Wednesday, May 9, 2012

Atlético Madrid conquista a Liga Europa (a 2ª no espaço de 3 anos); Bis de Radamel Falcao derrota o Athletic Bilbao (colombiano pelo 2º ano consecutivo decide a final, protagoniza uma exibição monumental e consagra-se como o melhor marcador da prova)

Atl. Madrid 3-0 Athletic Bilbao (Falcao 7´e 34´, Diego 85´)

Uma noite em grande de Radamel Falcao deu a 2ª Liga Europa ao Atl. Madrid (os colchoneros repetiram o feito de há 2 anos). O colombiano esteve completamente intratável, bisou com 2 golos de grande nível e derrotou um Bilbao que acusou a falta de experiência e o facto de ter começado a partida praticamente a perder (nas finais por norma é decisivo). Triunfo com números exagerados (os bascos tiveram várias oportunidades claras e acabaram por ser penalizados pela falta de eficácia), mas justo, considerando a tremenda exibição de El Tigre, o golaço de Diego e o pragmatismo apresentado pelo conjunto de Simeone.

Destaques

Falcao - O 3-0 não transmite na totalidade o que se passou, já que ao intervalo o resultado devia ser El Tigre 2 Bilbao 0. Foi de longe a figura da partida, e o que fez na 1ª parte (o jogo estava equilibrado) acabou por ser decisivo. O colombiano sozinho fabricou e marcou o 1º golo, e no 2º com um trabalho de área notável aproveitou uma invenção de Amorebieta e não perdoou, curiosamente das duas vezes facturou de pé esquerdo. Pelo 2º ano consecutivo voltou a ser o melhor marcador da Liga Europa e a decidir a final, se continuar neste ritmo, vai ser forçado a mudar o nome para "Senhor Liga Europa".

Atl. Madrid - Os colchoneros entraram melhor no jogo, tiveram um Falcao em grande, e com o golo madrugador souberam gerir a partida. É justo destacar o pragmatismo do conjunto de Simeone, a excelente exibição de Courtois (o guardião de apenas 19 anos fez várias defesas de grande nível), a coesão da dupla Gabi-Mario Suarez (equilibraram sempre a equipa e foram decisivos em termos defensivos), e a capacidade de desequilíbrio do trio Diego (grande golo), Adrian e Turan.

Athletic Bilbao - Acusaram a falta de experiência nos primeiros 20 minutos e quando entraram no jogo foram traídos pela falta de eficácia. Llorente esteve particularmente perdulário, Susaeta, Ibai Gomez também podiam ter marcado, mas hoje a noite não era dos bascos. Defensivamente cometeram igualmente alguns erros infantis, e no geral, apenas Muniain saiu do jogo com uma exibição positiva (apesar de nem sempre ter decidido bem). Destaque principal para a maneira emocionada como os jogadores no final sentiram a derrota, é incrível a maneira como sentem o clube, a bandeira e transportam a alma e garra da região.