Thursday, June 14, 2012

O 5 ideal da NBA até ao momento

O All-Star Weekend, marcou a divisão entre a primeira metade da temporada e a segunda, pelo que o VM decidiu nomear o Rookie do Ano, sexto melhor jogador, defesa do ano, MIP (Most Improved Player), melhor treinador, MVP (Most Valuable Player) e o cinco ideal da NBA até ao momento.
Na opinião do VM, o 5 ideal da NBA até à data, é composto por:

PG - Chris Paul (LAC): O base dos Los Angeles Clippers (19.8 pontos, 8.4 assistências, 3.6 ressaltos, 2.2 roubos de bola por jogo) tem protagonizado em conjunto com Blake Griffin, uma das duplas mais sensacionais da liga. Foi uma adição perfeita à equipa (a qual não seria?), permitindo que esta desse um salto qualitativo tremendo (se no ano passado nem sonhavam ir aos playoffs, este ano encontram-se na quarta posição da competitiva Conferência Oeste). É por muitos considerado o melhor PG puro da competição.
SG - Kobe Bryant (LAL): É o melhor marcador da liga (28.7 pontos por jogo). Só isso já seria suficiente para figurar na equipa ideal. Mas "Black Mamba" não se fica por aí. Mesmo com 33 anos e com já 5 anéis de campeão, parece ainda ter a motivação e a vontade de vencer de um jovem. Está a fazer uma grande temporada, sendo claramente o jogador mais da equipa dos Lakers.
Forward - Kevin Durant (OKC): MVP do último All-Star Game, "KD" é neste momento o jogador com maior facilidade em lançar ao cesto da NBA. Com médias de 28.1 pontos (2º da liga) e 7.9 ressaltos por jogo, é a estrela maior do forte conjunto de Oklahoma, que segue na liderança da Conferência Oeste.
Forward - Lebron James (MIA): É o jogador mais completo da competição. Com números fantásticos (27.7 pontos, 8.4 ressaltos, 6.7 assistências, 1.8 roubos de bola e 0.8 desarmes de lançamento por jogo), Lebron tem liderado a equipa de Miami numa luta taco a taco com Chicago pela liderança da Conferência Este. Para coexistir com Durant, pode perfeitamente jogar a power forward, à semelhança do que já fez esta temporada nos Heat, substituindo Chris Bosh, quando este se encontrava lesionado ou ausente por motivos pessoais.
C - Dwight Howard (ORL): A posição onde existe menos discussão. O poste do Magic está um patamar acima dos restantes. Com 20.7 pontos, 15 ressaltos e 2.2 desarmes de lançamento por jogo, "Superman" é um autêntico "monstro" perto das tabelas. Nem os seus comentários públicos de que pretende rumar a outro franchise têm afectado o seu rendimento e da equipa de Orlando.

Qual o seu 5 ideal? Podendo perfeitamente ser este o 5 inicial dos EUA nos Jogos Olímpicos, existirá na sua opinião, alguma selecção com a mínima hipótese de discutir o resultado?

PS - Derrick Rose e Kevin Love, antes de qualquer outro jogador, não foram esquecidos. D-Rose esteve alguns jogos de fora por lesão, enquanto que um 5 ideal sem Durant ou Lebron, a jogarem a este nível, seria impensável, pelo que Love, apesar dos números extraordinários (25.5 pontos, 13.8 ressaltos por jogo), foi sacrificado.


A. Carvalho