Tuesday, May 15, 2012

Sporting desmente de maneira oficial as notícias que apontam para um cenário de eleições antecipadas; Cristiano Ronaldo, Falcao e Roberto (ex-Benfica) no melhor 11 do Ano da La Liga; Conferência de Oeste - Frente-a-Frente: San Antonio Spurs (1º) ou LA Clippers (5º)?

La Liga - Roberto, o guardião que no Benfica esteve longe de ter um bom rendimento, faz parte do onze ideal do campeonato espanhol, divulgado pelo site oficial da Liga. Destaque igualmente para as presenças de Falcao (ex-Porto) e de Cristiano Ronaldo. 11 do Ano: Roberto (sofreu 61 golos no Zaragoza), Sergio Ramos (Real Madrid), Javi Martínez (Atlético de Bilbau) e Jordi Alba (Valencia); Raúl Garcia (Osasuna), De Marcos (Atlético de Bilbao, e uma das revelações do Ano para o VM, ler aqui) e Michu (Rayo Vallecano); Messi (Barcelona), Falcão (At. Madrid), Koné (Levante) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid). Concorda com a nomeação do site oficial da La Liga? Qual foi o melhor 11 do Ano na Liga espanhola?

Sporting - O clube leonino no seu site oficial desmentiu categoricamente as notícias que apontam para um cenário de eleições antecipadas (nos últimos dias, Rui Santos, o site que garantiu que o Jesus já era do FC Porto, alguns blogs e páginas supostamente do Sporting, o jornal O Jogo e Record garantiram que Godinho ia pedir um novo acto eleitoral depois da final da Taça de Portugal). Comunicado: Tendo em conta o actual momento do Clube, a poucos dias da final da Taça de Portugal em futebol, este tipo de notícias servem para fomentar a instabilidade, que em nenhuma circunstância queremos alimentar. Por outro lado, como é público, o Presidente do Clube e da SAD mantém negociações com potenciais investidores. Negociações que podem ser prejudicadas com notícias que carecem de veracidade. Aos associados do Sporting Clube de Portugal, garantimos a disponibilidade de todos para continuar a obra, na certeza que há muito por fazer e muito para ganhar. Estará o Sporting a ser alvo de uma campanha por parte da Comunicação Social? Ou quando são os próprios blogs, sites e páginas supostamente afectos ao clube leonino a noticiar este tipo de noticias ou pelo menos a dar eco das mesmas, na verdade o emblema de Alvalade continua isso sim a ser alvo é de campanhas internas (à semelhança do que acontece há décadas) numa clara tentativa de criar uma instabilidade? Que balanço faz do mandato de GL, até ao momento? Um período eleitoral nesta fase seria benéfico ou prejudicial para o Sporting (para uns iria permitir a GL afastar alguns elementos, para outros iria prejudicar de maneira definitiva este defeso)?

Breves - Os Oklahoma City Thunder cilindraram os Los Angeles Lakers no 1º jogo das meias-finais da Conferência Oeste com um concludente 119-90; Já os 76 ers foram a Boston bater os Celtics e empatar a série a 1. Por último, Bosh poderá falhar toda a jornada entre os Heat e Pacers devido a uma lesão.

Spurs vs Clippers: Curioso constatar que no lado Oeste apenas houve os resultados extremos possíveis nas eliminatórias. E o facto de os San Antonio Spurs estarem no extremo de terem ganho 4-0 pode ser determinante para a definição do finalista da conferência Oeste. Em situações normais, os Clippers teriam um ponto positivo sobre San Antonio por serem muito mais jovens e terem muito mais disponibilidade física, só que, nesta série, essa vantagem está anulada, depois de sete duros jogos frente aos Memphis Grizzlies. Na verdade, Chris Paul e Blake Griffin vão enfrentar uma equipa que está a jogar ao seu melhor nível na altura exacta da temporada - levam uma série de 14 vitórias consecutivas e venceram 27 dos últimos 29 jogos -, uma equipa que neste momento é apontada como o alvo a abater na conferência Oeste. No lado dos Spurs, há uma profundidade no plantel notável, que é habilmente gerida pelo mestre Popovich, e que vai criar graves problemas a Vinny Del Negro. Essa profundidade e frescura física decorrente da gestão de Popovich (relembre-se que Ginobili, Duncan e Parker ficaram de fora em muitos dos últimos jogos da temporada dando lugar a jogadores como Danny Green, Pat Mills e Tiago Splitter), aliada à grande experiência dos Spurs em playoffs, dá uma grande vantagem aos texanos. Contudo, é impossível esquecer que do outro lado está um dos melhores bases da liga, Chris Paul, e um dos mais talentosos e promissores PF, Blake Griffin. O dinamismo imprimido por estes dois jogadores, especialmente Chris Paul, não pode ser ignorado e vai ser um factor decisivo para determinar o sucesso dos Clippers nesta série. Infelizmente para os californianos, na época regular apenas ganharam um jogo contra dois dos Spurs, sendo que nesse único jogo foi preciso uma prestação brilhante com 14 triplos por parte dos Clippers. Isto é sinónimo de que os encarnados vão ter de estar a roçar a perfeição para ganhar quatro jogos a uma equipa experiente, talentosa, muito profunda, e muito bem treinada por um dos melhores treinadores de sempre. Se por um lado Chris Paul vai colocar Los Angeles na luta em todos os jogos, por outro os Spurs vão mostrar o porquê de, sem grande alarido, estarem verdadeiramente on fire. Por isso mesmo, ainda não é este ano que os Clippers dão o passo seguinte e vão ceder perante os Spurs em cinco, no máximo seis, jogos. É este o último ano em que os veteranos Spurs têm hipótese de conquistar o título? As adições no final da época de Boris Diaw, Stephen Jackson e Patty Mills vão revelar-se decisivas para o lado dos texanos nesta fase? O que é que falta aos Clippers para entrarem na discussão do troféu mais importante? Quem vai vencer a batalha Tony Parker vs Chris Paul?


P. Pinto