Tuesday, March 27, 2012

SL Benfica vs Chelsea FC: Os encarnados a tentar uma presença história entre as 4 melhores equipas do Mundo (algo que no contexto do futebol actual pode ser comparado com uma vitória da Taça dos Campeões nos anos 60), contra uns blues a tentar salvar a época

Hoje, pelas 19h45 será dado o pontapé de saída, na primeira mão dos quartos de final da mais prestigiante prova europeia a nível de clubes. Aos encarnados, o sorteio indicou-lhes que seriam os milionários londrinos de Roman Abramovich o seu adversário, curiosamente o clube desejado publicamente por Jorge Jesus. Será um confronto entre duas equipas que não estão a atravessar um bom momento, em termos de qualidade futebolística. O Chelsea, vê na Liga dos Campeões a oportunidade de salvar a época (os blues apenas podem aspirar à conquista da Taça de Inglaterra a nível interno e têm inclusive em risco a presença na LC na próxima temporada), ao passo que o Benfica pode fazer história caso alcance as meias-finais. No contexto actual, dada a grande disparidade de orçamentos entre os clubes dos principais campeonatos europeus (Espanha, Inglaterra, Itália, Alemanha e inclusivamente França), aos quais podemos acrescentar os clubes da Rússia, em comparação com a nossa realidade, a presença dos encarnados entre as quatro melhores equipas do Mundo, teria para o VM um impacto semelhante à conquista de uma Taça dos Campeões Europeus, nos anos 60.

O Benfica apresentar-se-á praticamente na máxima força e em termos tácticos, deverá alinhar num 4-2-3-1, com Artur na baliza, Maxi, Luisão, Jardel e Emerson na defesa, Javi e Witsel na zona mais recuada do meio campo, enquanto que Aimar, Gaitán e Bruno César jogarão no apoio ao único ponta de lança, Oscar Cardozo. A equipa encarnada terá que ter a máxima atenção à velocidade de Sturridge, bem como ao portento físico que é Drogba (incrível a sua capacidade de luta), e à magia que sai dos pés de Juan Mata. Os londrinos deverão alinhar no habitual 4-3-3, sendo que a dinâmica imposta pelo seu trio do meio campo terá um papel importante no desfecho desta eliminatória (o fraco futebol dos blues esta época, em muito se deve à falta da mesma), já que elementos como Essien, Ramires, Lampard, Mikel e Meireles, têm inegáveis qualidades. A recente descida ao terceiro lugar no campeonato, não terá a minima influência, pois nesta fase adiantada da mais prestigiada prova europeia a nível de clubes, os factores motivacionais encontram-se na sua plenitude. É expectável lotação esgotada hoje na Luz, estádio onde o Benfica não perde há dez jogos na Europa, factor que funcionará como 12º jogador, no regresso de Ramires e David Luiz à sua antiga casa.

Já dizia António Gedeão, que quando um homem sonha, o mundo pula e avança. Pelo que mais logo, para bem do futebol português, pede-se aos jogadores encarnados que dêem um pulo significativo no avanço rumo às meias-finais...e que o sonho lhes comande a vida. Prognósticos? Na sua opinião, a entrada de jogadores rápidos como Nolito, Rodrigo ou Nélson Oliveira, no decorrer da segunda parte, e face aos erros cometidos pela defesa do Chelsea recentemente, poderão ser decisivos no desfecho da eliminatória? Se o futebol tivesse lógica, considerando que o Sporting actual 5º classificado da nossa Liga bateu o City que está na luta pela Premier League, o Benfica (que luta pelo nosso campeonato) não teria problemas em bater este Chelsea que é muito inferior aos citizens e está apenas em 5º lugar empatado com 6º Newcastle?

A. Carvalho

PS - Na sondagem que promovemos na nossa página do Facebook, Juan Mata foi considerado o melhor jogador do Chelsea pelos nossos visitantes. Drogba ficou em 2º, Torres em 3º, David Luiz em 4º e Ramires em 5º. Concordam?