Thursday, June 14, 2012

FC Porto: O grande derrotado da 22ª jornada da Liga Zon-Sagres

Pese embora a vitória injusta do Benfica frente ao Paços de Ferreira e os triunfos "tremidos" de Braga e Marítimo, dos 5 da frente o único clube a perder pontos na jornada 22 foi o FC Porto. Empate frente à Académica no Dragão que não só relança a luta pelo título como volta a colocar Vítor Pereira no centro de toda a contestação por parte dos adeptos portistas. Mas será o técnico azul e branco o responsável pelo empate do Porto? Na nossa opinião este ir do 80 (jogo contra ao Benfica onde já era apelidado de mestre da táctica) ao 8 não faz sentido, no entanto, este encontro entre o líder do campeonato e a Briosa denotou mais uma vez alguns dos problemas deste Porto:
- Vítor Pereira mesmo quando coloca aquele que é na teoria o melhor 11 dos azuis e brancos, e faz alterações no sentido de ainda dar mais dinâmica ofensiva ao conjunto portista, como aconteceu no último sábado, é constantemente pressionado.
- James Rodríguez quando é titular raramente apresentou um bom rendimento esta época. A explicação parece óbvia, por norma o colombiano quando está no 11 inicial é colocado na esquerda e quando entra no decorrer da partida, fruto das condicionantes do jogo, tem mais liberdade para jogar no meio (posição onde rende mais).  
- Janko como o VM referiu quando foi contratado, mesmo considerando que com a sua altura vai fazer vários golos na nossa Liga, é um avançado sem qualidade para ser titular numa equipa como o Porto (ainda para mais quando no passado recente os azuis e brancos tiveram dianteiros da qualidade de Falcao e Lisandro). O austríaco é lento, tem pouca técnica e em termos de movimentações é inclusive inferior a Kléber.
- Alvaro e Rolando estiveram particularmente mal no último jogo. O uruguaio está a realizar uma época muito intermitente e em muitos jogos a qualidade técnica de Alex Sandro iria beneficiar mais o futebol dos azuis e brancos; já o central depois de ter sido competente a época passada esta temporada tem somado muitos erros e nesta fase é claramente a 4ª melhor opção para o centro da defesa portista.
- Moutinho e Lucho são os principais responsáveis pelas recorrentes fracas primeiras partes do Porto. Principalmente em casa, nos últimos jogos iniciaram a partida lentos, não conseguiram incutir uma dinâmica ofensiva e isso reflectiu-se no jogo portista. Na adversidade, ou seja, quando o conjunto azul e branco está a perder ou empatado, o português devido a ser um jogador limitado não consegue acrescentar nada em termos de visão de jogo e transporte de bola, já o argentino apesar da sua classe, visão de jogo e qualidade ao nível do passe não consegue desequilibrar individualmente na zona central. Aliás o único jogador com essa valia no Porto é precisamente James, e em muitos jogos, principalmente quando Hulk é anulado, faz falta aos portistas um elemento mais forte na zona central, com capacidade ao nível do transporte de bola, melhor tecnicamente no 1 contra 1, e capaz de criar desequilíbrios no meio, esse jogador era Belluschi, na ausência do argentino terá de ser El Bandido na posição de Moutinho a ocupar esse lugar.

Que balanço faz da jornada 22? Será Vítor Pereira o principal responsável pelo empate do Porto? Até quando James irá actuar num dos extremos? E na próxima partida dos azuis e brancos que jogadores irão substituir Hulk e Fernando? Terá este empate frente à Académica custado o título aos portistas?

Scott Brooks é o melhor treinador da NBA até ao momento

O All-Star Weekend, marcou a divisão entre a primeira metade da temporada e a segunda, pelo que o VM decidiu nomear o Rookie do Ano, sexto melhor jogador, defesa do ano, MIP (Most Improved Player), melhor treinador, MVP (Most Valuable Player) e o cinco ideal da NBA até ao momento.

Na opinião do VM, o melhor treinador da NBA até à data é Scott Brooks. O comandante da jovem equipa dos Oklahoma City Thunder tem feito um excelente trabalho com o bom leque de jogadores à sua disposição. Depois de uma presença na final da Conferência Oeste na temporada passada, lidera este ano, a mesma super competitiva conferência com um registo de 32 vitórias e 9 derrotas, facto que lhe permitiu também ser seleccionado como o treinador da equipa do Oeste no passado All-Star Game. Com algum vantagem em relação aos San Antonio Spurs, os Thunder estão em disputa com Bulls e Heat, pela liderança da tabela geral da liga. À boa classificação aliam também um basquetebol que é agradável para qualquer fã da equipa, e mesmo da própria liga. A completar o top-5 encontram-se Tom Thibodeau, Doug Collins, Gregg Popovich e Lionel Hollins. O treinador dos Chicago Bulls, é o timoneiro da equipa com o melhor registo da NBA até ao momento, que apesar de algumas lesões de elementos importantes, não tem visto o seu rendimento ser muito afectado. Collins e Popovich merecem também notas de destaque. O primeiro, treinador dos Sixers, pegou numa equipa jovem e transformou-a num dos conjuntos mais interessantes da liga. Ocupam o quarto lugar da Conferência Este, são uma das equipas que melhor defende, sendo que também já alcançaram vitórias por valores não esperados face a rivais directos (recentemente venceram Boston por 103-71, por exemplo). Por outro lado, o treinador de descendência sérvia, está a realizar mais uma grande época no comando dos "velhinhos" Spurs (2º lugar no Oeste). Hollins, depois de uma grande campanha nos playoffs no ano transacto, sem a sua principal estrela (Rudy Gay), consegue actualmente colocar os Grizzlies no 5º lugar do Oeste, numa época, onde ainda praticamente não contaram com outro dos seus principais jogadores, Zach Randolph. Qual o seu top-5? Na sua opinião, algum destes treinadores irá alcançar o tão desejado anel de campeão?

