Sunday, June 10, 2012

Suécia: Missão complicada, mas com Ibrahimović tudo é possível!

Desde o ano 2000, a selecção da Suécia apenas falhou uma presença num grande certame internacional (Mundial 2010), pelo que a experiência dos seus elementos é elevada. Contando com um dos melhores jogadores do Mundo (Ibrahimovic), a Suécia será sempre candidata a um lugar nos quartos-de-final de um Europeu, contudo, apenas em 2004 é que os nórdicos lograram ultrapassar a fase de grupos (em 1992 chegaram às meias finais, numa das melhores gerações da sua história).

Para além do poderio físico e da experiência internacional (9 jogadores com mais de 30 anos e 7 jogadores com mais de 63 internacionalizações), o ataque é a principal arma dos escandinavos. Ibrahimovic, Toivonen e Elmander (caso recupere bem da sua lesão) formam um ataque temível, enquanto que o meio campo apresenta elementos de boa qualidade como Elm ou Wernbloom. Incluídos no grupo D, a Suécia terá pela frente os favoritos Inglaterra e França, a que se junta a Ucrânia (co-organizador). Um grupo forte, mas quem tem um dos melhores jogadores do Mundo poderá sonhar com uma boa presença. 

Lista de convocados: 
GR: Andreas Isaksson (PSV Eindhoven), Johan Wiland (FC Copenhaga) e Par Hansson (Helsingborg)
DEF: Mikael Antonsson (Bolonha), Andreas Granqvist (Génova), Mikael Lustig (Celtic), Olof Mellberg (Olympiakos), Jonas Olsson (West Bromwich), Martin Olsson (Blackburn), Behrang Safari (Anderlecht)
MED: Emir Bajrami (Twente), Rasmus Elm (AZ Alkmaar), Samuel Holmen (Istambul BB), Kim Kallstrom (Lyon), Sebastian Larsson (Sunderland), Anders Svensson (Elfsborg), Pontus Wernbloom (CSKA Moscovo), Christian Wilhelmsson (Al-Hilal)
AVA: Zlatan Ibrahimovic (AC Milan), Johan Elmander (Galatasaray), Tobias Hysen (Gotemburgo), Ola Toivonen (PSV Eindhoven), Marcus Rosenberg (Werder Bremen)
11 provável (442): Isaksson; Lustig, Mellberg, Jonas Olsson e Safari; Källström, Wernbloom, Bajrami e Elm; Ibrahimovic e Toivonen VM - Um 11 bem constituído fisicamente (uma das grandes armas da equipa), com um guarda-redes de grande qualidade e muita experiência em todos os sectores. Um meio campo bastante trabalhador, super Ibrahimovic na frente de ataque e Toivonen, que poderá ser a ligação entre Ibra e o meio campo (se Elmander estiver em condições, os 3 jogadores poderão mesmo coexistir na frente). 
Estrelas: Ibrahimovic, Toivonen, Elmander e Elm
Objectivo: Ultrapassar a fase de grupos
Previsão do VM: Fica pela fase de grupos - Tendo como parceiros de grupo, a Inglaterra e a França, mais um dos países organizadores (Ucrânia), a tarefa dos suecos será complicada e só um super Ibrahimovic, mais um colectivo forte poderão contrariar as outras selecções. Até onde irá a Suécia? Poderá a experiência internacional e o poderio físico resultar em favor dos nórdicos? Qual será o 11 sueco?