Thursday, June 14, 2012

Sporting de Sá Pinto goleia o Vit. Guimarães; Leões aplicam festival de futebol ofensivo num encontro onde Jeffren fez um golaço e Wolfswinkel regressou aos golos

Sporting 5-0 Vit. Guimarães (Wolfswinkel 20´, Matias 49´ , Izmailov 70´ g.p. , Jeffren 80´ e 88´)

Os leões aplicaram "uma manita" ao Vit. Guimarães naquela que foi a melhor exibição do Sporting (em termos nacionais) esta temporada. O regresso de Jeffren à competição e logo com um bis (o espanhol, que como o VM refere desde o inicio da época, é juntamente com Izmailov e Elias, um dos 3 melhores jogadores do clube leonino), o golo de Wolfswinkel (o holandês não marcava para a Liga desde 6 de Novembro), e a qualidade técnica e táctica evidenciada pelo conjunto de Sá Pinto (depois do 4-3-3, e do 4-4-2 hoje voltou a demonstrar versatilidade táctica e actuou num 4-2-3-1 com Elias e Schaars à frente da defesa), foram os grandes destaques da partida.

No que diz respeito ao encontro, foi "uma das primeiras partes que passou mais depressa esta época" tal foi a dinâmica ofensiva aplicada pelas duas equipas. O Sporting conseguiu chegar primeiro ao golo por intermédio de Wolfswinkel, foi sempre mais esclarecido, e chegou ao intervalo a liderar com justiça. Destaque neste período para as duas excelentes intervenções de Nilson (remates de Wolfswinkel e Capel) e para a igualmente grande defesa de Patrício a remate de João Alves. No 2º tempo, Matias logo a abrir aproveitou um erro de Teles e fez o 2-0, e os leões iam juntado qualidade à eficácia. Izmailov quebrou o enguiço dos penaltis e fez o 3-0, Jeffren foi lançado por Sá Pinto e apontou 2 golos (ambos de excelente nível), e o Guimarães que apenas conseguiu responder uma vez por Edgar na 2ª parte (o brasileiro desperdiçou a melhor oportunidade dos vimaranenses no encontro) não conseguia suster o caudal leonino. Em suma, uma vitória justa da turma de Sá Pinto, perante um Guimarães que apesar da boa dinâmica até ao minuto 65, foi sempre um conjunto "muito passivo".


Destaques


Sá Pinto - Mais uma exibição a roçar a perfeição. Depois do encontro frente ao City esta foi a melhor prestação do Sporting em 2011-12, e mais uma vez com dedo do técnico leonino. A utilização do 4-2-3-1 com Elias, Schaars e Matias no meio dá claramente outra qualidade ao nível da posse de bola e nos jogos em casa, parece claro que favorece as intenções dos leões. A essa versatilidade táctica o treinador do Sporting conseguiu incutir alguns mecanismos nas transições defensivas e ofensivas que fazem do clube leonino uma equipa mais forte e mais organizada (o Sporting é neste momento a 2ª defesa menos batida da Liga).  Mesmo no que diz respeito às substituições Sá Pinto demonstrou inteligência, André Martins entrou numa fase onde os leões estavam a perder alguma clarividência no meio campo e Jeffren acabou por ser decisivo ao bisar. Em suma, parece claro que a turma de Alvalade nunca apresentou este fulgor físico esta época e tanta perfeição nos processos de jogo.

Vit. Guimarães - A necessidade de não perder pontos na corrida pelo 5º lugar e o recente triunfo frente ao Benfica perspectivavam outra intensidade do conjunto vimaranense no encontro de hoje, no entanto, os comandados de Rui Vitória foram sempre muito passivos e a goleada que sofreram acaba por não surpreender. Nilson (apesar de ter sido mal batido no 1º golo) com boas intervenções foi das melhores unidades; Urreta foi sempre o mais inconformado, mas no geral a prestação foi fraca.

Matias - É difícil apontar uma unidade que mereça o "rótulo de MVP", quando os leões estiveram a este nível, contudo, o chileno pela boa 1ª parte, pelo golo e a assistência fez por merecer essa distinção. Parece claro a todos que é um dos jogadores com mais potencial a jogar em Portugal, mas terá de uma vez por todas de demonstrar isso com uma continuidade de 5/6 jogos a um nível top (até agora a sua média é de 1 jogo bom a cada 7).

Xandão/Polga - Exibição segura e competente da dupla leonina. O 1º é cada vez mais o patrão da defensiva do Sporting e caso falhe a partida frente ao City devido a lesão será uma baixa de peso, ainda para mais, quando os leões evidenciaram tantos problemas com o forte jogo aéreo dos Citizens. Aliás, não será de todo surpreendente que face à ausência de João Pereira por castigo, seja A. Rodríguez ou Evaldo a ocuparem a posição de lateral direito no encontro da próxima quinta-feira (Arias como se sabe não foi inscrito por Domingos, e os leões necessitam de dar altura à sua equipa).

Elias/Schaars - Formaram a dupla de médios à frente da defesa leonina, e foi evidente que a qualidade de ambos deu outra dinâmica ao futebol do Sporting. Não será fácil a Sá Pinto conciliar Rinaudo, Matias, Schaars, Elias, Izmailov, Capel, Carrillo, Wolfswinkel e Jeffren no mesmo 11 (a menos que se mudem as regras no futebol), no entanto os 2 partem em vantagem nesta luta de 9 jogadores por 6 lugares.

Capel/Izmailov - O espanhol esteve "endiabrado" e foi das melhores unidades do Sporting. Continuamos a afirmar que decide mal 90% dos lances devido à sua falta de visão de jogo, mas a sua raça no encontro de hoje e capacidade em esticar o jogo (mesmo com 3-0 no marcador) foi notável; já o russo juntou a uma exibição competente a virtude de ter facturado de penalti (algo que para os lados de Alvalade nem sempre é regra).

Wolfswinkel/Jeffrén - Encontro marcante para os 2 jovens leoninos. O holandês regressou aos golos para a Liga (já não marcava desde 6 de Novembro e de bola corrida desde Setembro) e ainda juntou ao 8º golo no campeonato uma boa movimentação (como referimos nem sempre é bem servido, especialmente por Capel e João Pereira). Nilson ainda tirou 2 golos ao "Snipper"; por sua vez, o espanhol teve um regresso à competição brilhante com 2 golos espectaculares. O 1º com um remate 1ª fora da área, e o 2º fruto de uma boa jogada individual onde evidenciou a sua técnica e potência.