Friday, April 20, 2012

Barcelona vs Real Madrid: Será desta, Mourinho? Ou o Barça vai voltar a dominar? "El Clasico" poderá ser decisivo para o desfecho da La Liga; Em caso de derrota, Mou verá a diferença pontual (que já foi de 10) reduzir para apenas 1 ponto

Amanhã, pelas 19horas, o mundo futebolístico irá parar. Milhões de telespectadores, por todo o mundo, seguirão "El Clasico", o maior dos tempos actuais no futebol europeu, um jogo que terá grande importância no desfecho de La Liga. Ao Barcelona, apenas a vitória interessa, pois será a única forma de reduzir a desvantagem pontual para os madridistas para apenas 1 ponto. O empate, apenas encaixará bem ao Real Madrid, que assim ficará com 4 pontos de vantagem, para gerir nos 4 jogos que restarão para o desfecho do campeonato, enquanto que em caso de vitória dos merengues, o campeonato ficará sentenciado.

Após possuir uma vantagem de 10 pontos sobre o seu maior rival, uma eventual derrota do Real Madrid poderá deixar a equipa intranquila, ainda para mais quando ainda terão a sempre complicada deslocação a Bilbao pela frente. Porém, nos últimos dois encontros entre ambas as equipas, os merengues parecem já ter conseguido ultrapassar o complexo de inferioridade que apresentavam contra os catalães (o último encontro, empate a duas bolas na 2ª mão dos quartos de final da Taça do Rei, foi inclusivamente o melhor da turma de José Mourinho frente a Guardiola, desde que o português é treinador em Espanha). Ambos os conjuntos vêm de uma jornada europeia negativa, com derrotas fora de portas, mas dada a rivalidade histórica entre as duas equipas, e importância do encontro, os índices motivacionais estarão no seu ponto máximo. Para contrariar o tiki-taka dos catalães, o meio campo do Real, principalmente a dupla composta por Alonso e Khedira, terá que apresentar uma maior agressividade (no bom sentido) na abordagem aos lances, comparativamente à apresentada no jogo contra o Bayern (Mourinho nos jogos frente ao Barcelona já optou por um trio de médios defensivos, acrescentando Lass Diarra aos dois já referidos, ou subindo Pepe, cenário que agora parece improvável).

Enorme expectativa também para o duelo entre Ronaldo e Messi pelo troféu de "pichichi", já que ambos seguem empatados na liderança, com 41 golos. Certo é que por volta das 21horas de sábado, teremos um campeonato praticamente resolvido...ou completamente ao rubro. Prognósticos? Quais os onze iniciais de cada equipa? Na sua opinião, em caso de empate, a La Liga ficará resolvida? Que influência poderão ter os confrontos europeus neste duelo? Quem assumirá maior destaque, Messi ou Ronaldo? Será desta que Mourinho sai de Camp Nou com uma vitória? Ou iremos assistir a mais um banho técnico e táctico do conjunto de Guardiola? Em caso de derrota, irá o Real Madrid sentir os efeitos da pressão de uma desvantagem reduzida de dez, para apenas um ponto?

A. Carvalho