Saturday, June 9, 2012

Como seria a classificação da La Liga 2011-12 sem os golos de Ronaldo e Messi; Maicon (FC Porto) quer representar Portugal no Mundial 2014; Lakers deixam "fugir o pássaro" na NBA; Elia, Nani, Lavezzi, Djamal, Luisinho, Montolivo e Traore agitam o mercado!

Como seria a classificação da La Liga 2011-12 sem os golos de Ronaldo e Messi (ver a tabela classificativa ao lado). Sendo certo, que este tipo de análises é sempre subjectiva, não deixa de ser surpreendente a posição do Barcelona (ficaria apenas no 6º lugar). Que análise faz desta tabela sem os golos de Ronaldo e Messi? Noutro âmbito, os leitores do jornal Marca nomearam Messi como o melhor jogador da Liga Espanhola, Mourinho o melhor treinador, Isco a revelação, Sahin a decepção, Levante a surpresa e Villarreal a desilusão. Concorda?

NBA -
Os Oklahoma City venceram os Lakers por 77-75 e aumentaram para 2-0 a vantagem nas meias-finais da Conferência Oeste. Um jogo atípico já que a menos de 2m do final o conjunto de LA tinha uma vantagem de 7 pontos. Bynum inclusive foi categórico depois do encontro (os Thunder terminaram a partida com um parcial de 9-0 e os Lakers tiveram algumas decisões completamente precipitadas): "Somos melhores que o Pai Natal, damos encontros, contratos e anéis". No outro duelo da noite, os Celtics foram a Philadelphia bater os 76ers por 107-91. Kevin Garnett continua a carregar o conjunto de Boston (2-1 na série) nestes playoffs e somou 27p e 13reb.

Maicon - O defesa central do FC Porto manifestou o desejo de representar Portugal no Mundial 2014. VM - Não concordamos com a naturalização de jogadores, a menos que tenham chegado ao nosso país com menos de 19 anos (somos contra uma certa hipocrisia e mais concretamente ao esquecimento, muitas vezes os portugueses que criticam as naturalizações ignoram por exemplo que as nossas selecções jovens estão cheias de jogadores na sua maioria guineenses que chegaram ao nosso país há 2/3 anos como é caso de Bruma, Edgar Iê, Sancidino Silva, Romário Baldé, etc....por exemplo Maicon está em Portugal há 4 anos). Mas, considerando o panorama actual do futebol português (a menos que estas medidas do VM, ler aqui, sejam implementadas), infelizmente e caso queiramos ter uma selecção competitiva esta pode ser a única solução. Seria Maicon uma boa solução para Portugal? Será possível a nossa selecção continuar a ter uma equipa competitiva e com uma presença assídua nas fases finais sem naturalizar jogadores? O que fazer para que não seja necessário recorrer a elementos estrangeiros? Rolando, Nani e Pepe (o central do Real é dos que sente mais a selecção) são menos portugueses que os outros (ou neste caso as excepções já não constituíram um problema e podem ser ignoradas)?

Mercado - O AC Milan confirmou oficialmente as contratações a custo zero de Montolivo (ex-Fiorentina) e Bakary Traore (ex-Nancy). Bons reforços para as posições de Van Bommel e Gattuso (ambos abandonaram o clube italiano)?; O PSG está muito perto de assegurar Lavezzi por 32 milhões de euros; Nani pode sair do Man Utd neste Verão (o português só tem mais um ano de contrato e os Red Devils não querem correr o risco de o perder a custo zero). Deveria o extremo sair de Manchester (a verdade é que Ferguson nunca lhe deu uma continuidade condizente com a sua qualidade. Este ano voltou a acabar a época a suplente, já o ano passado foi igual, nem na final da LC foi titular, e nos 3 primeiros anos nem aos 30 jogos chegou)? Em termos nacionais, Elia volta a ser associado ao Benfica (o extremo holandês está igualmente na mira do Newcastle; Luisinho (Paços de Ferreira) é pretendido por clubes da I Liga francesa; E Djamal (Braga) está na mira do Al Wahda.