Saturday, June 9, 2012

Rússia: A ameaça que vem do frio

A Rússia volta a marcar presença num Europeu (de maneira algo surpreendente esteve ausente do último Mundial sul-africano). Depois da espectacular campanha em 2008 (meias-finais e um futebol excelente), os russos espreitam nova afirmação internacional, contando com o contributo de muitos dos jogadores que marcaram presença na Suíça e Áustria. A escola russa, com todas as suas virtudes e defeitos, está em força nos 23 convocados (apenas Izmailov e Pogrebnyak jogam fora do país), o que a juntar a um seleccionador holandês promete espectáculo nas vizinhas Polónia e Ucrânia. A Rússia volta a contar com jogadores de elevada qualidade técnica, táctica, a que juntam grande resistência. O facto do campeonato russo ter parado durante alguns meses no Inverno, também poderá contribuir para a boa forma dos seus elementos, bem como o facto da maioria dos jogadores estar no auge da sua carreira (28, 29 e 30 anos). Tal como em 2008 são uma selecção pouco ou nada falada, mas a verdade é que a equipa apresenta a mesma qualidade e se juntarmos a isso o grupo acessível, podemos estar perante uma espécie de "ameaça sombra". 

Lista de convocados:
GR: Akinfeev (CSKA), Malafeev (Zenit), Shunin (Dinamo);
DEF: Anyukov (Zenit), Berezutski (CSKA), Ignashevich (CSKA), Granat (Dinamo), Zhirkov (Anzhi Makhachkala), Sharonov (Rubin Kazan), Nababkin (CSKA) e Kombarov (Spartak);
MED: Denisov (Zenit), Shirokov (Zenit), Zyryanov (Zenit), Glushakov (Lokomotiv), Semshov (Dinamo), ; Arshavin (Zenit),  Dzagoev (CSKA) e Izmailov (Sporting);
AV: Kerzhakov (Zenit), Pavlyuchenko (Lokomotiv), Pogrebnyak (Fulham) e Kokorin (Dinamo).
11 provável (433): Akinfeev; Anyukov, Berezutski, Ignashevich e Zhirkov; Denisov, Shirokov e Zyryanov; Izmailov, Arshavin e Kerzhakov. VM - Aposta clara no meio campo do Zenit de São Petersburgo, com três jogadores que se conhecem como ninguém (especial destaque para Shirokov, um elemento com uma cultura táctica, finalização e poder de decisão notável), tal como a dupla de centrais e guarda-redes (CSKA). Um bloco bastante forte na defensiva e recuperação de bola, com dois tecnicistas (Arshavin, Izmailov ou Dzagoev) no apoio a Kerzhakov (Pavlyuchenko e Pogrebnyak também poderão ser opções de grande qualidade).
Estrelas: Arshavin, Zirkhov e Shirokov
Objectivo: Ultrapassar a fase de grupos
Previsão do VM: Quartos-de-final - Em princípio, a Rússia irá conseguir ultrapassar a fase de grupos. Qualidade técnica e táctica não falta à equipa de Advocaat. Zhirkov e Arshavin foram os desequilibradores em 2008, nos últimos tempos baixaram de forma, mas se voltarem e evidenciar a qualidade do passado, esta selecção pode ser um caso sério. Até onde irá a Rússia? Conseguirão os russos repetir o feito de 2008?