A. Carvalho

Académica empata no Dragão; FC Porto iguala a partida com um penalti já nos descontos e continua isolado na liderança

FC Porto 1-1 Académica (Hulk 90´+2 g.p.; Edinho 39´)

O FC Porto não fez melhor que um empate na recepção à Académica e viu a vantagem de três pontos fugir na frente do campeonato. Os dragões já desperdiçaram a margem de erro que tinham (pelo menos para o Sp. Braga) e ficam à espera de o que o Benfica possa fazer amanhã em Paços de Ferreira. O FC Porto apenas conseguiu marcar à Briosa da marca de grande penalidade, depois de uma primeira parte muito má e uma segunda mais pressionante.


Durante os primeiros 45 minutos assistiu-se a um jogo bastante lento por parte do FC Porto, perante uma Académica intransponível na defesa e sempre à procura de um contra-ataque. O primeiro lance de perigo foi mesmo para a Briosa, depois de uma boa arrancada de Saulo (rematou ao lado). Os dragões nunca conseguiram colocar em causa a baliza de Peiser, enquanto que Janko foi o primeiro a rematar para o FC Porto (39´), mas sem perigo. No lance seguinte, surgiu o golo da Académica. Novamente com Saulo em destaque, a cruzar para Edinho cabecear sem oposição para a baliza de Helton. O FC Porto tentou chegar ao empate de imediato, mas Hulk, isolado por James, tentou a assistência para Janko em vez do remate certeiro.

No segundo tempo, o FC Porto esteve mais perto da baliza de Peiser, com destaque para os desequilíbrios criados por Hulk. O brasileiro testou a sua pontaria de livre e, logo de seguida, conduziu a melhor ocasião de perigo dos dragões em todo o jogo. Cedric, num primeiro momento, e Nivaldo, num segundo momento, evitaram o golo do FC Porto. Os dragões atacavam apenas pelo flanco direito, com Hulk novamente a cruzar para um desvio de Diogo Melo (quase que marcava auto-golo). A partir dos 60 minutos, Vítor Pereira arriscou tudo para chegar ao empate, ao jogar apenas com Álvaro Pereira, Maicon e Djalma na defesa e com Janko e Kleber no ataque. João Moutinho rematou à trave, na sequência de um livre, enquanto que James ficou perto do golo, num remate à entrada da área. A Académica tentava responder em contra-ataque, contudo, sem grande qualidade nas transições. Os dragões pressionaram até final, chegando ao golo do empate após uma grande penalidade de Habib (o central da Académica saltou de braços abertos e a bola embateu na sua mão). Hulk, desta vez, não falhou e ofereceu um ponto ao FC Porto.

Destaques:

FC Porto - À semelhança do que aconteceu frente à U. Leiria e Feirense, os dragões voltaram a entrar na partida num ritmo bastante lento e que claramente favorece o adversário (para além de ter sido um ritmo lento, os dragões remataram poucas vezes à baliza de Peiser). Depois de oferecer 45 minutos de avanço à Académica (e um golo, ao contrário das duas partidas anteriores em casa), os dragões tiveram que correr atrás do prejuízo e foram felizes apenas aos 90 minutos. Dois pontos perdidos em casa, algo anormal para o FC Porto, ainda por cima, depois de vir da injecção de moral com a vitória no Estádio da Luz.

Académica - Depois do empate frente ao Benfica, a Briosa voltou a travar um grande, desta vez em pleno Estádio do Dragão. Uma partida bastante inteligente por parte da equipa de Pedro Emanuel, que soube explorar a maior lentidão do meio campo dos dragões. Com Hulk e James bem guardados durante os primeiros 45 minutos, a Académica conseguiu partir com perigo para o ataque, sempre com muitos elementos. Peiser esteve bastante seguro entre os postes, mas o destaque vai para a grande exibição de Habib, que ficou manchada com o lance da grande penalidade (fora isso, foi um gigante na defesa), Reiner Ferreira foi um bom complemento de Habib, enquanto que Adrien Silva e Diogo Melo estiveram tacticamente irrepreensíveis. Cédric e Edinho (100% eficaz) também se exibiram em bom nível.

Rolando - O defesa central português fez uma péssima exibição, com destaque para o golo sofrido pelos dragões (deixou Edinho cabecear à vontade). Para além disso, perdeu o duelo nas alturas com Edinho e ainda reagiu mal à sua substituição (não cumprimentou Kleber que ia entrar e estava visivelmente irritado no banco de suplentes). Para o VM, Otamendi e Maicon deveriam formar a dupla de centrais dos dragões, pois apresentam maior qualidade.

Hulk - O jogador do FC Porto mais inconformado na partida. O brasileiro andou escondido nos primeiros 45 minutos, contudo, parte do perigo causado pelo FC Porto no segundo tempo deveu-se a desequilíbrios causados por si. Testou o remate, colocou Nivaldo em situações de limite e ainda fez cruzamentos perigosos para área. No último minuto, teve a frieza para bater Peiser na marca dos 11 metros.

James Rodríguez - Depois das excelentes partidas vindo do banco de suplentes, Vítor Pereira concedeu-lhe a titularidade, contudo, o colombiano raramente apareceu para desequilibrar. Na primeira parte apenas realizou uma assistência para Hulk (o brasileiro ficou isolado), enquanto que no segundo tentou o remate por duas ocasiões. Esteve longe do melhor.

Janko - O austríaco foi completamente anulado por Habib e Reiner.

Lucho/Moutinho - Uma primeira parte desastrosa ao nível do passe e circulação de bola e uma segunda parte com maior transpiração do que qualidade técnica. Hoje os dragões poderão ter-se sentido das ausências dos seus dois médios mais criativos e com obrigação de fazer o transporte de bola.

Álvaro Pereira - No primeiro tempo raramente subiu no terreno (quando o fez, não levou perigo para a Acdémica) e no segundo, com a entrada de Kleber e Djalma, ficou apenas entregue a tarefas defensivas.

Leonardo Jardim merece a distinção de melhor treinador da Liga Zon-Sagres na presente época?

VM - A participação activa e construtiva dos leitores com comentários e cli na p.. é apenas uma valorização do nosso esforço. Apelamos para que os visitantes deixem o seu feedback com comentários (em alguns posts não chegam sequer aos 28) e com cli... na...p...nem chegam aos 3 (COMO SABEM NÃO ACEITAMOS COMENTÁRIOS DE ANÓNIMOS, INFANTIS, DE MENTECAPTOS E INCENDIÁRIOS. 

