Thursday, May 3, 2012

Liga volta aprovar o alargamento do campeonato principal (agora com liguilha) para 18 clubes (FPF pode voltar a rejeitar)

A Assembleia Geral da Liga voltou a aprovar o alargamento da Liga ZON-Sagres para 18 clubes, bem como o da Liga Orangina (16 + as equipas B, que poderão ser 6). A Naval foi o único clube sem representante, numa decisão que foi tomada pela maioria (35 votos a favor, 11 votos contra). Acresce ainda uma mudança em relação à Assembleia anterior, onde foi aprovado o alargamento sem descidas. No final da temporada haverá uma liguilha, onde o 15º da Liga ZON-Sagres vai jogar contra o 4º classificado da Liga Orangina e o 16º da Liga ZON-Sagres vai jogar contra o 3º classificado da Liga Orangina. Apesar disto, a Assembleia Geral da FPF e o Conselho Nacional de Desporto ainda podem vetar a decisão. Mais uma vez, voltou-se a mudar as as regras,desta vez no final do campeonato, algo impensável numa Liga Profissional, das mais respeitadas e com maior qualidade na Europa. Os clubes portugueses não passam ao lado da crise que vivemos e, por isso, cenários como a possível manutenção da U. Leiria ou a subida de Leixões ou Naval, tudo equipas com salários em atraso revela um caminho contrário à verdade desportiva. O alargamento de 16 para 18 equipas só será a melhor decisão para o VM, se cumprir muitos dos requisitos já abordados em diversos posts aqui no blog. Se ajudar à valorização do jogador português e a dinamizar o desporto (não se pode alargar e descurar a repartição dos valores das transmissões televisivas e principalmente a enorme tendência para que os nossos estádios fiquem cada vez mais vazios) vale a pena; se for apenas para ajudar a que a nossa Liga tenha mais 2 equipas com estádios vazios e que funcionam apenas como trampolim para jogadores brasileiros provenientes das Regionais do Brasil (não entendam como xenofobia) não vale a pena. Se alargar para 18 clubes, a Liga tem de ser mais rigorosa, pois não podemos continuar a ter clubes insustentáveis que não pagam salários, e que não beneficiam o futebol português com as suas políticas de mercado. Na Liga Orangina, apenas irá descer uma equipa, pelo que Varzim, Tondela e Fátima já têm lugar assegurado na Liga de Honra. Para a temporada 2012-2013, vão descer 3 equipas da Liga ZON-Sagres e vão descer 3 equipas da Liga Orangina (e respectivas 3 subidas). Decisão justa? Poderá o campeonato ganhar competitividade com mais 2 equipas na Liga? Como se explica que numa fase onde equipas entram em campo com 8 jogadores, outras não pagam ordenados há 4/5 meses, se tome este tipo de decisões?

Breves - João Sousa é o único português em prova no Estoril Open, depois de ter visto o seu adversário (Denis Istomin) desistir no último set do encontro. A partida estava 1-1 em sets, com 4-2 para o português no último set. João Sousa vai enfrentar o espanhol Albert Ramos nos quartos-de-final. Rui Machado foi eliminado por Del Potro, com os parciais de 6-1 e 6-0. No quadro feminino, já estão decididas as duas semi-finais: R. Vinci vs Kanepi e Suarez Navarro vs K. Knapp. Na NBA, os San Antonio Spurs passaram por cima dos Jazz, numa eliminatória que segue em 2-0 (114-83), os Pacers foram a Orlando bater os Magic por 97-74 (2-1 para a equipa de Indiana) e os Grizzlies igualaram a série frente aos Clippers (105-98).  No futebol, António Carraça, director geral do futebol do Benfica, garantiu em entrevista à Benfica TV que já está a preparar a próxima época com o Jorge Jesus e que a equipa encarnada vai ajudar Cardozo a ser o melhor marcador do campeonato. Carraça criticou ainda a arbitragem e quem faz as nomeações, para além de elogiar o trabalho de LF Vieira à frente das águias. Parece claro que existe no clube da Luz nesta fase, uma necessidade de proteger o presidente do clube (para além de Jesus) tendo em vista as eleições de Outubro, ele que só venceu 2 campeonatos nos últimos anos, apesar de ter investido como nenhum outro. Conseguirá João Sousa chegar ao Top100? Que equipas tem demonstrado mais capacidade para vencer o título na NBA? E no Benfica, a continuidade de Jesus é uma boa política? Irá Cardozo ser o melhor marcador da Liga (este sábado contra um débil Leiria tem uma oportunidade única de contribuir para uma goleada dos encarnados)?