Wednesday, May 16, 2012

Visão de Mercado: Novamente na liderança entre os blogs mais consultados em Portugal e 10 "mil gostos" no Facebook...Muito obrigado a todos!; Villarreal: O submarino amarelo "afundou" e protagonizou a surpresa da época pela negativa (Zapata, Nilmar, Musacchio,de Guzmán, Wakaso e Diego López são nomes no mercado)

O Visão de Mercado chegou a um novo marco histórico, ao atingir os 10 mil "gostos" na nossa página do Facebook. Somos igualmente (neste caso novamente já que em Abril tínhamos perdido o 1º lugar para o Obvious e Pipoca Mais Doce) o blog mais consultado em Portugal (ver aqui), algo que nos últimos 2 anos tem sido uma constante, e como tal, não queríamos deixar passar esta oportunidade sem agradecer a todos os nossos visitantes e leitores...o nosso sincero Obrigado! Temos a perfeita noção que só com a vossa contribuição em termos de visitas, comentários, feedback, divulgação, partilhas dos nossos posts, tudo isto é possível.Estamos satisfeitos (aliás este pormenor das visitas é o que menos nos interessa, preferíamos ter 150 comentários construtivos em cada post e apenas 1000 visitas por dia, do que ter 20 comentários por post e 33 mil visitas diárias), mas somos ambiciosos, arrogantes em relação aos nossos conhecimentos e queremos mais. Aumentar significativamente o nº de sócios no Facebook (10 mil está longe dos 100 mil que pretendíamos), conseguir mais feedback (em termos de qualidade e quantidade) e centuplicar o número de cli... na p... (3 por dia está longe dos 3000 que seria o ideal, ainda para mais quando é algo que apenas valoriza o esforço e como tal, não se percebe esta atitude de 98% dos visitantes). Noutro âmbito, pretendemos continuar a dar a mesma atenção ao Braga, à NBA, às mais diversas modalidades (principalmente Ténis e ciclismo), até mesmo abordar temas novos como a NFL (já fizemos uma ligeira abordagem), no entanto, admitimos que devido ao pouco feedback que esse tipo de posts costumam ter, acaba por ser um pouco frustrante abdicar do nosso tempo pessoal e profissional para depois a interacção roçar o zero. Por exemplo nos próximos meses mais do que abordar o mercado para nós seria importante falar da fase final da NBA, do Tour, RG, Euro 2012 e JO (e é o que pretendemos fazer, mesmo que para isso tenhamos de perder visitas). Assim sendo, apelamos aos nossos leitores que demonstrem mais o vosso ecletismo (muitos só se lembram disso quando querem falar em títulos) e provem que em Portugal o mundo não gira à volta do Porto, Benfica e Sporting, contribuindo com mais feedback. Por último, solicitamos aos leitores que utilizem este post para apresentar algumas críticas/sugestões (e sim, sabemos que o design é algo que temos de mudar), o que seja, em relação ao Visão de Mercado.
...............................................................................................................................................


Depois do acesso à Liga dos Campeões conseguido a época, ficando em 4º lugar com 62 pontos (atrás de Barcelona, Real Madrid e Valência) e fazendo também uma grande campanha na Liga Europa (eliminado por exemplo a equipa do Nápoles nos dezasseis –avos-de-final, acabando por ser eliminados nas meias-finais pelo F.C.Porto), o Villarreal não só foi cilindrado na LC da presente temporada, como irá disputar a Liga Adelante em 2012-13. Algo inacreditável, que inclusive chocou nuestros hermanos (o submarino amarelo é um clube acarinhado no país vizinho) e faz do conjunto espanhol a grande desilusão de 2011-12 a nível de clubes.

Uma época onde nada correu bem (o Villarreal terminou a liga na 18º posição com 41 pontos, 9 vitórias, 14 empates e 15 derrotas) e que acabou com a tacada final por parte do Atlético de Madrid com o inevitável Radamel Falcao a fechar o jogo com o único golo da partida aos 88 minutos (note-se que Falcao na passada época já havia feito 5 golos no conjunto das duas mãos da Liga Europa e mais 2 na primeira volta já pelo Atlético de Madrid na Liga Espanhola). Continuando a saga dos desaires, o Villarreal não somou qualquer ponto na fase de grupos da Liga dos Campeões. E também foi esse percurso nas competições europeias a juntar à venda de Cazorla (o dinheiro da transferência devia ter sido canalizado melhor), e à lesão de Rossi (a grande estrela da equipa só fez 9 jogos devido a sucessivas lesões) que contribuiu para um rol de situações que culminaram num ano onde a equipa passou pelas mãos de três treinadores, começando a época com o já da casa Juan Carlos Garrido (feitor da enorme época 10/11) que acabou o seu comando em Dezembro, depois com apenas 11 jogos no banco surgiu José Francisco Molina, acabando o submarino amarelo às ordens de Miguel Ángel Lotina. Ora, todo este cenário da descida de divisão, vai levar a uma "fuga" dos melhores elementos (todos já manifestaram que não querem actuar na II Liga, e fruto da qualidade que evidenciaram no passado podem ser mais-valias em vários clubes, incluindo nas equipas portuguesas), a saber:
- Diego López: Guardião de 30 anos e 1m96, titular nas últimas 5 épocas, internacional por Espanha e que no passado já foi associado a equipas como o Arsenal e Man Utd;
Jonathan de Guzmán: Médio centro de boa qualidade técnica e capacidade ao nível da posse de bola. Jogador ainda jovem, que chegou este ano ao Villarreal por 8.5 milhões de euros, e que procura a sua afirmação internacional;
- Cristian Zapata: Defesa central/lateral direito colombiano de grande qualidade. O jogador com as características perfeitas para Benfica e Sporting (os rivais de Lisboa precisam de um central, e que esse elemento tenha a polivalência de fazer a posição de lateral direito dando mais centímetros ao lugar).
- Musacchio: Apesar de baixo (1m80) e jovem (21 anos) foi o defesa do Villarreal mais competente esta época. Internacional AA pela Argentina é cobiçado pela Roma.
- Gonzalo Rodríguez: Nos últimos anos tem vindo a perder importância. As lesões impediram que neste momento fosse um titular indiscutível na selecção argentina.
- Wakaso Mubarak: Jovem promessa do Gana. Um médio polivalente (pode inclusive actuar a lateral esquerdo), com muito talento, que apesar de ser algo baixo apresenta uma potência e força física considerável.
- Borja Valero: Médio de grande qualidade técnica e qualidade de passe. No último defeso era um dos jogadores mais cobiçados (inclusive foi associado ao Real Madrid).
- Nilmar: Um avançado que encaixava bem no futebol português. O brasileiro (que está a ser cobiçado pelo Internacional) com a sua velocidade, capacidade técnica e finalização (pela selecção AA do Brasil leva 9 golos em 23 jogos) pode ainda conseguir outro destaque em termos europeus.
- Giuseppe Rossi: Avançado italiano de tremenda qualidade (tinha tudo para ser titular no Euro 2012), mas que vai estar parado até final de 2012.
Opções para o futebol português? Ou demasiado caros (transferência/salário) para os nossos emblemas? Que elementos seriam mais úteis para Benfica, Sporting e FC Porto? À semelhança do que o clube leonino fez a época passada com Capel e Jeffren (Nolito chegou ao clube da Luz num processo diferente) podem as equipas lusas voltar a apostar no mercado espanhol (principalmente em jogadores desvalorizados que procuram relançar a carreira)?

N. Simões