JOGADORES DO PASSADO – MICHAEL JORDAN

Nome: Michael Jeffrey Jordan
Data de Nascimento: 17 de Fevereiro de 1963 (49)
Nacionalidade: Norte-Americana
Altura: 198cm
Desporto: Basquetebol (NBA)
Posição: Shooting Guard

O próprio site da NBA afirma: ‘Por aclamação, é o melhor jogador de basquetebol de todos os tempos’. Falamos claro, de Michael Jordan, o melhor jogador da história da modalidade e uma das figuras da história do desporto mundial. Foi sem dúvida um jogador que marcou uma era e uma geração, e agora é lembrado por todos os que o viram jogar como uma verdadeira lenda. Tudo começou na Universidade da Carolina do Norte, onde foi campeão universitário em 1982 e onde cedo deu mostras que podia ser uma verdadeira estrela. Chega à NBA escolhido pelos Chicago Bulls, na 3ª escolha da 1ª ronda do draft de 1984. Azar (ou não) de quem não o escolheu logo à 1ª, pois certamente não conseguiram descodificar o potencial que Jordan tinha para oferecer. Desde logo começou-se a notabilizar na Liga como um grande marcador de pontos, um óptimo defensor, assim como um dos jogadores com melhor impulsão na Liga, aspecto que pelo qual lhe apelidaram de ‘Air Jordan’. No entanto, o melhor ainda estava para vir e a década de 90 foi de ouro para Jordan e os Bulls. Juntos, conquistaram o primeiro título em 1991, ao qual se seguiram outros dois em 1992 e 1993. Começava-se a marcar uma era, que os adeptos da equipa de Chicago nunca mais esquecerão. Depois de dois anos em jejum (1994 e 1995), em que o mesmo se retirou e dedicou-se ao baseball, eis que Jordan e companhia (Phil Jackson, Scottie Pippen) voltaram à carga e conquistaram três títulos consecutivos. O domínio foi quase total nas épocas regulares e mais uma vez Jordan confirmou que era a maior estrela da Liga. ‘Air Jordan’ voltou a retirar-se em Janeiro de 1999, para depois voltar em 2001, desta vez ao serviço dos Washington Wizards. Foi o líder da equipa em várias categorias nessa época, mas o seu corpo já não aguentava uma Liga cada vez mais forte a nível atlético e no dia 16 de Abril de 2003 realizou o seu último jogo, em Philadelphia, saindo ovacionado por mais de 21 mil pessoas durante três minutos.

Na sua carreira, Jordan conseguiu médias de 30.1 pontos, 6.2 ressaltos e 5.3 assistências. Detém o recorde de melhor média pontual na fase regular (30.12 pontos por jogo), o recorde de melhor média pontual nos playoffs (33.45 pontos por jogo), foi considerado 5 vezes MVP da fase regular e 6 vezes MVP das Finais, foi convocado por 14 vezes para o All-Star, juntando dois títulos do concurso de afundanços (que diferença em relação às estrelas do presente) e ainda várias nomeações como um dos melhores defensores da Liga. São números impressionantes, mas a verdade é que Jordan conseguiu prestações memoráveis, como aquela no jogo 5 das Finais de 1997, em que sofria de um vírus e jogou com febre, jogando 44 minutos e apontando 38 pontos e 7 ressaltos. Fez ainda parte da selecção dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos em 1992, naquela que ficou conhecida como a ‘Dream Team’. Já vários jogadores foram comparados a Jordan (Kobe ou Lebron são exemplos) e o próprio afirmou que Rose poderá ser o seu sucessor. No entanto, muito dificilmente algum deles atingirá a excelência de Jordan e felizes são aqueles que presenciaram o melhor jogador de sempre da história do basquetebol.

VM - Muitos dos jogadores da actualidade começaram a jogar devido à inspiração que Michael Jordan representava, tendo por objectivo seguir as pisadas do seu ídolo. Um desportista inigualável, considerado por muitos como o melhor da história do desporto norte-americano (e Mundial) e um vencedor nato. Toda a sua carreira foi construída com o seu suor, trabalho árduo, dedicação e vontade de chegar mais longe. Quando se olha para trás, os seus números e títulos falam por si, contudo, as grandes jogadas individuais, as assistências decisivas e os jogos memoráveis ficarão para sempre no imaginário de quem viveu esta era.

Que memórias têm de Michael Jordan? Há dúvidas que foi o melhor jogador de sempre? Que diferenças existem entre ele e as estrelas actuais? Será possível alguma vez alguém atingir o nível de ‘Air Jordan’?

OFICIAL: Javi Garcia renova pelo Benfica até Junho de 2018

Javi García, renovou, esta sexta-feira, o seu contrato com o Sport Lisboa e Benfica até 30 de Junho de 2018. O médio espanhol de 25 anos, anteriormente vinculado ao Clube da Luz até Junho de 2014, irá ficar em Portugal até completar 31 anos (caso cumpra o seu vínculo com os encarnados até ao fim). Boa decisão? Esta renovação por mais 4 épocas irá colocar um ponto final na especulação em torno do espanhol? Ou a sua saída no próximo defeso é ainda uma realidade? No ranking dos melhores jogadores do plantel encarnado, em que lugar colocaria Javi Garcia?

Sporting de Sá Pinto goleia o Vit. Guimarães; Leões aplicam festival de futebol ofensivo num encontro onde Jeffren fez um golaço e Wolfswinkel regressou aos golos

Sporting 5-0 Vit. Guimarães (Wolfswinkel 20´, Matias 49´ , Izmailov 70´ g.p. , Jeffren 80´ e 88´)

Os leões aplicaram "uma manita" ao Vit. Guimarães naquela que foi a melhor exibição do Sporting (em termos nacionais) esta temporada. O regresso de Jeffren à competição e logo com um bis (o espanhol, que como o VM refere desde o inicio da época, é juntamente com Izmailov e Elias, um dos 3 melhores jogadores do clube leonino), o golo de Wolfswinkel (o holandês não marcava para a Liga desde 6 de Novembro), e a qualidade técnica e táctica evidenciada pelo conjunto de Sá Pinto (depois do 4-3-3, e do 4-4-2 hoje voltou a demonstrar versatilidade táctica e actuou num 4-2-3-1 com Elias e Schaars à frente da defesa), foram os grandes destaques da partida.

