Sunday, June 10, 2012

Jackson Martinez perto de reforçar o FC Porto por uma verba entre os 8 e 10 milhões de euros; Cristiano Ronaldo é o jogador mais valioso do Euro 2012; Federer e Djokovic nas meias-finais de RG

Euro 2012 - A empresa brasileira, Pluri Consultoria, elaborou uma lista com os jogadores mais valiosos presentes no Europeu de 2012, com o nome de Cristiano Ronaldo a subir ao topo. O internacional português é, de longe, o mais valioso da competição, estando avaliado em 90 milhões de euros. A fechar o pódio, estão Iniesta (67 milhões) e Rooney (65 milhões). Destaque para a presença de Nani no top-20, com um valor de 33 milhões de euros. Como se pode observar pela tabela, a Espanha é a selecção que coloca mais jogadores no top-20 (9), apresentando o maior valor do Euro (653 milhões de euros). Portugal está no 5º lugar, com o valor total de 332 milhões de euros (Ronaldo, Nani e Pepe valem 45% do total português), enquanto que a Rep. Irlanda é a menos valiosa (72 milhões de euros). Valores justos? Poderá Portugal fazer valer o seu 5º posto em termos de valor de mercado e chegar longe na prova? VM - Destaque para as ausências de Robben e Ozil (2 dos 10 melhores do Mundo). Que outros elementos deviam estar nesta lista (e no lugar de quem)?

Jackson Martinez - Segundo a imprensa mexicana o avançado colombiano deverá reforçar o FC Porto nos próximos dias. O interesse dos azuis e brancos não é propriamente novo, muito menos uma novidade, mas agora o negócio parece estar mais perto de uma conclusão. Pela transferência os portistas devem pagar ao Jaguares uma verba entre os 8 e 10 milhões de euros. VM - Era evidente que o FC Porto ia reforçar o ataque (Janko não é solução e Kléber precisa de uma alternativa que o "espevite" e nesse sentido (ainda para mais com o mercado nesta situação: poucas opções de qualidade disponíveis) o internacional pela Colombia é sem dúvida uma boa opção. Veremos como se adapta ao futebol europeu (é sempre uma incógnita), mas estamos perante um finalizador por excelência. Um jogador de área com o "killer instinct" que distingue os goleadores dos avançados, que faz do jogo aéreo (usa bem o 1m87) uma das suas grandes armas, e que apesar de não ser possuidor de uma técnica impressionante, se movimenta bem e é relativamente rápido nos últimos 30 metros. Os valores (8/10 milhões) esses sim impressionam, mas a verdade é que na América do Sul são poucos os avançados que apresentam neste momento a garantia de que seriam titulares no FC Porto de caras (Damião é uma das excepções, mas até o brasileiro está demasiado valorizado para aquilo que joga), e na Europa os dianteiros com qualidade (sem ser na Liga holandesa) não possuem ordenados compatíveis com a realidade da Liga portuguesa. Boa opção? Depois de preenchida a lacuna de avançado centro, que outras posições deverá reforçar o FC Porto e com que jogadores? 

Mercado - Hugo Leal (ex-Vit. Setúbal) e Mano (já passou pelo Belenenses) reforçam o Estoril; Júnior Caiçara (Gil Vicente) assinou pelo Ludogorets, campeão da Bulgária; Douglas (Twente) mais perto do Newcastle (o clube inglês quer um central a possível de Coloccini, que é pretendido por Barcelona e City): Nápoles quer Zapata (o colombiano não vai ficar no Villarreal); Franco Jara (Benfica) pretendido pelo Bétis; Juventus dá 20 milhões mais Krasic e Elia por Luis Suarez (Liverpool). 

Roland Garros - No quadro masculino, o dia foi de grandes emoções, em duas partidas de grande nível. Roger Federer cedeu os dois primeiros sets para Del Potro, contudo, nos restantes três sets mostrou o nível que habituou o público e não deu hipóteses ao argentino. O suíço venceu pelos parciais de 3-6, 6-7, 6-2, 6-0 e 6-3. Com a presença nas meias finais, Federer igualou o recorde de Jimmy Connors, com 31ª presenças nesta fase de um Grand Slam. Djokovic também passou por grandes problemas perante Tsonga, conseguiu salvar 4 match-points e garantiu presença nas meias finais, após 4 horas de ténis intenso. O sérvio venceu pelos parciais de 6-1, 5-7, 5-7, 7-6 e 6-1. No quadro feminino, Samantha Stosur derrotou Cibulkova por 6-4 e 6-1, tendo marcado encontro com a italiana Sara Errani (6-3 e 7-6 sobre Kerber). Federer ou Djokovic: quem estará na final?