Friday, May 4, 2012

95ª edição do Giro de Itália; Estoril Open sem portugueses; Ryan Anderson eleito o MIP

Giro - Começa amanhã a 95ª edição do Giro de Itália com um prólogo na cidade dinamarquesa de Herning (8,7 km). A edição 2012 parte assim da Dinamarca, onde se realizam mais duas etapas, antes da partida para Itália. Segue-se um contra-relógio colectivo, que poderá fazer diferenças, a média montanha na 2ª semana e a alta montanha para a fase final do Giro. A Volta termina em Milão, no dia 27 de Maio, com um contra-relógio individual (31,5 km). Depois de uma edição de 2011 marcada pela eliminação dos tempos de Contador, este ano espera-se uma verdadeira coroação do vencedor em Milão. Favoritos há muitos, mas apenas 1 ciclista vai vestir a "Maglia Rosa" no final. Michele Scarponi parece bem colocado para, finalmente, vencer o Giro na estrada (ganhou em 2011, através da eliminação de Contador), mas irá contar com grandes rivais em Itália. Damiano Cunego (vencedor em 2004), também da Lampre, poderá almejar ao 1º lugar, enquanto que do continente americano chegam José Rujano (Androni Giocattoli-VEN, 6º classificado em 2011), Rigoberto Urán (Sky) e Ryder Hesjedal (6º no Tour 2010, Garmin). John Gadret (AG2R) é a grande esperança dos franceses (3º em 2011), "Purito" Rodriguez (Katusha) quer melhor que um 4º lugar (2011) e Roman Kreuziger (5º em 2011, Astana), com 25 anos, poderá finalmente chegar onde há muito promete. Frank Schleck (RadioShack) e Ivan Basso (Liquigas), bastante experimentados nas grandes provas, também são nomes a ter em conta. A animação nas etapas mais planas vai estar a cargo dos habituais Mark Cavendish, Thor Hushovd, Tyler Farrar, Matthew Goss e Mark Renshaw, enquanto que Nelson Oliveira (RadioShack) será o único português em prova. Quem vai vencer o Giro 2012?

Estoril Open - Sem grandes surpresas, os 4 principais candidatos a vencer o torneio português chegaram às meias finais. João Sousa foi incapaz de derrotar o espanhol Albert Ramos (6-2 e 6-3), enquanto que Wawrinka (6-1 e 6-4 a Robin Haase), Del Potro (6-2 e 6-2 a Montañes) e Gasquet (7-6 e 6-2 a Muñoz-Nava) avançaram sem grandes problemas. Meias finais: Del Potro vs Wawrinka e Gasquet vs A. Ramos. No quadro feminino, Kaia Kanepi (6-2 e 7-5 frente a Roberta Vinci) e Carla Suarez Navarro (6-4 e 6-0 frente a K. Knapp) vão discutir a final no dia de amanhã. Quem serão os vencedores do Estoril Open?

NBA - A noite de ontem trouxe apenas dois jogos, em duas séries que parecem caminhar para o fim. Em New York, os Knicks foram incapazes de ganhar a Miami, com o resultado a ficar em 70-87. LeBron James marcou 32 pts, 17 deles no 4º período (os Knicks marcaram 14 nos últimos 12 minutos), enquanto que Carmelo marcou 22, mas teve uma noite para esquecer. Em Dallas, os campeões Mavericks tentavam emendar os erros dos primeiros 2 jogos (perdidos por 1 e 3 pts), contudo, foram vergados a um 79-95, perante os Thunder. Nowitzki marcou apenas 17 pts, enquanto que Durant teve uma noite de grande eficácia (31 pts, 11-15 em lançamentos e 4-6 em triplos). As duas séries estão em 3-0, com Heat e Thunder perto da 2ª ronda. Teremos uma "varridela" (4-0) nestes dois confrontos? Noutro âmbito, Ryan Anderson, dos Orlando Magic foi eleito o Most Improved Player esta época. Ilyasova ficou no 2º lugar e Pekovic no 3º. Prémio justo?