Thursday, June 14, 2012

Académica empata no Dragão; FC Porto iguala a partida com um penalti já nos descontos e continua isolado na liderança

FC Porto 1-1 Académica (Hulk 90´+2 g.p.; Edinho 39´)

O FC Porto não fez melhor que um empate na recepção à Académica e viu a vantagem de três pontos fugir na frente do campeonato. Os dragões já desperdiçaram a margem de erro que tinham (pelo menos para o Sp. Braga) e ficam à espera de o que o Benfica possa fazer amanhã em Paços de Ferreira. O FC Porto apenas conseguiu marcar à Briosa da marca de grande penalidade, depois de uma primeira parte muito má e uma segunda mais pressionante.


Durante os primeiros 45 minutos assistiu-se a um jogo bastante lento por parte do FC Porto, perante uma Académica intransponível na defesa e sempre à procura de um contra-ataque. O primeiro lance de perigo foi mesmo para a Briosa, depois de uma boa arrancada de Saulo (rematou ao lado). Os dragões nunca conseguiram colocar em causa a baliza de Peiser, enquanto que Janko foi o primeiro a rematar para o FC Porto (39´), mas sem perigo. No lance seguinte, surgiu o golo da Académica. Novamente com Saulo em destaque, a cruzar para Edinho cabecear sem oposição para a baliza de Helton. O FC Porto tentou chegar ao empate de imediato, mas Hulk, isolado por James, tentou a assistência para Janko em vez do remate certeiro.

No segundo tempo, o FC Porto esteve mais perto da baliza de Peiser, com destaque para os desequilíbrios criados por Hulk. O brasileiro testou a sua pontaria de livre e, logo de seguida, conduziu a melhor ocasião de perigo dos dragões em todo o jogo. Cedric, num primeiro momento, e Nivaldo, num segundo momento, evitaram o golo do FC Porto. Os dragões atacavam apenas pelo flanco direito, com Hulk novamente a cruzar para um desvio de Diogo Melo (quase que marcava auto-golo). A partir dos 60 minutos, Vítor Pereira arriscou tudo para chegar ao empate, ao jogar apenas com Álvaro Pereira, Maicon e Djalma na defesa e com Janko e Kleber no ataque. João Moutinho rematou à trave, na sequência de um livre, enquanto que James ficou perto do golo, num remate à entrada da área. A Académica tentava responder em contra-ataque, contudo, sem grande qualidade nas transições. Os dragões pressionaram até final, chegando ao golo do empate após uma grande penalidade de Habib (o central da Académica saltou de braços abertos e a bola embateu na sua mão). Hulk, desta vez, não falhou e ofereceu um ponto ao FC Porto.

Destaques:

FC Porto - À semelhança do que aconteceu frente à U. Leiria e Feirense, os dragões voltaram a entrar na partida num ritmo bastante lento e que claramente favorece o adversário (para além de ter sido um ritmo lento, os dragões remataram poucas vezes à baliza de Peiser). Depois de oferecer 45 minutos de avanço à Académica (e um golo, ao contrário das duas partidas anteriores em casa), os dragões tiveram que correr atrás do prejuízo e foram felizes apenas aos 90 minutos. Dois pontos perdidos em casa, algo anormal para o FC Porto, ainda por cima, depois de vir da injecção de moral com a vitória no Estádio da Luz.

Académica - Depois do empate frente ao Benfica, a Briosa voltou a travar um grande, desta vez em pleno Estádio do Dragão. Uma partida bastante inteligente por parte da equipa de Pedro Emanuel, que soube explorar a maior lentidão do meio campo dos dragões. Com Hulk e James bem guardados durante os primeiros 45 minutos, a Académica conseguiu partir com perigo para o ataque, sempre com muitos elementos. Peiser esteve bastante seguro entre os postes, mas o destaque vai para a grande exibição de Habib, que ficou manchada com o lance da grande penalidade (fora isso, foi um gigante na defesa), Reiner Ferreira foi um bom complemento de Habib, enquanto que Adrien Silva e Diogo Melo estiveram tacticamente irrepreensíveis. Cédric e Edinho (100% eficaz) também se exibiram em bom nível.

Rolando - O defesa central português fez uma péssima exibição, com destaque para o golo sofrido pelos dragões (deixou Edinho cabecear à vontade). Para além disso, perdeu o duelo nas alturas com Edinho e ainda reagiu mal à sua substituição (não cumprimentou Kleber que ia entrar e estava visivelmente irritado no banco de suplentes). Para o VM, Otamendi e Maicon deveriam formar a dupla de centrais dos dragões, pois apresentam maior qualidade.

Hulk - O jogador do FC Porto mais inconformado na partida. O brasileiro andou escondido nos primeiros 45 minutos, contudo, parte do perigo causado pelo FC Porto no segundo tempo deveu-se a desequilíbrios causados por si. Testou o remate, colocou Nivaldo em situações de limite e ainda fez cruzamentos perigosos para área. No último minuto, teve a frieza para bater Peiser na marca dos 11 metros.

James Rodríguez - Depois das excelentes partidas vindo do banco de suplentes, Vítor Pereira concedeu-lhe a titularidade, contudo, o colombiano raramente apareceu para desequilibrar. Na primeira parte apenas realizou uma assistência para Hulk (o brasileiro ficou isolado), enquanto que no segundo tentou o remate por duas ocasiões. Esteve longe do melhor.

Janko - O austríaco foi completamente anulado por Habib e Reiner.

Lucho/Moutinho - Uma primeira parte desastrosa ao nível do passe e circulação de bola e uma segunda parte com maior transpiração do que qualidade técnica. Hoje os dragões poderão ter-se sentido das ausências dos seus dois médios mais criativos e com obrigação de fazer o transporte de bola.

Álvaro Pereira - No primeiro tempo raramente subiu no terreno (quando o fez, não levou perigo para a Acdémica) e no segundo, com a entrada de Kleber e Djalma, ficou apenas entregue a tarefas defensivas.