Tuesday, March 13, 2012

E ainda a vergonha do Campeonato a 18 clubes sem descidas: Sporting e Nacional demonstraram a sua indignação, Porto também votou contra...Benfica e Braga não se manifestaram e assim ficaram de bem com os 8/9 clubes que são favorecidos com esta decisão

O alargamento da I Liga já em 2012/13 e a consequente decisão deste ano não haver descidas, mereceu três declarações de voto contra, por parte de FC Porto, Nacional e Sporting. Os 3 clubes declaram igualmente a intenção de impugnar a aprovação, Rui Alves referiu se tratar de uma vergonha e de ser uma «tentativa de perverter a integridade dos jogos da Liga, e disse ainda que «há dirigentes que deviam ter vergonha de andarem no desporto», manifestando-se revoltado com a «tamanha ilegalidade» ocorrida na assembleia-geral. Enquanto que Luís Duque afirmou que "O Sporting não se revê nesta decisão e votou contra. O campeonato deixa de ter credibilidade. Não lembra a ninguém que, em plena atividade do campeonato, deixe de haver praticamente competição. Ficaria ferida a competição na verdade desportiva", criticou. Também o director-geral da SAD, Antero Henrique, opôs-se a este alargamento, recuperando os argumentos que levaram muitos destes clubes a votar favoravelmente a redução dos campeonatos a 16 equipas em 2006/07, com base num estudo que, inclusivamente, aconselhava a progressiva diminuição dos participantes. Ora, no meio de tudo isto, a que se deve este silêncio de Benfica e Sp. Braga em relação a esta vergonha? Votaram a favor? Porque razão não se juntaram a Porto, Nacional e Sporting na tentativa de impugnar esta decisão? Ou tudo isto se explica com uma tentativa de agradar a equipas como o Olhanense, Rio Ave, Vit. Setúbal, Beira-Mar, Feirense e P. Ferreira (clubes que claramente foram beneficiados por esta decisão)? 

Recuperando o que os 3 candidatos ao título ainda vão jogar até ao fim do campeonato, parece claro, que depois da verdade desportiva ter sido severamente afectada com a decisão de ontem, nesta fase agradar a certas equipas pode ter a sua vantagem.

FC Porto: Nacional (fora), P. Ferreira (fora), Olhanense (casa), SC Braga (fora), Beira-Mar (casa), Marítimo (fora), Sporting (casa) e Rio Ave (fora).
Benfica: Beira-Mar (casa), Olhanense (fora), SC Braga (casa), Sporting (fora), Marítimo (casa), Rio Ave (fora), U. Leiria (casa) e V. Setúbal (fora).
SC Braga: Feirense (fora), Académica (casa), Benfica (fora), FC Porto (casa), P. Ferreira (fora), Olhanense (casa), Beira-Mar (casa) e Sporting (fora).

PS - O post está em português. Referimos que Sporting, Nacional e Porto além das três declarações de voto contra, declararam igualmente a intenção de impugnar a aprovação desta atentado à verdade desportiva. Braga e Benfica também podem ter votado contra, mas não manifestaram intenção de impugnar esta vergonha, nem fizeram nenhum tipo de declaração. Isto parece claro. Quanto ao resto. Questões ainda não são afirmações, como tal, evitem certo tipo de teorias da conspiração.