Considerando que Paulo Bento optou sempre pelo 4-3-3, na nossa opinião a chamada de 6 elementos para o meio campo é o número adequado para encarar a competição que se vai desenrolar na Polónia/Ucrânia. Sendo certo que este sector não apresenta a qualidade do passado (falta um Paulo Sousa, Deco ou Rui Costa e é clara a ausência de um médio de Top), o VM nomeia os 6 médios que deviam defender a nossa bandeira no Euro 2012. Meireles (o melhor médio português, não é por acaso que é o único que actua numa equipa de Top), Moutinho (não apreciamos particularmente as suas características, pois mesmo considerando a sua valia em termos de pressão, ocupação de espaços, e reacção à perda de bola, no que diz respeito ao transporte de bola e capacidade em gerir os momentos do jogo com bola é limitado) e Veloso (esta época nem sempre foi titular no Génova) devem formar o trio titular. Como tal, avançamos com os 3 suplentes:
- Manuel Fernandes: reúne condições físicas e técnicas para ser um médio titular numa equipa de Top Mundial, mas tarda em dar esse salto (questões de regularidade e competitividade). A sua presença no Euro ia dar a Portugal mais uma opção para a posição de médio defensivo e 2º médio. Tanto Meireles, como Veloso e Manuel Fernandes podem desempenhar a posição de médio defensivo, são todos de construção é certo, mas caso Bento opte por dar mais presença física a esse lugar tem sempre a opção Pepe, como tal, não nos parece necessário a chamada de um trinco puro.
- Hugo Viana: Foi um dos melhores médios da Liga e fez por justificar uma presença no Euro. Como acreditamos que Portugal vai actuar preferencialmente numa perspectiva de dar o domínio aos adversários e explorar as transições ofensivas, nada melhor que a capacidade ao nível do passe longo do médio do Braga para servir a velocidade de Ronaldo e Nani.
- André Martins: É o médio português que claramente se distingue dos demais devido à sua velocidade, qualidade ao nível do transporte de bola e técnica. Acabou bem a época (para o VM é um dado fundamental, pois é preferível convocar um jogador que tenha sido titular nos últimos 2 meses do que 1 que tenha sido titular até Fevereiro e nesta recta final nada tenha produzido), pode jogar a 10 (para nós rende mais a 8), e encaixa bem no 4-3-3 de Bento (não só pela sua facilidade nas transições ofensivas, como igualmente defensivas, foi notável a maneira como "secou" Taison e Muniain).
Micael (grande amigo do adjunto Leonel Pontes, mas nem sempre titular no Zaragoza), Carlos Martins (época razoável no Granada) devem ser as opções de Bento, mas na nossa opinião o seu percurso em equipas que lutam por não descer em Espanha não justificou uma presença no Euro.
PS - Não pedimos aos leitores que concordem com os nossos eleitos, como tal, evitem essa resposta do "não concordo". Estamos a indicar os 23 que na nossa opinião deviam ir ao Euro, e justificar o porquê da respectiva nomeação, e é esse o desafio que lançamos aos visitantes.