Thursday, June 14, 2012

JOGADORES DO PASSADO – MICHAEL JORDAN

Nome: Michael Jeffrey Jordan
Data de Nascimento: 17 de Fevereiro de 1963 (49)
Nacionalidade: Norte-Americana
Altura: 198cm
Desporto: Basquetebol (NBA)
Posição: Shooting Guard

O próprio site da NBA afirma: ‘Por aclamação, é o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos’. Falamos claro, de Michael Jordan, o melhor jogador da história da modalidade e uma das figuras da história do desporto mundial. Foi sem dúvida um jogador que marcou uma era e uma geração, e agora é lembrado por todos os que o viram jogar como uma verdadeira lenda. Tudo começou na Universidade da Carolina do Norte, onde foi campeão universitário em 1982 e onde cedo deu mostras que podia ser uma verdadeira estrela. Chega à NBA escolhido pelos Chicago Bulls, na 3ª escolha da 1ª ronda do draft de 1984. Azar (ou não) de quem não o escolheu logo à 1ª, pois certamente não conseguiram descodificar o potencial que Jordan tinha para oferecer. Desde logo começou-se a notabilizar na Liga como um grande marcador de pontos, um óptimo defensor, assim como um dos jogadores com melhor impulsão na Liga, aspecto que pelo qual lhe apelidaram de ‘Air Jordan’. No entanto, o melhor ainda estava para vir e a década de 90 foi de ouro para Jordan e os Bulls. Juntos, conquistaram o primeiro título em 1991, ao qual se seguiram outros dois em 1992 e 1993. Começava-se a marcar uma era, que os adeptos da equipa de Chicago nunca mais esquecerão. Depois de dois anos em jejum (1994 e 1995), em que o mesmo se retirou e dedicou-se ao baseball, eis que Jordan e companhia (Phil Jackson, Scottie Pippen) voltaram à carga e conquistaram três títulos consecutivos. O domínio foi quase total nas épocas regulares e mais uma vez Jordan confirmou que era a maior estrela da Liga. ‘Air Jordan’ voltou a retirar-se em Janeiro de 1999, para depois voltar em 2001, desta vez ao serviço dos Washington Wizards. Foi o líder da equipa em várias categorias nessa época, mas o seu corpo já não aguentava uma Liga cada vez mais forte a nível atlético e no dia 16 de Abril de 2003 realizou o seu último jogo, em Philadelphia, saindo ovacionado por mais de 21 mil pessoas durante três minutos.

Na sua carreira, Jordan conseguiu médias de 30.1 pontos, 6.2 ressaltos e 5.3 assistências. Detém o recorde de melhor média pontual na fase regular (30.12 pontos por jogo), o recorde de melhor média pontual nos playoffs (33.45 pontos por jogo), foi considerado 5 vezes MVP da fase regular e 6 vezes MVP das Finais, foi convocado por 14 vezes para o All-Star, juntando dois títulos do concurso de afundanços (que diferença em relação às estrelas do presente) e ainda várias nomeações como um dos melhores defensores da Liga. São números impressionantes, mas a verdade é que Jordan conseguiu prestações memoráveis, como aquela no jogo 5 das Finais de 1997, em que sofria de um vírus e jogou com febre, jogando 44 minutos e apontando 38 pontos e 7 ressaltos. Fez ainda parte da selecção dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos em 1992, naquela que ficou conhecida como a ‘Dream Team’. Já vários jogadores foram comparados a Jordan (Kobe ou Lebron são exemplos) e o próprio afirmou que Rose poderá ser o seu sucessor. No entanto, muito dificilmente algum deles atingirá a excelência de Jordan e felizes são aqueles que presenciaram o melhor jogador de sempre da história do basquetebol.

VM - Muitos dos jogadores da actualidade começaram a jogar devido à inspiração que Michael Jordan representava, tendo por objectivo seguir as pisadas do seu ídolo. Um desportista inigualável, considerado por muitos como o melhor da história do desporto norte-americano (e Mundial) e um vencedor nato. Toda a sua carreira foi construída com o seu suor, trabalho árduo, dedicação e vontade de chegar mais longe. Quando se olha para trás, os seus números e títulos falam por si, contudo, as grandes jogadas individuais, as assistências decisivas e os jogos memoráveis ficarão para sempre no imaginário de quem viveu esta era.

Que memórias têm de Michael Jordan? Há dúvidas que foi o melhor jogador de sempre? Que diferenças existem entre ele e as estrelas actuais? Será possível alguma vez alguém atingir o nível de ‘Air Jordan’?