e da Dinamarca. Pelo menos o excesso de confiança (algo que nos prejudicou no passado) não será um obstáculo para ultrapassarmos estes adversários, já que os últimos encontros acabaram por dar alguma humildade (o que para o VM até é positivo) a Portugal (jogadores, estrutura, adeptos, assumiram o papel de outsiders e isso será benéfico na maneira como a selecção vai chutar com algumas vaidades para canto e jogar com uma pressão positiva). 

Lista de Convocados:
GR: Beto (Cluj), Eduardo (Benfica) e Rui Patrício (Sporting)
DEF: Bruno Alves (Zenit), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Sporting), Pepe (Real Madrid), Miguel Lopes (Sp. Braga), Ricardo Costa (Valência) e Rolando (FC Porto)
MED: João Moutinho (FC Porto), Custódio e Viana (Sp.Braga), Miguel Veloso (Génova), Raul Meireles (Chelsea) e Ruben Micael (Saragoça)
AVA: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Hugo Almeida (Besiktas), Hélder Postiga (Saragoça), Nani (Manchester United), Nelson Oliveira (Benfica), Ricardo Quaresma (Besiktas) e Silvestre Varela (FC Porto)
11 provável (433): Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, João Moutinho e Raul Meireles; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga. VM - O meio campo é o ponto fraco da selecção das quinas, bem como a posição de avançado centro. A defensiva de Portugal apresenta qualidade (Pepe é dos melhores do Mundo, e tanto Coentrão como Bruno Alves dão garantias), contudo, será a inspiração de Cristiano Ronaldo (estará no radar dos defesas contrários) e sobretudo de Nani que poderão levar a selecção nacional ao topo (o extremo português tem sido o nosso melhor elemento nos últimos 2 anos, e vai querer aproveitar este europeu para se afirmar definitivamente como um dos melhores do Mundo. O facto de ser algo desvalorizado pela imprensa e adversários, certamente vão estar mais concentrados nas acções de CR7, pode dar o espaço necessário para que jogador do Man Utd brilhe e leve Portugal à glória na Polónia/Ucrânia).
Grupo B: Portugal, Alemanha, Holanda e Dinamarca
Estrelas: Cristiano Ronaldo, Nani e Pepe
Objectivo: Título
Previsão do VM: Meias finais - Inserido no grupo da morte, as hipóteses de Portugal em passar aos quartos-de-final não são as maiores, contudo, acreditamos que Ronaldo e Nani vão brilhar, e se a estratégia da contenção e exploração das transições ofensivas funcionar, podemos perfeitamente sonhar. Até onde poderá chegar Portugal? Qual será o 11 de Bento? E qual seria o melhor 11 da nossa selecção?