Nota prévia: é complicado fazer uma antevisão do clássico de amanhã, no Dragão, entre Porto e Sporting. Pois, é impossível perceber até que ponto o facto dos azuis e brancos actuarem sem pressão vai influenciar a partida. Por um lado pode permitir que o conjunto azul e branco solte melhor o seu futebol, por outro pode levar a uma certa displicência. No entanto, e na teoria, se aliarmos ao factor casa, a motivação de contribuir para a festa no último jogo do Porto no Dragão esta época, e o facto dos leões estarem mais pressionados com a necessidade de ganhar, parece claro que os azuis e brancos gozam de um ligeiro favoritismo. Posto isto, a única certeza é que este sábado, o Sporting joga o encontro mais importante da presente época (um apuramento para a LC terá um impacto no clube leonino em termos financeiros e desportivos superior à conquista da Taça de Portugal, e só a vitória ou um resultado igual ao do Braga frente ao Beira-Mar interessa aos comandados de Sá Pinto).
Em perspectiva um encontro equilibrado - os leões não vencem no Dragão desde 2007, mas nos últimos anos, para o campeonato, na cidade Invicta, os encontros tem sido todos resolvidos pela margem mínima ou resultado mesmo em empates - entre 2 conjuntos que estão num bom momento (o Porto com uma série de 4 vitórias seguidas para a Liga, o Sporting com 6), e que poderá ser decidido nos pormenores. As duas equipas parecem equilibrar-se em termos de qualidade, no entanto, Hulk sozinho faz a diferença (é claramente um jogador à parte nesta Liga) e desequilibra a balança a favor dos azuis e brancos. A ripostar esta situação está o melhor sentido colectivo e superior qualidade táctica do Sporting (desde que Sá Pinto é treinador dos leões, o clube leonino tem sempre se superiorizado aos adversários na vertente táctica, camuflando assim as suas lacunas, principalmente em termos defensivos).
A maneira como Hulk (caso jogue no meio) vai explorar a lentidão dos centrais leoninos, a valia técnica de Matias e Izmailov, a capacidade de desequilibrar de Capel e James, as situações de bola parada (o Porto é uma equipa mais forte em termos físicos), e a maneira como as equipas reagem na transição defensiva (são os 2 conjuntos menos batidos, mas apresentam algumas lacunas a defender) podem ser as chaves desta partida. Contudo, e com todo este equilíbrio por norma quem leva a melhor é quem vence e domina o meio campo, nesse aspecto veremos até que ponto a dupla Schaars-Elias se consegue superiorizar a Lucho-Moutinho (na nossa opinião os leões levam vantagem neste capítulo). Além da consagração, do lado azul e branco Vítor Pereira joga igualmente parte do seu futuro e será o elemento que mais pode ganhar ou perder com o resultado de amanhã (não surpreende que tenha convocado os mesmos jogadores da partida do Marítimo, algo que deve implicar que actue com Helton, Sapunaru, Alex Sandro, Otamendi, Maicon, Fernando, Lucho, Moutinho, James, Hulk, Varela ou Janko). Uma vitória dará mais bagagem para encarar a próxima época, enquanto que uma derrota vai levar a que o seu espaço de manobra fique ainda mais reduzido (poderá inclusive forçar a sua saída no final da presente temporada). Já Sá Pinto (veremos se vai utilizar o 4-2-3-1 com Matias muito próximo de Wolfswinkel, ou se prescinde do chileno e coloca A. Martins ou Carriço formando antes um 4-3-3) tenta mais uma vez contribuir para um pouco da história recente dos leões (o Sporting não vencia o Benfica há 3 anos, chegou pela 5ª vez a uma meia-final europeia, e pode chegar a um apuramento, que parecia impossível, para a LC). Prognósticos? Quais serão os 11´s de VP e Sá Pinto? Haverá surpresas? É possível que elementos como Bracali, Rolando, Danilo, Jeffren, Onyewu e Pereirinha sejam utilizados? Até que ponto a pressão (ou falta dela) pode beneficiar ou prejudicar o FC Porto? E na perspectiva do Sporting, conseguirão os leões voltar a vencer no Dragão (algo que não acontece há 5 anos)? Quem serão os destaques da partida? E no frente-a-frente entre os jogadores das duas equipas (Helton vs Patricio, Sapunaru vs J. Pereira, Maicon vs Xandão, Otamendi vs Polga, Alex Sandro vs Insúa, Fernando vs Schaars, Moutinho vs Elias, Lucho vs Matias, Hulk vs Izmailov, James vs Capel, Janko vs Wolfswinkel) quem leva a melhor?