Monday, March 26, 2012

Braga não facilita e chega à liderança; Minhotos vencem à Académica e isolam-se no 1º lugar da Liga a 6 jornadas do fim do campeonato

Sp. Braga 2-1 Académica (Mossoró 35´ e Lima 45´; David Simão 61´)

O Braga neste momento é sinónimo de: 13 vitórias consecutivas e liderança do campeonato a 6 jornadas do fim da Liga Zon Sagres, com mais um ponto que o FC Porto e mais dois que o Benfica. Os minhotos sofreram (tiveram mesmo a estrelinha na parte final da partida), mas a verdade é que ao contrário dos rivais não facilitaram, derrotaram a Académica e chegaram ao 1º lugar. Este triunfo pode mesmo permitir aos gverreiros gerir a partida no Estádio da Luz no próximo sábado (um empate passa a ser um bom resultado, considerando que os braguistas ainda recebem o Porto). Os adeptos e a comunicação social foram menosprezando os gverreiros ao longo da época, mas este cenário a 6 jornadas do fim, apenas confirma o que o VM referiu há um mês atrás (ler aqui) e inclusive logo em Setembro (ler aqui): o Braga é um forte candidato a vencer a Liga.

No que diz respeito ao encontro, foi uma 1ª parte de domínio total do Braga. Os minhotos entraram com vontade de ganhar, pressionantes e com um Mossoró particularmente inspirado, foram traduzindo essa superioridade em golos. Primeiro pelo próprio brasileiro, através de um cabeceamento espectacular, depois pelo suspeito do costume: Lima, que correspondeu bem a uma assistência de Mossoró. No 2º tempo, a Académica entrou melhor, o Braga por sua vez foi recuando em demasia, perdeu intensidade, e os estudantes aproveitaram. David Simão (que antes já tinha proporcionado um bom movimento ofensivo) reduziu o marcador com um golaço fora da área (um dos golos da época), e os gverreiros começaram a acusar a pressão. Nos últimos minutos a Briosa pressionou, esteve perto de marcar (atirou ao poste e Quim na sequência desse lance fez mesmo a defesa da noite), mas a estrelinha de campeão acabou por proteger os minhotos. Em suma, um triunfo injusto considerando as oportunidades de golo da Académica e o péssimo futebol apresenta pelo Braga nos últimos 30 minutos, mas que premeia a boa 1ª parte dos minhotos. O 19º golo de Lima, líder isolado dos melhores marcadores, a excelente 1ª parte de Mossoró, a exibição de Quim (o melhor em campo), as decisões de Jardim ao colocar Djamal (justificou o recuo da equipa bracarense com o cansaço, mas o que é certo é que este encontro, ou melhor esta apatia foi uma fotocópia da recente partida frente ao Leiria, com a diferença de que a Académica apresenta outras armas. Posto isto, é importante reforçar que o Braga tem apenas menos 1 golo marcado que Benfica e Porto, e conquistou 39 pontos consecutivos algo que só Mourinho conseguiu) e António Salvador (vai mudando de treinadores, mas a qualidade e competência do conjunto minhoto não muda, neste momento o Braga é líder da Liga, tem o melhor marcador do campeonato, e tudo isto se deve ao trabalho efectuado pelo presidente braguista) foram os principais destaques desta partida. Da perspectiva dos estudantes, excelente 2ª parte, David Simão entrou bem na partida, Flávio Ferreira tirou um golo certo a Lima e foi competente na defesa, Ferreira esteve igualmente em destaque, e Edinho falhou o melhor lance da Briosa. Destaques?

Resultados/Inter - O Marítimo regressou ao 4º lugar, depois de bater o Gil Vicente por 3-2. Numa partida emocionante, os madeirenses marcaram primeiro por Heldon (3´), contudo, permitiram a reviravolta dos gilistas ainda antes do intervalo (Zé Luís 43´e Luís Carlos 44´). No segundo tempo, os suplentes Fidelis (62´) e Pouga (86´) consumaram a reviravolta final para os insulares; Na Premier League o Manchester United derrotou o Fulham por 1-0 e tem agora 3 pontos de vantagem para o Manchester City. Um golo de Rooney aos 42´ ofereceu o triunfo aos red devils; Já em Itália, Ranieri foi finalmente despedido do comando técnico dos nerazzurri, depois de mais uma derrota na Liga Italiana. O Inter ocupa neste momento um decepcionante 8º lugar e foram recentemente eliminados da Liga dos Campeões pelo Ol. Marselha. Andrea Stramaccioni, que venceu recentemente a NextGen (competição onde derrotou o Sporting), será o treinador interino. Conseguirá o Marítimo segurar o 4º lugar? O Man Utd é o mais forte candidato a vencer a Premier League? E, em relação ao Inter, será AVB o senhor que se segue?