No que diz respeito ao encontro, foi "uma das primeiras partes que passou mais depressa esta época" tal foi a dinâmica ofensiva aplicada pelas duas equipas. O Sporting conseguiu chegar primeiro ao golo por intermédio de Wolfswinkel, foi sempre mais esclarecido, e chegou ao intervalo a liderar com justiça. Destaque neste período para as duas excelentes intervenções de Nilson (remates de Wolfswinkel e Capel) e para a igualmente grande defesa de Patrício a remate de João Alves. No 2º tempo, Matias logo a abrir aproveitou um erro de Teles e fez o 2-0, e os leões iam juntado qualidade à eficácia. Izmailov quebrou o enguiço dos penaltis e fez o 3-0, Jeffren foi lançado por Sá Pinto e apontou 2 golos (ambos de excelente nível), e o Guimarães que apenas conseguiu responder uma vez por Edgar na 2ª parte (o brasileiro desperdiçou a melhor oportunidade dos vimaranenses no encontro) não conseguia suster o caudal leonino. Em suma, uma vitória justa da turma de Sá Pinto, perante um Guimarães que apesar da boa dinâmica até ao minuto 65, foi sempre um conjunto "muito passivo".


Destaques


Sá Pinto - Mais uma exibição a roçar a perfeição. Depois do encontro frente ao City esta foi a melhor prestação do Sporting em 2011-12, e mais uma vez com dedo do técnico leonino. A utilização do 4-2-3-1 com Elias, Schaars e Matias no meio dá claramente outra qualidade ao nível da posse de bola e nos jogos em casa, parece claro que favorece as intenções dos leões. A essa versatilidade táctica o treinador do Sporting conseguiu incutir alguns mecanismos nas transições defensivas e ofensivas que fazem do clube leonino uma equipa mais forte e mais organizada (o Sporting é neste momento a 2ª defesa menos batida da Liga).  Mesmo no que diz respeito às substituições Sá Pinto demonstrou inteligência, André Martins entrou numa fase onde os leões estavam a perder alguma clarividência no meio campo e Jeffren acabou por ser decisivo ao bisar. Em suma, parece claro que a turma de Alvalade nunca apresentou este fulgor físico esta época e tanta perfeição nos processos de jogo.

Vit. Guimarães - A necessidade de não perder pontos na corrida pelo 5º lugar e o recente triunfo frente ao Benfica perspectivavam outra intensidade do conjunto vimaranense no encontro de hoje, no entanto, os comandados de Rui Vitória foram sempre muito passivos e a goleada que sofreram acaba por não surpreender. Nilson (apesar de ter sido mal batido no 1º golo) com boas intervenções foi das melhores unidades; Urreta foi sempre o mais inconformado, mas no geral a prestação foi fraca.

Matias - É difícil apontar uma unidade que mereça o "rótulo de MVP", quando os leões estiveram a este nível, contudo, o chileno pela boa 1ª parte, pelo golo e a assistência fez por merecer essa distinção. Parece claro a todos que é um dos jogadores com mais potencial a jogar em Portugal, mas terá de uma vez por todas de demonstrar isso com uma continuidade de 5/6 jogos a um nível top (até agora a sua média é de 1 jogo bom a cada 7).

Xandão/Polga - Exibição segura e competente da dupla leonina. O 1º é cada vez mais o patrão da defensiva do Sporting e caso falhe a partida frente ao City devido a lesão será uma baixa de peso, ainda para mais, quando os leões evidenciaram tantos problemas com o forte jogo aéreo dos Citizens. Aliás, não será de todo surpreendente que face à ausência de João Pereira por castigo, seja A. Rodríguez ou Evaldo a ocuparem a posição de lateral direito no encontro da próxima quinta-feira (Arias como se sabe não foi inscrito por Domingos, e os leões necessitam de dar altura à sua equipa).

Elias/Schaars - Formaram a dupla de médios à frente da defesa leonina, e foi evidente que a qualidade de ambos deu outra dinâmica ao futebol do Sporting. Não será fácil a Sá Pinto conciliar Rinaudo, Matias, Schaars, Elias, Izmailov, Capel, Carrillo, Wolfswinkel e Jeffren no mesmo 11 (a menos que se mudem as regras no futebol), no entanto os 2 partem em vantagem nesta luta de 9 jogadores por 6 lugares.

Capel/Izmailov - O espanhol esteve "endiabrado" e foi das melhores unidades do Sporting. Continuamos a afirmar que decide mal 90% dos lances devido à sua falta de visão de jogo, mas a sua raça no encontro de hoje e capacidade em esticar o jogo (mesmo com 3-0 no marcador) foi notável; já o russo juntou a uma exibição competente a virtude de ter facturado de penalti (algo que para os lados de Alvalade nem sempre é regra).

Wolfswinkel/Jeffrén - Encontro marcante para os 2 jovens leoninos. O holandês regressou aos golos para a Liga (já não marcava desde 6 de Novembro e de bola corrida desde Setembro) e ainda juntou ao 8º golo no campeonato uma boa movimentação (como referimos nem sempre é bem servido, especialmente por Capel e João Pereira). Nilson ainda tirou 2 golos ao "Snipper"; por sua vez, o espanhol teve um regresso à competição brilhante com 2 golos espectaculares. O 1º com um remate 1ª fora da área, e o 2º fruto de uma boa jogada individual onde evidenciou a sua técnica e potência. 

