Friday, April 13, 2012

Melhores Treinadores da Actualidade: Marcelo Bielsa (3.º)

A opinião entre os treinadores e jogadores da La Liga é unânime: o Athletic Bilbao é juntamente com o Barcelona a equipa que pratica o futebol mais fascinante do campeonato espanhol. Aliás essa mesma ideia é partilhada por todos aqueles que assistiram à maneira brilhante como a turma basca se tem exibido esta época na Liga Europa. Ora, todo este protagonismo do conjunto basco se deve a um inovador, um visionário, alguém que se distingue dos demais pela sua maneira como interpreta o jogo e consegue potenciar os recursos que dispõe: Marcelo Bielsa. 

O actual treinador do Bilbao não apresenta um grande currículo (a vitória nos JO de 2004 foram o ponto alto da sua carreira), inclusive em 2002 falhou o objectivo de conquistar o Mundial (a Argentina era apontada por todos, não só pela qualidade dos seus jogadores mas igualmente por aquilo que Bielsa tinha feito na qualificação o principal favorito, curiosamente Scolari que venceu a competição admitiu que copiou o modelo do seleccionador argentino), no entanto é a sua mentalidade ofensiva e audaz, a maneira como "obriga" as suas equipas a jogar um futebol agressivo, com uma pressão alta (independentemente de quem seja o adversário), muitas vezes com os jogadores a ocuparem diferentes posições durante as partidas e privilegiando sempre a posse de bola, que  o tornam único e o distingue dos demais. Não é por acaso que Guardiola já admitiu por diversas vezes que Bielsa é o seu mentor, o melhor treinador do Mundo e que nunca enfrentou uma equipa com a intensidade deste Bilbao. O conjunto basco é o único adversário na actualidade que coloca o campo curto ao Barcelona e joga cara-a-cara com os catalães.

Na presente época, os resultados em termos de La Liga estão aquém das expectativas, inclusive são inferiores aos da temporada passada. Contudo, com a política de contratações do clube - contratar apenas bascos e navarros - a presença na final da Taça do Rei e nas meias da Liga Europa, não surpreende este trajecto em termos de campeonato de um plantel curto que acaba por pagar as consequências de estar em várias frentes. Foi eleito o melhor seleccionador do Mundo em 2001, fez um trabalho espectacular na Argentina e principalmente no Chile, onde potenciou jogadores como Vidal, Alexis Sanchez e Isla, mas para ter outro reconhecimento internacional necessita de enriquecer o seu currículo. Conseguirá El Loco vencer títulos ao serviço do Bilbao numa liga bipolar como a espanhola? Será Bielsa o sucessor de Guardiola no Barcelona? Ou o argentino será um "eterno Peseiro", ou seja, alguém que impõe um futebol espectacular mas que acaba por vacilar nos momentos-chave? Poderá ser um alvo realista para treinar Porto ou Benfica caso Vítor Pereira ou Jorge Jesus deixem os respectivos clubes no final desta temporada? Ou o seu salário e cotação fazem do argentino um alvo inacessível? 

P. Pinto

PS - Como frisamos anteriormente, estamos a nomear aqueles que são na nossa opinião os 15 melhores treinadores da actualidade e não os 15 técnicos com mais títulos. Pode haver uma relação entre a qualidade e os títulos, mas a verdade é que muitas vezes a diferença de orçamentos, questões históricas ou até extra-futebol acabam por enriquecer o currículo a técnicos com menos aptidão (a título de exemplo: Jesualdo Ferreira e Artur Jorge são 2 dos 10 treinadores com mais currículo em Portugal, superam Jesus por exemplo, e o 2º apresenta um palmarés inclusive superior a Villas-Boas, no entanto nenhum dos 2 é superior a JJ e AVB). Preferimos privilegiar os aspectos técnicos, tácticos, a leitura de jogo, a capacidade motivacional e a maneira como conseguem potenciar os seus recursos.