Thursday, June 14, 2012

FC Porto: O grande derrotado da 22ª jornada da Liga Zon-Sagres

Pese embora a vitória injusta do Benfica frente ao Paços de Ferreira e os triunfos "tremidos" de Braga e Marítimo, dos 5 da frente o único clube a perder pontos na jornada 22 foi o FC Porto. Empate frente à Académica no Dragão que não só relança a luta pelo título como volta a colocar Vítor Pereira no centro de toda a contestação por parte dos adeptos portistas. Mas será o técnico azul e branco o responsável pelo empate do Porto? Na nossa opinião este ir do 80 (jogo contra ao Benfica onde já era apelidado de mestre da táctica) ao 8 não faz sentido, no entanto, este encontro entre o líder do campeonato e a Briosa denotou mais uma vez alguns dos problemas deste Porto:
- Vítor Pereira mesmo quando coloca aquele que é na teoria o melhor 11 dos azuis e brancos, e faz alterações no sentido de ainda dar mais dinâmica ofensiva ao conjunto portista, como aconteceu no último sábado, é constantemente pressionado.
- James Rodríguez quando é titular raramente apresentou um bom rendimento esta época. A explicação parece óbvia, por norma o colombiano quando está no 11 inicial é colocado na esquerda e quando entra no decorrer da partida, fruto das condicionantes do jogo, tem mais liberdade para jogar no meio (posição onde rende mais).  
- Janko como o VM referiu quando foi contratado, mesmo considerando que com a sua altura vai fazer vários golos na nossa Liga, é um avançado sem qualidade para ser titular numa equipa como o Porto (ainda para mais quando no passado recente os azuis e brancos tiveram dianteiros da qualidade de Falcao e Lisandro). O austríaco é lento, tem pouca técnica e em termos de movimentações é inclusive inferior a Kléber.
- Alvaro e Rolando estiveram particularmente mal no último jogo. O uruguaio está a realizar uma época muito intermitente e em muitos jogos a qualidade técnica de Alex Sandro iria beneficiar mais o futebol dos azuis e brancos; já o central depois de ter sido competente a época passada esta temporada tem somado muitos erros e nesta fase é claramente a 4ª melhor opção para o centro da defesa portista.
- Moutinho e Lucho são os principais responsáveis pelas recorrentes fracas primeiras partes do Porto. Principalmente em casa, nos últimos jogos iniciaram a partida lentos, não conseguiram incutir uma dinâmica ofensiva e isso reflectiu-se no jogo portista. Na adversidade, ou seja, quando o conjunto azul e branco está a perder ou empatado, o português devido a ser um jogador limitado não consegue acrescentar nada em termos de visão de jogo e transporte de bola, já o argentino apesar da sua classe, visão de jogo e qualidade ao nível do passe não consegue desequilibrar individualmente na zona central. Aliás o único jogador com essa valia no Porto é precisamente James, e em muitos jogos, principalmente quando Hulk é anulado, faz falta aos portistas um elemento mais forte na zona central, com capacidade ao nível do transporte de bola, melhor tecnicamente no 1 contra 1, e capaz de criar desequilíbrios no meio, esse jogador era Belluschi, na ausência do argentino terá de ser El Bandido na posição de Moutinho a ocupar esse lugar.

Que balanço faz da jornada 22? Será Vítor Pereira o principal responsável pelo empate do Porto? Até quando James irá actuar num dos extremos? E na próxima partida dos azuis e brancos que jogadores irão substituir Hulk e Fernando? Terá este empate frente à Académica custado o título aos portistas?