Monday, April 2, 2012

Maus espectáculos para o público, estádios com uma reduzida taxa de ocupação, equipas "mais pequenas" com excesso de anti-jogo. Um campeonato sem empates ajudaria a mudar mentalidades no futebol português?

No momento actual, uma das maiores discussões no futebol português foca-se numa eventual não descida de nenhum clube na Liga Zon-Sagres, facto sobre o qual o VM já expressou a sua opinião (ver  aqui). Porém, e se o que estivesse em causa fosse um outro assunto, a existência de um campeonato sem empates? Um pouco à imagem da NBA, NHL e NFL, onde a classificação se baseasse apenas em vitórias ou derrotas, ou num sistema de pontuação onde a vitória durante os 90 minutos regulamentares, valeria mais do que uma vitória apenas num eventual prolongamento. Em que um resultado com uma diferença de golos superior a um seria premiado (bónus do género do que acontece no campeonato do mundo de rugby, em que após 4 ensaios cada equipa recebe um ponto adicional). Esta seria uma proposta com muito em causa e com várias variáveis em estudo (o VM tem noção que seria impraticável uma semana com jogos europeus situados no meio de dois jogos para o campeonato nacional onde fosse necessário recorrer a prolongamento), mas que iria mudar a maneira de muitos treinadores verem o jogo.

Uma boa ocupação dos espaços, linhas mais recuadas, maior contenção, uma táctica mais defensiva é uma coisa, mas o que frequentemente se vê em Portugal são equipas a fazerem um claro anti-jogo (desde o primeiro minuto a atrasarem lançamentos laterais ou pontapés de baliza), a jogarem em blocos baixos muitas vezes com todos os jogadores atrás da linha da bola, em busca do tal "pontinho", em vez de discutirem o jogo com as suas melhores armas. Sem dúvida que estas alterações iriam proporcionar melhores espectáculos, maior procura do golo pelas equipas "mais pequenas", e consequentemente, levar uma maior moldura humana a certos estádios. Todas as equipas teriam que abordar todos os jogos somente com a vitória no pensamento. Deveria haver um campeonato sem empates? Que medidas sugere para dar um novo "ânimo" ao futebol português (a qualidade dos espectáculos e a ausência de espectadores nas bancadas é desesperante)? Nos campeonatos alemães e ingleses, vemos as equipas da parte inferior da tabela abordarem os jogos com uma atitude positiva, claramente na busca dos três pontos, enquanto que em Portugal muitas vezes isso não acontece (ainda na passada sexta-feira tivemos um sensacional 4-4 no jogo Borussia Dortmund vs Estugarda). A que se deve esta diferença de mentalidade?

A. Carvalho