
La Liga - O Real Madrid não foi além de um 0-0 em casa frente ao Valencia e tem agora apenas 4 pontos de vantagem para o Barcelona. Tendo em conta que os merengues ainda visitam Camp Nou, podemos mesmo dizer que o campeonato está ao rubro. Guaita, na baliza dos valencianos, realizou uma exibição suberba, mas o Valencia também teve as suas hipóteses para sair do Bernabéu com uma vitória. O Barcelona foi a Saragoça ganhar por 4-1 e Messi saltou para a liderança dos goleadores em Espanha. O Levante voltou a ganhar protagonismo na luta pelas competições europeias, depois de bater o Atl. Madrid por 2-0, enquanto que o Málaga pode passar para o 3º lugar, caso ganhe amanhã ao Racing Santander. A luta pelas competições europeias promete muito até final, pois entre o 6º classificado (Osasuna) e o 12º (Rayo Vallecano) estão apenas 3 pontos e Espanyol, Sevilha, Atl. Madrid, Getafe e Ath. Bilbao. Será que o Real Madrid vai aguentar a pressão?
Serie A - A Juventus regressou ao topo da Liga Italiana, depois de vencer em Palermo por 2-0 (Bonucci e Quagliarela) e beneficiar da surpreendente derrota do AC Milan frente à Fiorentina. Os rossoneri estiveram a vencer 1-0 (Ibrahimovic de grande penalidade), mas permitiram a reviravolta dos viola (Jovetic e Amauri, este aos 89´), que assim se afastaram na zona de despromoção. A Lazio deu um passo importante rumo à Liga dos Campeões, depois de bater o Nápoles por 3-1 (Candreva, Mauri e Ledesma; Pandev). Os romanos têm 3 pontos de vantagem para a Udinese (3-1 ao Parma), 6 para o Nápoles e 7 para a AS Roma (derrota por 4-2 em Lecce). O Inter voltou a tropeçar (2-2 em Cagliari), enquanto que o Genova é agora a 1ª equipa acima da linha de água (4 pontos de vantagem para o Lecce). Teremos a Juve campeã e sem derrotas?
Bundesliga - Borussia Dortmund (3-1 em Wolfsburgo) e Bayern Munique (2-1 frente ao Augsburgo) mantêm as distâncias no topo da Liga Alemã, quando faltam apenas 3 dias para o confronto do ano, entre os dois conjuntos. O Schalke 04 derrotou o Hannover por 3-0 e reforçou o 3º lugar, já que o Bor. Moechengladbach não foi além de um empate sem golos na recepção ao Hertha Berlim. O Estugarda (4-1 ao Mainz) e Hoffenheim (2-1 no terreno do Kaiserslautern) foram as outras duas equipas com vitórias nesta jornada, com os primeiros a subirem ao 5º lugar, enquanto que os segundos fugiram à zona perigosa do campeonato. Prognósticos para o Bor. Dortmund-Bayern Munique?
Ligue 1 - O PSG derrotou o Ol. Marselha por 2-1 e manteve-se no topo da Liga Francesa, embora em igualdade com o Montpellier. O clube do sul de França derrotou o Sochaux por 2-1 e, a meio da semana, poderá passar a ter 3 pontos de vantagem para o PSG, se ganhar o jogo em atraso ao mesmo Ol. Marselha. O campeão Lille é que poderá ter-se despedido da luta pelo 1º lugar, depois de perder por 3-1 em Brest. O Ol. Lyon derrotou o Auxerre por 2-1 e está a apenas 3 pontos do Lille, numa luta pela presença na Liga dos Campeões. Será que o Montpellier vai conquistar um título inédito, logo numa temporada em que o rival PSG investiu milhões?
Outros campeonatos - O Celtic conquistou o 43º campeonato da sua história, depois de bater o Kilmarnock por expressivos 6-0. Os católicos voltaram ao topo do futebol escocês após o tri-campeonato do Rangers. O PSV Eindhoven conquistou a 9ª Taça da Holanda da sua história, depois de bater o Heracles Almelo por 3-0. Com 18 pontos ainda em disputa, o Zenit dispõe de 11 pontos de vantagem para o CSKA de Moscovo. Por seu turno, os moscovitas estão numa luta intensa com Spartak, Lokomotiv, Dinamo, Rubin Kazan e Anzhi pelo 2º lugar (6 pontos de diferença entre CSKA e Anzhi). O Shakthar Donetsk derrotou o Dinamo de Kiev por 2-0 e igualou o clube da capital ucraniana no topo da Liga. Os milionários de Donetsk têm um goal-difference de +52, contra os +40 do Dinamo, pelo que, quando faltam 4 jornadas para o final, estão mais próximos de conquistar um inédito tri-campeonato (ainda têm a difícil deslocação ao terreno do Metalist). O CFR Cluj preparava-se para aumentar a vantagem na frente da Liga Romena para 8 pontos (o Dinamo de Bucareste perdeu), contudo, os comandados de Jorge Costa foram humilhados em casa pelo Rapid de Bucareste por 5-0 e ficaram com 5 pontos de vantagem para o Dinamo e 6 para o Rapid. A direcção do clube romeno não perdoou a goleada e o português foi despedido.