DESPORTISTAS DO PASSADO – AYRTON SENNA

Nome: Ayrton Senna da Silva
Data de Nascimento: 21 de Março de 1960
Nacionalidade: Brasileira
Desporto: Fórmula 1

Quando em 2004 pediram a Frank Williams uma recordação, ele afirmou: “Era um homem ainda maior fora do carro do que quando estava dentro dele”. Esse homem era Ayrton Senna e as palavras fazem todo o sentido. Reconhecido por todos como um dos melhores pilotos de sempre (para muitos o melhor mesmo), Senna marcou uma geração e marcou a diferença na história do desporto motorizado. Um piloto excepcional e dos mais talentosos que pela Fórmula 1 passaram, bastante rápido, muito forte à chuva, o brasileiro travou uma das maiores rivalidades da história do desporto com o francês Alain Prost. Depois de ter começado nos karts e de ter ganho o campeonato inglês de Fórmula 3, chega à Fórmula 1 em 1984, contratado pela equipa Toleman. Desde logo começou a dar cartas, ajudando a equipa a alcançar resultados nunca anteriormente conseguidos, chegando a conquistar vários pódios. Em 1985 é contratado pela Lotus, uma equipa com outras ambições. Logo no 2º Grande Prémio da temporada, vence a sua primeira corrida na Fórmula 1, em Portugal. No entanto, vários problemas com o carro impediram-no de conseguir melhor do que um 4º lugar no campeonato, problemas esses que voltaram a repetir-se nas duas épocas seguintes. No entanto, em 1988 é contratado pela McLaren e aí começou-se a fazer história. Na equipa inglesa fez dupla com Alain Prost e logo no 1º ano conquistou o seu primeiro título mundial. O ano de 1989 foi polémico, com Senna a ser eventualmente prejudicado na penúltima corrida, em favor de Prost. As guerras com o seu companheiro de equipa e com o presidente da FIA, o francês Jean-Marie Balestre, amigo pessoal de Prost, começaram a ganhar contornos altamente polémicos. Em 1990 voltou a haver polémica no mesmo Grande Prémio, mas desta vez é Senna a sagrar-se campeão (Prost nesta altura já corria pela Ferrari). No ano seguinte revalida o título, mas não deixou de relembrar o incidente de 1989. Em 1992 teve bastantes problemas com o carro logo de início, mas foi uma temporada em que iniciou nova rivalidade, desta vez com ‘um tal’ de Michael Schumacher. No ano seguinte, devido ao que aconteceu na época anterior, o piloto brasileiro pensou em nem sequer correr, mas assinou um contrato especial, por cada corrida disputada. No entanto o carro não era tão bom como os outros e quedou-se pelo 2º lugar. Em 1994 chega à Williams (já depois de Prost ter saído de lá). Aí encontrou um carro rápido, mas bastante instável, resultando no domínio da Benetton e Schumacher no início da temporada. No entanto, eis que chega o fatídico dia de 1 de Maio de 1994, onde Ayrton Senna perdeu a vida. Disputava-se a 3ª prova da temporada, o Grande Prémio de San Marino em Ímola, corrida essa que esteve em risco devido à morte de outro piloto nos treinos do dia anterior. A corrida chegou a realizar-se e na volta nº 8, Senna perde o controlo do seu carro na curva Tamburello e embate com violência no muro lateral. O acidente provocou-lhe graves danos cerebrais, que resultaram na morte do piloto brasileiro. Um dia que os amantes da modalidade nunca mais esquecerão, sendo um dos dias mais tristes da história do desporto.

VM - Senna conquistou 3 Campeonatos do Mundo, 41 vitórias, 80 pódios, 65 Pole Positions e ainda 19 voltas mais rápidas. Apesar das polémicas, ninguém tem dúvidas que se tratava de um verdadeiro senhor, tanto dentro como fora da pista. Na memória de quem o viu correr, ficam as grandes corridas à chuva, as grandes qualificações e as grandes vitórias, que mostraram bem o seu enorme talento. O piloto brasileiro será sempre um ícone do desporto e principalmente uma referência não só para os brasileiros como para os portugueses (pelo menos para os colaboradores do Visão de Mercado), tal foi a forma como a sua carreira se ligou a Portugal e a maneira como conseguiu prender um país como o nosso à TV a torcer pelas suas vitórias. Que memórias têm de Ayrton Senna? Terá sido o piloto brasileiro o melhor de todos os tempos? As polémicas tiraram brilhantismo à sua carreira, ou foi ele o principal prejudicado?

José P. 

O 5 ideal da NBA até ao momento

O All-Star Weekend, marcou a divisão entre a primeira metade da temporada e a segunda, pelo que o VM decidiu nomear o Rookie do Ano, sexto melhor jogador, defesa do ano, MIP (Most Improved Player), melhor treinador, MVP (Most Valuable Player) e o cinco ideal da NBA até ao momento.
Na opinião do VM, o 5 ideal da NBA até à data, é composto por:

PG - Chris Paul (LAC): O base dos Los Angeles Clippers (19.8 pontos, 8.4 assistências, 3.6 ressaltos, 2.2 roubos de bola por jogo) tem protagonizado em conjunto com Blake Griffin, uma das duplas mais sensacionais da liga. Foi uma adição perfeita à equipa (a qual não seria?), permitindo que esta desse um salto qualitativo tremendo (se no ano passado nem sonhavam ir aos playoffs, este ano encontram-se na quarta posição da competitiva Conferência Oeste). É por muitos considerado o melhor PG puro da competição.
SG - Kobe Bryant (LAL): É o melhor marcador da liga (28.7 pontos por jogo). Só isso já seria suficiente para figurar na equipa ideal. Mas "Black Mamba" não se fica por aí. Mesmo com 33 anos e com já 5 anéis de campeão, parece ainda ter a motivação e a vontade de vencer de um jovem. Está a fazer uma grande temporada, sendo claramente o jogador mais da equipa dos Lakers.
Forward - Kevin Durant (OKC): MVP do último All-Star Game, "KD" é neste momento o jogador com maior facilidade em lançar ao cesto da NBA. Com médias de 28.1 pontos (2º da liga) e 7.9 ressaltos por jogo, é a estrela maior do forte conjunto de Oklahoma, que segue na liderança da Conferência Oeste.
Forward - Lebron James (MIA): É o jogador mais completo da competição. Com números fantásticos (27.7 pontos, 8.4 ressaltos, 6.7 assistências, 1.8 roubos de bola e 0.8 desarmes de lançamento por jogo), Lebron tem liderado a equipa de Miami numa luta taco a taco com Chicago pela liderança da Conferência Este. Para coexistir com Durant, pode perfeitamente jogar a power forward, à semelhança do que já fez esta temporada nos Heat, substituindo Chris Bosh, quando este se encontrava lesionado ou ausente por motivos pessoais.
C - Dwight Howard (ORL): A posição onde existe menos discussão. O poste do Magic está um patamar acima dos restantes. Com 20.7 pontos, 15 ressaltos e 2.2 desarmes de lançamento por jogo, "Superman" é um autêntico "monstro" perto das tabelas. Nem os seus comentários públicos de que pretende rumar a outro franchise têm afectado o seu rendimento e da equipa de Orlando.

