Tuesday, March 27, 2012

Corrida ao título - Um olhar sobre as últimas 6 jornadas do campeonato

O campeonato entrou na sua fase final e, quando faltam apenas 6 jornadas para terminar a Liga, Sp. Braga, FC Porto e Benfica mostram argumentos para uma disputa imprevisível. Neste momento, os minhotos estão no 1º lugar, com 1 ponto de vantagem para os dragões e 2 pontos para o Benfica. Beneficiando de uma fantástica série de 13 vitórias consecutivas, os minhotos seguem na liderança, enquanto que dragões e águias têm mostrado uma irregularidade gritante.

Vamos olhar para o calendário dos 3 conjuntos:

Sp. Braga – Benfica (f), FC Porto (c), Paços de Ferreira (f), Olhanense (c), Beira-Mar (c) e Sporting (f). Os minhotos conquistaram a liderança da Liga a 6 jornadas do final, contudo, serão 6 longos jogos até final. A visita ao Estádio da Luz e recepção ao FC Porto, logo de seguida, poderão ser decisivos para o que falta. Caso os gverreiros conquistem 6 pontos nestes dois jogos, então, ficarão bem próximo de um inédito título. As deslocações a Paços de Ferreira e a Alvalade também irão pesar nas contas finais dos minhotos, tendo pelo meio a recepção ao Olhanense e Beira-Mar.
FC Porto – Olhanense (c), Sp. Braga (f), Beira-Mar (c), Marítimo (f), Sporting (c) e Rio Ave (f). Quando foi feita esta análise, a 9 jornadas do fim, os dragões seguiam no 1º lugar e tinham 3 confrontos acessíveis pela frente, contudo, os empates frente a Académica e Paços, ditaram a perda da liderança. Se os dragões derrotarem o Olhanense, irão ganhar pontos aos dois rivais ou a um deles, pois Sp. Braga e Benfica vão se encontrar na Luz. Contudo, até final, as deslocações a Braga, ao terreno do Marítimo (os madeirenses querem assegurar o 4º lugar, que vale a melhor classificação de sempre) e a recepção ao Sporting poderão deitar tudo a perder para os dragões.
Benfica – Sp. Braga (c), Sporting (f), Marítimo (c), Rio Ave (f), U. Leiria (c) e Vit. Setúbal (f). Os encarnados perderam uma excelente oportunidade de subir ao 1º lugar, depois do empate no Algarve, frente ao Olhanense. Os próximos 15 dias serão mesmo os mais decisivos da temporada para o Benfica, com as partidas frente ao Chelsea, Sp. Braga, Chelsea e Sporting. Se o Benfica conquistar 6 pontos na jornada frente a gverreiros e leões, poderá aproveitar a embalagem e terminar com mais 4 vitórias na Liga (apesar da recepção ao Marítimo não ser fácil, bem como as deslocações a Vila do Conde e Setúbal). Em caso de deslize frente ao Sp. Braga e Sporting, os encarnados dificilmente poderão sonhar com o 1º lugar.

Quem está melhor posicionado para conquistar a Liga ZON-Sagres 2011-12? Poderá o Sp. Braga fazer uma proeza histórica? Ou FC Porto e Benfica, mesmo com alguns tropeções, irão conquistar o título? Poderão Marítimo e Sporting afectar decisivamente a luta pelo 1º lugar?