Wednesday, May 2, 2012

Liga ZON-Sagres 2011/12: De uma liga equilibrada (foi dito que seria a mais disputada de sempre), a uma competição decidida ainda em Abril, com duas jornadas pela frente (o Benfica a meio de Fevereiro tinha 5 pontos de vantagem agora está a 6 do Porto, o Braga há 4 jornadas estava em 1º agora está a 10 pontos dos azuis e brancos)


Muita tinta já correu sobre a Liga ZON-Sagres 2011/12. Desde as críticas aos protagonistas (sejam eles jogadores, treinadores ou dirigentes), aos já cansativos comentários em relação às arbitragens, ou ainda ao lamentável caso recentemente protagonizado pela União de Leiria, já existiu um pouco de tudo.

Inclusivamente, nas análises efectuadas à própria competição, tendo como base as pontuações dos primeiros classificados, em certos períodos da temporada, as opiniões já se encontraram em planos completamente divergentes. Senão vejamos, à passagem da 18ª jornada, o Benfica encontrava-se na liderança, com 5 e 8 pontos de vantagem para FC Porto e SC Braga, respectivamente. Para muitos, seria um campeonato que não iria fugir aos encarnados (ainda para mais quando ainda iam receber os dragões no Estádio da Luz). Volvidas 6 jornadas, encontrava-se nesta altura a competição situada na 24ª ronda (os azuis e brancos, entretanto tinham arrecadado os 3 pontos na deslocação à Luz), e curiosamente quem liderava...era o SC Braga! 58 pontos tinham na altura os bracarenses, 1 e 2 pontos de vantagem em relação a dragões e águias, respectivamente. Volte-face nas análises, aquele que era um campeonato praticamente atribuído ao Benfica, era agora uma competição equilibrada, para alguns seria mesmo a  mais disputada de sempre! Continuando a progressão temporal, visualizando agora as classificações no fecho da jornada 28...já há campeão! A tal liga que iria ser a mais disputada de sempre, foi afinal decidida ainda em Abril, e com duas jornadas pela frente. O Benfica, que chegou a ter 5 pontos de vantagem para o 2º classificado, está agora nessa mesma posição, a 6 pontos do FC Porto, já campeão. Quanto aos gverreiros, que chegaram a liderar a prova, estão neste momento a 10 pontos dos azuis e brancos, e inclusive com o 3º lugar em perigo (o Sporting, que chegou a ter uma desvantagem de 14 pontos para os bracarenses, encontra-se agora a depender apenas de si para alcançar a 3ª posição). Se por um lado, o Porto disse presente e demonstrou estofo de campeão nos recentes encontros fora de casa diante de Benfica, Braga e Marítimo, os encarnados demonstraram  incapacidade para adiar a questão do título por pelo menos mais uma jornada, e os gverreiros foram claramente abaixo nas últimas rondas. Qual o balanço final do leitor relativamente ao presente campeonato? Equilibrado? Um dos mais equilibrados de sempre? Ou a falta de regularidade das equipas pode explicar as constantes oscilações?  O que motivou a que ainda em Abril a competição ficasse decidida? Como explica que o Benfica, que chegou a ter 5 pontos de vantagem, se encontre actualmente com uma desvantagem de 6 pontos? A que se deve a grande quebra do Braga?

A. Carvalho