Qual o seu 5 ideal? Podendo perfeitamente ser este o 5 inicial dos EUA nos Jogos Olímpicos, existirá na sua opinião, alguma selecção com a mínima hipótese de discutir o resultado?

PS - Derrick Rose e Kevin Love, antes de qualquer outro jogador, não foram esquecidos. D-Rose esteve alguns jogos de fora por lesão, enquanto que um 5 ideal sem Durant ou Lebron, a jogarem a este nível, seria impensável, pelo que Love, apesar dos números extraordinários (25.5 pontos, 13.8 ressaltos por jogo), foi sacrificado.


A. Carvalho

Bayern esmaga o Basileia com um 7-0 (póker de Mário Gomez); Marselha elimina o Inter e complica o Ranking de Portugal; No sorteio interessa ao Benfica evitar o Barcelona (o grande "papão" do futebol Mundial) e numa 2ª escala o Real e o Bayern

Bayern Munique 7-0 Basileia (Robben 11´e 80´, Muller 42´e Gomez 44´, 49´, 61´e 66´)
Os bávaros vingaram-se da derrota da 1ª mão com um contundente 7-0 frente ao campeão suíço, dias depois de terem aplicado 7-1 ao Hoffenheim. Um resultado que não surpreende, dada a valia do conjunto de Jupp Heynckes, grande candidato a vencer a Liga dos Campeões (tem apenas Barcelona num nível superior e Real Madrid ao mesmo nível). Tratou-se do resultado mais expressivo da história da Liga dos Campeões, numa fase a eliminar, com um grande Mario Gomez em destaque (fez um poker). Juntamente com o "panzer" alemão, Robben, Ribery e Muller foram setas apontadas à baliza do Basileia que não aguentou a forte pressão dos bávaros. Conseguirá o melhor ponta-de-lança da actualidade superar Messi na lista de melhores marcados da LC?

Inter 2-1 Ol. Marselha (Milito 75´ e Pazzini 90´+2; Brandão 90´)
Depois de um início de partida forte por parte dos nerazzurri, com algumas oportunidades para abrir o activo, seguiu-se um segunda parte sem grandes motivos de interesse, até aos minutos finais. Na primeira ocasião de golo para o Inter nos últimos 45 minutos, Diego Milito não perdoou e igualou a eliminatória (um lance bastante confuso, após pontapé de canto). Contudo, Brandão aproveitou grandes facilidades na defesa milanesa para bater Júlio César e qualificar os marselheses para os quartos-de-final. Pazzini ainda marcou de grande penalidade (Mandanda foi expulso), mas já era tarde para o Inter de Ranieri. Com este resultado, os franceses receberam um bónus de 1 pt nas contas do ranking e ficaram a apenas 0,001 pts de Portugal, na luta pelo 5º lugar. Sai Ranieri entra Villas-Boas?

Benfica - Já são conhecidas 5 das 7 equipas (APOEL, Barcelona, AC Milan, Bayern Munique e Ol. Marselha) que podem calhar em sorte aos encarnados no sorteio da próxima sexta-feira. O Barcelona será obviamente a equipa a evitar por todas e demais razões, enquanto que Real Madrid e Bayern Munique surgem num segundo nível. Apesar disso, nos jogos fora, tanto os merengues (então se for os que defrontaram o Rayo e o Bétis são presa fácil para os encarnados), como os bávaros são menos fortes, daí acreditarmos que o Benfica teria uma palavra a dizer. No que diz respeito às outras equipas, o ideal seria o APOEL, seguido do O. Marselha, no entanto, consideramos que o Benfica tem fortes hipóteses contra todas as equipas, menos o Barcelona (de longe a melhor equipa do Mundo). Qual o sorteio ideal para o Benfica? E que equipas deveria o clube da Luz evitar? 

Benfica derrota o Leiria apenas pela margem mínima (encarnados garantem o 2º lugar mas Cardozo não marcou, já os leirienses confirmam a descida de divisão); Braga segura o 3º lugar e o acesso aos playoffs da LC; Messi chega aos 50 golos na La Liga; Sp. Espinho campeão nacional de Voleibol; Kaia Kanepi conquista Estoril Open; Chelsea vence a Taça de Inglaterra

Benfica - Os encarnados derrotaram a União de Leiria por 1-0 e confirmaram o 2º lugar no campeonato. Por seu turno, com este resultado os leirienses foram despromovidos. Os encarnados conseguiram sair da Luz sem sofrer golos pela 2ª vez na Liga (a União podia ter marcado, mesmo assim já que Ogu e Shaffer desperdiçaram boas oportunidades), enquanto que Cardozo não conseguiu marcar qualquer golo (falhou 3 ocasiões clamorosas). Bruno César foi o único a conseguir bater Oblak (nova excelente exibição), de livre directo, à passagem dos 21 minutos, numa partida onde Jorge Jesus viu lenços brancos no final e o conjunto de Dominguez apesar de ter actuado com alguns juniores demonstrou bons pormenores. Destaques? Último jogo de Jesus ao serviço dos encarnados no Estádio da Luz? Como se explica uma exibição tão fraca perante uma equipa tão débil? 

Sp. Braga 1-0 Beira-Mar (Custódio 56´) - O Sp. Braga garantiu o 3º lugar e consequente apuramento para o playoff da Liga dos Campeões. Até que ponto este acesso à LC pode ter um impacto directo no próximo defeso (que jogadores podem entrar, permanecer e sair)?

