Saturday, May 5, 2012

Hulk afasta o Sporting da Liga dos Campeões; Porto vence um clássico equilibrado depois dos leões ficarem reduzidos a 9 jogadores

FC Porto 2-0 Sporting (Hulk 81' g.p. e 89')

O Sporting disse adeus a qualquer hipótese de chegar à Liga dos Campeões, depois de perder no Dragão por 2-0. Dois golos de Hulk, já na ponta final do encontro (depois das expulsões de Onyewu e Polga), foram suficientes para o FC Porto terminar pelo 3º ano consecutivo sem derrotas em casa e aumentar para 57 o número de jogos sem perder no Estádio do Dragão. Para além das expulsões, os leões podem-se queixar do azar, pois Izmailov e João Pereira lesionaram-se no aquecimento, e Pereirinha acabou por abandonar o jogo aos 89´, deixando o Sporting reduzido a 8 jogadores. 

Quanto à partida, foi emocionante, equilibrada, com bons momentos de futebol, mas com poucos lances de perigo, pelo menos enquanto esteve 11 contra 11. O Sporting entrou melhor, mas o FC Porto respondeu de pronto. Carrillo e Hulk estavam a criar desequilíbrios e, foi mesmo o peruano a colocar Helton em sentido. Na resposta, Fernando ganha a bola a Onyewu, mas não conseguiu servir nenhum colega numa zona perigosa do terreno. Até ao intervalo, mais alguns bons apontamentos ofensivos de parte a parte, mas sem grande perigo para as balizas.

No início do 2º tempo, Polga ia marcando pela 1ª vez na Liga Portuguesa, num remate espectacular ao poste, enquanto que os dragões responderam por Varela e Hulk. Os leões estavam a conseguir anular as unidades mais perigosas do FC Porto, contudo, à passagem dos 65´, Onyewu cometeu falta sobre Hulk e viu ordem de expulsão. Os dragões passaram a ser mais perigosos e Janko podia ter inaugurado o marcador, quando foi assistido por Danilo (estava sozinho na zona frontal, mas falhou o remate). Pouco tempo depois, os dragões chegaram mesmo ao golo, depois de Polga ter cometido grande penalidade sobre James e receber ordem de expulsão. Hulk não perdoou da marca dos 11 metros e colocou o FC Porto em vantagem. Nos minutos finais, os dragões tiveram mais ocasiões para chegar ao 2-0, que surgiu depois de uma arrancanda de Hulk. O brasileiro fintou Rui Patrício e marcou o 16º golo na Liga. Um resultado que penalizou o Sporting, pois até ao momento da 1ª expulsão, tinha as unidades mais perigosas do FC Porto controladas e o ataque estava a ameaçar a baliza de Helton.

Destaques:


Vítor Pereira - Continua a sua 2ª volta 100% vitoriosa nos encontros importantes. Mais uma partida onde os azuis e brancos não apresentaram uma qualidade futebolística assinalável. O meio campo esteve pouco dinâmico, na frente faltou uma referência, mas a verdade é que nesta 2ª volta os azuis e brancos triunfaram perante o Sporting, Benfica, Braga e Marítimo.

Sá Pinto - Um encontro cheio de contrariedades. Lesões de Izmailov e João Pereira, expulsões e ouvidos em Braga. 11 contra 11, o Sporting foi superior em termos tácticos. Anulou os pontos fortes do Porto e explorou melhor as transições ofensivas. Mas com 9 jogadores, a precisar de ganhar (arriscou tudo) e a falta de banco (com este plantel o clube leonino não chega ao título na próxima época, e a ausência na LC pode ter fortes consequências em termos de acréscimo de qualidade no elenco leonino...não é com jogadores como Adrien, Salomão, Wilson Eduardo, ou seja os emprestados pelos leões, que a turma de Alvalade vai dar luta a Benfica e Porto) foram obstáculos enormes para o treinador do Sporting.

Hulk - Não estava a realizar uma super-exibição, mas acabou por ser a figura do encontro ao bisar (o 2º golo é de grande nível). Nem sempre decidiu bem em termos ofensivos, mas na altura certa voltou a desequilibrar.

Elias - O melhor elemento do Sporting. Ganhou claramente o meio campo, anulou Moutinho e Lucho, e foi incansável na recuperação de bola, inclusive acabou o encontro a central.

Otamendi/Maicon - Exibição segura e competente da dupla de centrais dos dragões.

Polga/Onyewu - O brasileiro estava a ser o melhor jogador do Sporting até à expulsão. Completamente imperial em termos de posicionamento, leitura de jogo e desarme. Podia ter dado outro brilho à sua exibição, mas o seu excelente remate acabou por bater no poste; já o central americano sofreu mais com a velocidade das transições ofensivas do Porto, mas no geral fez uma exibição positiva (até à expulsão).

Moutinho/Lucho - Exibição ausente da dupla portista. Acrescentaram pouca dinâmica no meio campo, e zero em termos de posse de bola.

Capel/Wolfswinkel - Os piores elementos do Sporting. O espanhol esteve algo apagado e quando apareceu decidiu sempre mal (péssimo em termos de visão de jogo); já o holandês foi completamente engolido pela defensiva portista.

Helton/Patrício - Quando foram chamados a intervir disseram presente. Destaque para duas excelentes defesas do português na 2ª parte.

Carrillo/Matias - Os elementos que mais desequilibraram do lado leonino. O peruano entrou com tudo na partida e criou muitas dificuldades aos laterais portistas, já o chileno foi acrescentando técnica e transporte de bola na zona central (criou muitas dificuldades a Fernando mas decidiu mal em alguns lances).

Pereirinha/Insúa - O português acrescentou mais ao lugar do que tem feito João Pereira (não complicou defensivamente e ainda decidiu bem em termos ofensivos...Jeffren desaproveitou uma boa assistência do lateral); já o argentino denotou algumas dificuldades em termos defensivos e algum egoísmo ofensivamente (procurou quase sempre o remate em detrimento do passe).

James/Alex Sandro - Exibições irregulares. O colombiano só apareceu nos últimos 10 minutos, já o brasileiro sofreu bastante em termos defensivos mas voltou a demonstrar a sua enorme qualidade em termos ofensivos.