FC Porto - Fabiano, guarda-redes brasileiro de 24 anos e 1m97, que esta época representou o Olhanense, assinou com os azuis e brancos um contrato válido até 2016 e é o 1º reforço portista para 2012-13. Não são conhecidos os números envolvidos na transferência (o guardião tinha uma cláusula de 1,5 milhões de euros) mas é certo que o clube algarvio irá receber em troca alguns elementos por empréstimo do Porto. VM - Nesta fase ainda não é garantido se irá integrar o plantel do FC Porto na próxima época (caso seja esse o cenário certamente isso irá representar a saída de Bracali) ou continuar mais um ano no Olhanense por empréstimo dos azuis e brancos (para ganhar mais rodagem até à saída de Helton do Dragão), no entanto, é claramente uma aposta razoável do Porto. Fez uma boa época, demonstrou qualidade, e foi mesmo considerado uma das revelações da Liga para o VM, algo que nos obriga a repetir o que referimos a 10 de Maio (ler aqui) sobre o guardião brasileiro: Fabiano Freitas foi um dos jogadores da Liga Zon-Sagres que mais se valorizou esta temporada. Falado, comentado, claramente ganhou mercado e não surpreende que desde Dezembro seja associado/apontado a Porto, Benfica, Braga e Sporting. Totalista no Olhanense, demonstrou ser muito forte entre os postes e um guardião que sabe usar da melhor maneira o seu 1m97 (é um daqueles jogadores que com a sua dimensão claramente faz com que as balizas pareçam mais pequenas aos olhos dos avançados). As suas excelentes exibições contribuíram para um campeonato tranquilo do conjunto algarvio e fez com que justificassem o rótulo de uma das revelações da nossa Liga. Contra si o facto de ser dos guarda-redes em Portugal (dos titulares) mais fracos ao nível das saídas aos cruzamentos e na reposição da bola em jogo, no entanto, os seus 24 anos permitem-lhe evoluir nestes 2 aspectos. Bom reforço? Aposta para o curto prazo (substituir Bracali) ou a pensar no futuro (sucessor de Helton quando o nº 1 sair do Dragão)?
Basquetebol - O Benfica sagrou-se campeão nacional de basquetebol, depois de bater o FC Porto no jogo decisivo. A partida, disputada no Dragão Caixa, resultou num 56-53 em favor dos encarnados, que reconquistam o título, após a conquista do FC Porto em 2010-11. O Benfica chegou ao 23º título (3º em 4 anos), numa partida com um nível bastante fraco e onde Carlos Andrade foi uma sombra, enquanto que Doliboa foi o menos mau. Os encarnados conquistaram uma vantagem de cerca de 10 pontos no final da 1ª parte, contudo, os dragões ainda se aproximaram e o jogo chegou aos momentos decisivos bastante equilibrado. Campeão justo? Quem foi o MVP da temporada? No final da partida os jogadores do Benfica foram impedidos de receber a Taça e acabaram por ter de se proteger nos balneários para não serem agredidos...lamentável.
Giro - Joaquim "Purito" Rodriguez voltou a vencer uma etapa do Giro de Itália, num dia marcado pela alta montanha. No entanto, o espanhol da Katusha não conseguiu aumentar a sua vantagem na frente, pois Ivan Basso e Ryder Hesjedal não cederam qualquer segundo (no Giro não existem bonificações nas etapas de montanha). Nelson Oliveira perder 26 minutos e seguem em 62º.
Roland Garros - João Sousa continua em prova no qualifying, depois de bater o checo Ivo Minar por 6-0 e 6-3. Ao português basta bater o belga David Goffin para chegar ao quadro principal de Roland Garros. No qualifying feminino, Michelle de Britto foi eliminada pela alemã Tatjana Malek (4-6, 6-2 e 6-1).
Dinamarca/Bulgária - Duas grandes surpresas na Dinamarca e na Bulgária, com a coroação do Nordsjaelland e do Ludogorets Razgrad como campeões nacionais. No país dos "vikings", o Nordsjaelland conquistou o 1º campeonato da sua história, depois de levar a melhor sobre o FC Copenhaga na parte final da temporada. A equipa que foi eliminada pelo Sporting nas últimas duas edições da Liga Europa garantiu presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. Na Bulgária, numa autêntica final, o Ludogorets derrotou o CSKA Sófia por 1-0 e ultrapassou o seu rival na classificação. A equipa do português Vitinha subiu de divisão nos últimos 2 anos e conquistou uma dobradinha (campeonato e taça) logo no 1º ano no principal escalão da Bulgária.
NBA - Num jogo duro, os Miami Heat levaram de vencida os Indiana Pacers por 115-83 e passaram para a frente da série (3-2). LeBron James (30 pts, 10 res e 8 ast) e Dwyane Wade (28 pts) voltaram a estar em destaque, numa 2ª parte demolidora (66-43). Entretanto, já foram divulgadas as duas melhores equipas defensivas do ano, com a surpresa a ser a ausência do "Defensor do Ano", Tyson Chandler, da 1ª equipa. Chris Paul, Tony Allen, LeBron James (o mais votado), Serge Ibaka e Dwight Howard completam a 1ª equipa, enquanto que Rajon Rondo, Kobe Bryan, Loul Deng, Kevin Garnett e Tyson Chandler completam a 2ª equipa defensiva do ano. Jogo mais físico dos playoffs até ao momento? E no que diz respeito à melhor equipa defensiva do Ano, como se explica a ausência de Chandler (qual é a lógica nestas nomeações)?