Liga ZON-Sagres - Feirense 1-3 Vit. Guimarães (Buval 2´; N´Diaye 41´, Urreta 88´e Soudani 90´), Olhanense 0-0 MarítimoPaços Ferreira 2-2 Rio Ave (Melgarejo 18´e Alvarez 87´; João Tomás 8´e 89´), Académica 1-0 Vit. Setúbal (Edinho 41´), Nacional 3-1 Gil Vicente (Claudemir 45´, Keita 67´e Rondon 90´; Hugo Vieira 35´). VM - O Vitória assegurou o 6º lugar. O Olhanense também garantiu a sua melhor classificação em muitos anos (8º) e a Académica voltou a trocar de posição com o Feirense (1ª vitória nos últimos 16 jogos). Feirense ou Académica: Quem desce?

La Liga - O Real Madrid passou por grandes dificuldades em Granada, mas conseguiu vencer por 2-1, mesmo em cima do apito final. Jara inaugurou o marcador para os andaluzes, Cristiano Ronaldo empatou de grande penalidade e Cortes fez auto-golo nos descontos. Caso ganhem ao Maiorca, os merengues chegam aos 100 pontos. Em Barcelona, os blaugrana não tiveram dificuldades para bater o rival Espanyol, com Messi em destaque no jogo que assinalou a despedida de Guardiola de Camp Nou. O argentino foi o único marcador de serviço, realizando um poker. Em apenas duas jornadas, Messi converteu 4 grandes penalidades e chegou à marca estratosférica de 50 golos na Liga e 72 em todas as competições (bateu o recorde de Muller). A questão pichichi está revolvida? Será possível a algum jogador bater esta marca de Messi? Na luta pela Europa, o Atl. Madrid derrotou o Málaga por 2-1 e ainda acredita numa vaga na Liga dos Campeões. Maiorca, Levante e Osasuna vão entrar para a última jornada em posição de lutar pela Liga Europa, enquanto que na fuga à despromoção, vamos ter grandes emoções. Sp. Gijon e Saragoça estão nos lugares de descida, com 37 e 40 pts, respectivamente, enquanto que Rayo Vallecano (40 pts), Villarreal (41 pts) e Granada (42 pts) ainda não estão salvos. 

Bundesliga – O Bor. Dormund goleou o Friburgo (4-0) na última jornada da Liga Alemã e alcançou um máximo histórico de 81 pontos (nunca uma equipa passou dos 80 pts). O bicampeão terminou o campeonato com uma série de 23 vitórias e 5 empates. No fundo da tabela, o Colónia foi despromovido (juntamente com o Kaiserslautern), depois de perder 4-1 frente ao Bayern e de o Hertha ter vencido o Hoffenheim por 3-1 (a equipa de Berlim vai disputar um playoff). O Hannover vai juntar-se a Bayer Leverkusen e Estugarda na Liga Europa. Com a descida do Colónia, deverá algum português aproveitar a situação de Geromel?

FA Cup – O Chelsea conquistou a Taça de Inglaterra, depois de bater o Liverpool por 2-1. Ramires e Drogba marcaram para os londrinos, enquanto que Carroll reduziu para os reds. O Chelsea conquistou a sua 7ª FA Cup, a 4ª em 6 anos. 

Juniores – O Sporting passou para a liderança do campeonato (mais 2 pontos), depois de vencer na Madeira o Nacional por 3-2 e beneficiar da derrota do Benfica em Braga (2-3). Na última jornada, o Sporting recebe o Vit. Guimarães, enquanto que o Benfica recebe o Nacional.

Estoril Open – Kaia Kanepi venceu o quadro feminino, numa partida disputadíssima frente à espanhola Suarez Navarro. A atleta da Estónia perdeu o 1º set por 6-3, ganhou o 2º por 7-6 e o 3º por 6-4, contudo, Navarro teve dois match-points no tie break do 2º set. No quadro masculino, Del Potro (7-6 e 6-4 sobre Wawrinka) e Gasquet (2-6, 7-6 e 7-5 sobre Albert Ramos) vão discutir o troféu, depois de passarem por algumas dificuldades nas meias finais.

Giro de Itália – O jovem norte-americano Taylor Phinney (BMC) foi o mais rápido no prólogo de abertura da Volta a Itália. Os 8.7 km de Herning (Dinamarca) foram percorridos em 10´26, nove segundos mais rápido que o britânico Geraint Thomas. Destaque para o 10º lugar de Nelson Oliveira, a 27 segundos do norte-americano.

Moto GP - Miguel Oliveira fez o 3º melhor tempo na qualificação para o GP de Portugal em Moto 3. O piloto português apenas foi ultrapassado pelo alemão Sandro Cortese e o espanhol Maverick Vinales. No Moto GP, o campeão do Mundo Casey Stoner foi o mais rápido, ficando à frente de Dani Pedrosa e Cal Crutchlow. 

Voleibol - O Sp. Espinho sagrou-se campeão nacional de Voleibol, depois de derrotar o Benfica por 3-2 no Pavilhão da Luz. Foi o 18º título para os "tigres", que venceram pelos parciais de 25-23, 32-30, 12-25, 19-25 e 15-13. 

