Thursday, April 12, 2012

Cristiano Ronaldo: O maior goleador do Mundo!

Tal como dizia, Emilio Contreras: "Seguramente não será o mais simpático, nem o mais humilde e muito menos um jogador de equipa. Mas o mais difícil no futebol é marcar golos e Cristiano Ronaldo tem mais recursos para isso que outro jogador qualquer. Por muito mais que discutam tudo, seguramente que Cristiano Ronaldo é o melhor goleador do planeta".

Seja ou não o melhor futebolista do Mundo, é indesmentível que estamos perante um jogador que perdurará na memória daqueles que tiveram, têm e terão o prazer e a oportunidade de o ver actuar, e mais que os seus números e registos, o madeirense já garantiu um lugar ao lado dos melhores e será eternamente recordado. E goste-se ou não, a verdade é que o jogador formado no Sporting (destacou-se logo no seu primeiro jogo com a camisola dos leões, ao marcar 2 golos num jogo frente ao Moreirense), que teve uma passagem decisiva pelo Man Utd (depois de um dos momentos chaves na sua carreira, o dia 6 de Agosto de 2003, a data da inauguração do novo estádio de Alvalade, onde apesar de não ter marcado, a sua exibição monumental encantou Ferguson) e que agora está no Real Madrid, é um verdadeiro fora de série e está num patamar inigualável. Depois de 3 temporadas em Manchester, onde se destacou mais pelas assistências e desequilíbrios causados do que pelos golos marcados (27 golos no total e 18 para a Premier League), o extremo-avançado explodiu no 4º ano (2006-07). Curiosamente, logo no ano onde o United regressou à conquista do título, que escapava desde 2002-03. Foram 17 golos para a Premier League (3º melhor marcador) e 23 no total. No ano seguinte, o português bateu recordes, com os 31 golos apontados no campeonato e 8 na Liga dos Campeões (42 no total). O United ganhou a Premier League e a Liga dos Campeões, com Ronaldo a ser coroado o goleador da Europa e o melhor jogador do Mundo para a FIFA. Em 2008-09, nova conquista da Premier League (2º melhor marcador com 18 golos) e presença na final da Liga dos Campeões, ganha pelo Barcelona de Guardiola e Messi.

O Verão de 2009 trouxe a transferência milionária para Madrid e o maior desafio da carreira de Cristiano Ronaldo. Apesar de uma estreia em grande nível pelos merengues (tornou-se no 1º jogador a marcar nos seus 4 primeiros jogos da La Liga), o 1º ano com o Real Madrid não foi fácil, com duas lesões que o fizeram perder 8 jogos para o campeonato e outros para a Liga dos Campeões. Ronaldo terminou a Liga com 26 golos em 29 jogos (o que juntando aos 7 golos na LC em 6 jogos, perfez um registo de 35 jogos e 33 golos), fazendo com Higuain um total de 53 golos na Liga Espanhola (melhor dupla de sempre do Real até à temporada seguinte), contudo, o Barcelona levou a melhor no campeonato (99 contra 96 pts). Em 2010-11, chegou José Mourinho ao comando dos merengues, mas mais uma vez foi o Barcelona a levar a melhor, quer no campeonato, quer na Liga dos Campeões (o Real conquistou apenas a Copa do Rei). O internacional português voltou a bater recordes, com os seus 40/41 golos na Liga Espanhola (em apenas 34 jogos). Um número inigualável até àquela data, que lhe valeu mais uma Bota de Ouro Europeia e que, juntamente com os 15 golos de Benzema, aumentou para 55/56 o melhor registo de uma dupla de goleadores do Real Madrid. No total, o avançado português marcou 53 golos em 54 jogos (8 jogos e 7 golos na Copa do Rei; 12 jogos e 6 golos na LC). Em 2011-12, a temporada já está a ser mais produtiva em termos de golos marcados, faltando apenas confirmar os golos com a conquista de títulos. Cristiano Ronaldo ainda não perdeu qualquer jogo para o campeonato (32) e leva neste momento 40 golos marcados (mais 1 que Messi). Uma luta que promete até final, já que não está apenas em causa a conquista do Pichichi, mas também o da Bota de Ouro Europeia e, quem sabe, também do Prémio da FIFA/France Football para melhor jogador do Mundo. Para além dos golos para a Liga Espanhola, Ronaldo leva 8 golos em 8 jogos para a LC, 1 golo em 2 jogos para a Supertaça de Espanha e 3 golos em 5 jogos na Copa do Rei (total de 52 golos em 47 jogos). Os 40 golos do português mais os 20 golos de Higuain, elevaram o registo da melhor dupla de goleadores do Real Madrid para um patamar ainda mais elevado.

Cristiano Ronaldo tornou-se esta quarta-feira no 1º jogador de um dos 5 principais campeonatos a marcar por mais de 40 vezes em duas temporadas consecutivas e, tal como Messi, ultrapassou a barreira dos 50 golos em todas as competições pelo 2º ano consecutivo (Messi e Ronaldo foram os únicos a fazer isso em Espanha). Com mais 3 golos fora de portas, o avançado português superou o registo que Guiza (2007-08) em golos marcados nas partidas como visitante (o avançado espanhol tinha marcado por 19 vezes, enquanto que Ronaldo chegou aos 20). Cristiano Ronaldo chegou ao seu 7º hat-trick em 2011-12, um recorde na Liga Espanhola, para só uma temporada (Messi tem 5 hat-tricks e 1 poker). Se o internacional português está a fazer história no futebol mundial, o mesmo não seria de esperar na história do Real Madrid. Em apenas 3 temporadas, Cristiano Ronaldo já está no top-10 dos melhores marcadores do Real Madrid, com 138 golos (em 136 jogos). Se continuar com os mesmos registos em 2012-13, então, no final dessa temporada, já terá chegado até ao 6º posto (Gento - 179 golos), bem próximo de Hugo Sanchez (208 golos). Com 14 hat-tricks na Liga Espanhola, o português segue na 2ª posição da história do Real, atrás de Di Stefano (22 hat-tricks). Para além de fazer hat-tricks com regularidade, Cristiano Ronaldo também os faz com rapidez. O avançado demorou apenas 10 minutos para marcar 3 golos em Sevilha (2010-11) e 40 minutos para marcar 4 golos ao Racing Santander (2010-11), ambos recordes do Real Madrid. Quem vai levar a melhor no final da temporada? Até onde poderá chegar Cristiano Ronaldo?