Thursday, March 22, 2012

Lionel Messi, de outro planeta (Parte II): Com apenas 24 anos, é o melhor marcador da história do Barcelona (234 golos em 314 jogos)

Lionel Messi insiste em ser notícia, semana após semana. Há cerca de 15 dias, estabeleceu um novo recorde de golos marcados num jogo da Liga dos Campeões (ler aqui), sendo que na passada terça-feira, o seu nome passou a fazer (mais ainda) parte da história do Barcelona. Num clube por onde passaram algumas das maiores figuras do futebol mundial, o astro argentino, tornou-se, com apenas 24 anos, no melhor marcador de sempre da história do mesmo. Impressionante! Autor de um hattrick, na vitória por 5-3 do clube catalão frente ao Granada, Messi passou a somar 234 golos com a camisola dos blaugrana, ultrapassando César Rodríguez, que figurava no topo da lista, com 232 (numa recontagem realizada pelo próprio clube, foram retirados 3 golos ao avançado espanhol). Como se isso não bastasse, o avançado atingiu também a marca de 54 golos numa só temporada no futebol espanhol, feito nunca antes atingido por qualquer outro jogador (o máximo de golos era repartido entre o próprio Messi e Cristiano Ronaldo, ambos com 53). Se tivermos em conta o que ainda resta da presente temporada, o avançado pode ainda disputar as derradeiras dez jornadas de La Liga, a final da Taça do Rei, bem como pode somar mais cinco jogos, caso o Barcelona atinja a final da Liga dos Campeões, o que perfaz um total de mais dezasseis partidas. Existem portanto, fortes possibilidades para aumentar os seus números para valores inimagináveis, estratosféricos.

O recorde de golos em La Liga (na posse de Ronaldo, com 40), poderá ser ultrapassado na presente época, resta saber por qual dos dois futebolistas. No momento, Messi segue na liderança, com 34 golos, mais um que o avançado português.

Com a possibilidade (teórica) de disputir mais 16 encontros, conseguirá Lionel Messi atingir a impressionante marca de 70 golos esta temporada? Estaremos perante o maior duelo entre goleadores da história do futebol mundial? Considerando os grandes desportistas da história (Senna, Michael Jordan, Federer, Ali, etc) : em que patamar colocaria o argentino? Para o VM, independentemente de todos os recordes que Messi venha a bater e mesmo sendo indiscutível que é um dos 3 futebolistas com mais talento puro na história, o N.º1 pelo que jogava, pelo que representava e pelo carisma que tinha será sempre Maradona.

P.S: Em jeito de brincadeira, fazemos um desafio ao leitor. Dos 234 golos já alcançados pelo astro argentino com a camisola catalã, quantos foram obtidos através do já célebre "chapeuzinho" ao guarda-redes?

P.S (2): O VM já referiu várias vezes que não aprecia o Barcelona, mas desvalorizarem constantemente a carreira de Messi e de Guardiola apenas porque nunca saíram dos catalães é infantil e absurdo. Se estão num clube onde ganham sempre (inclusive na Liga dos Campeões) onde independentemente de quem seja o adversário são fiéis ao seu estilo de jogo, porque razão haveriam de sair? Porque razão necessitam de provar algo noutra Liga para demonstrarem que são os melhores (quando defrontam todos e vencem todos na Liga dos Campeões)? Ou Ferguson (é certo que teve uma boa passagem pelo Aberdeen), Giggs e Scholes também não podem estar entre os melhores porque nunca saíram do Man Utd?

A. Carvalho