Mercado: Liga ZON-Sagres será de novo a competição mais apetecível para os clubes europeus; Patrício, Hulk, Gaitán, Álvaro Pereira, Neto, João Pereira podem ter feito a despedida do campeonato português

Aproxima-se o término oficial da época a nível de clubes, e consequentemente, a abertura do mercado de transferências está também cada vez mais perto. Neste defeso, à semelhança do que já tem acontecido nas derradeiras temporadas, Portugal será o país mais apetecível para os "tubarões" europeus, mas não só, clubes de segunda dimensão europeia, não deverão também deixar fugir boas oportunidade de negócio. As dívidas são muitas, os juros a pagar também (por exemplo, é dito que o SL Benfica necessita de vender todos os anos um jogador, para pagar os 20M€ de juros), os próprios jogadores vão demonstrando a ambição de disputir ligas com maior visibilidade, pelo que a Liga ZON-Sagres é por muitos usada como um trampolim. O nosso campeonato é excelente para os jovens sul-americanos darem os seus primeiros passos na Europa. A língua falada é semelhante, a comida é boa, e as condições climatéricas são agradáveis, o que permite uma melhor adaptação a um novo continente. Facto semelhante acontece com os jogadores africanos, que maioritariamente apostam no campeonato francês, para princípio de uma aventura europeia. Hoje em dia, inclusivamente futebolistas de campeonatos como o holandês, já olham para a Liga ZON-Sagres com outros olhos, já a consideram um campeonato superior à Eredivisie, o que pode ser explicado pelo quinto lugar ocupado pelo nosso país no ranking da UEFA, motivado pelos bons resultados recentes alcançados pelas nossas equipas, nas competições europeias. Algo extremamente importante, e decisivo na aposta em jogadores a actuar em Portugal, reside no facto dos nossos jogadores auferirem salários baixos comparativamente com a média europeia, o que leva a que os grandes clubes europeus prefiram investir 25/30M€ em Gaitan, do que 15M€ no Sneijder por exemplo (o prémio de assinatura e as comissões não podem também ser descartados). O jogador proveniente do campeonato português apresenta neste momento o "rótulo" de caro, mas de qualidade (R. Carvalho, Simão, Nani, e mais recentemente, Ramires, David Luiz e Lisandro). Além de que a motivação e o empenho em abraçar um novo projecto (não querendo colocar em causa o profissionalismo de ninguém), poderão levar a que jogadores de campeonatos teoricamente inferiores, apresentem uma maior vontade de aprendizagem e de interiorização de novas ideias, do que alguém com maior estatuto. Posto isto, Patrício, Hulk, Gaitán, Álvaro Pereira, João Pereira, Neto, entre outros, podem ter feito a despedida do campeonato português no passado fim de semana. Futebolistas com bastante mercado, não rejeitarão uma boa oportunidade (financeira e/ou clubística), de na próxima temporada vestirem outras cores. Inclusivamente os próprios clubes verão com bons olhos, a realização de transferências que lhes permitam arrecadar dezenas de milhões de €, para saneamento de dívidas e posteriores investimentos. Além dos citados, que outros jogadores poderão rumar a outros campeonatos? Que valores podem encaixar Braga, Sporting, Benfica e Porto em vendas de activos neste defeso? Qual o valor de mercado dos elementos citados? E por onde passa o seu futuro? Pondo-se o leitor na pele de um jovem jogador fora do continente europeu, escolheria o campeonato português para iniciar a aventura na Europa? 

A. Carvalho

Thunder na final da NBA (os campeões do Oeste derrotaram os Spurs depois de uma remontada espectacular); Benfica quer incluir Salvador Agra nas negociações com o Bétis

NBA - Pela 1ª vez, desde que o franchise se mudou para Oklahoma City, os Thunder conseguiram vencer a Conferência Oeste e carimbar o acesso para a final. Um triunfo incrível diante dos Spurs por 107-99 (estiveram a perder por 18 pontos) permitiu a Durant (34 pontos e uma segunda parte espectacular) e companhia entrar para a história (Westbrook foi decisivo na recuperação, Harden terminou bem o jogo e até Fisher voltou a deixar a sua marca). Do lado do conjunto de San Antonio (venceram 20 jogos seguidos mas perderam os últimos 4), Parker e Duncan deram tudo (Ginobili não esteve inspirado), Jackson esteve igualmente bem, mas isso não foi suficiente para superar OKC. Quem se vai juntar aos Thunder na final: Celtics ou Heat? Os OKC foram a equipa mais forte no Oeste este ano?

Benfica - O Bétis está interessado em Jara e Nolito, e os encarnados já fizeram saber aos responsáveis pelo clube espanhol que pretendem incluir Salvador Agra no negócio. Uma opção de compra é a hipótese mais falada, mas o extremo que custou 300 mil euros ao Bétis poderá mesmo rumar à Luz caso Nolito (o espanhol já manifestou o seu desejo em ir para a Andaluzia) seja transferido. Qual o valor de mercado de Nolito (os espanhóis acreditam que conseguem contratar o extremo por 4 milhões)? E no que diz respeito a Salvador Agra, como é que se explica que os clubes portugueses tenham perdido a hipótese de o contratar (conheça melhor as suas características aqui)?

Mercado - Claudio Yacob (Racing) pode assinar a custo zero pelo West Ham; AC Milan quer Thiago Alcantara no negócio Thiago Silva com o Barcelona; Inter que Thomas Muller (Bayern).

Breves - Faleceu Manolo Preciado, treinador que orientou o Sporting Gijón nas últimas épocas e ia ser apresentado como técnico do Villarreal; Segundo o jornal alemão "Bild", o selecionador da Alemanha, Joachim Low  não vai impedir os jogadores de fumar ou beber durante o Euro. Utilizar as redes sociais e  as visitas das respectivas esposas são as outras liberdades concedidas por Low. Concorda com esta política?; Consulte na página do Facebook do Visão de Mercado (ver aqui) o estilo "à patrão" de Balotelli.

Estoril sobe à I divisão; City com uma mão na Premier League; Thunder eliminam os campeões da NBA; Stoner vence GP Portugal; Del Potro sagra-se bicampeão do Estoril Open; Anderlecht conquista a Liga Belga; Benfica vence Taça de Portugal em Futsal

Premier League - O City derrotou fora o Newcastle por 2-0 com dois golos do costa-marfinense Yaya Touré e só precisa na última jornada frente ao QPR igualar o resultado do Man Utd no terreno do Sunderland. Na luta pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões, Arsenal (67 pontos), Tottenham (66), Newcastle (65) e Chelsea (61 mas menos 1 jogo) ainda lutam pelas duas vagas (podem ser só uma caso os Blues conquistem a LC) que restam.  O Man City (caso não facilite no último jogo) é um justo campeão? No Ranking dos melhores jogadores da actualidade em que lugar está Yaya Touré? E na luta pela LC quem vai levar a melhor?


Liga Orangina - O Estoril venceu o Leixões, no Estádio do Mar, por 1-0, e carimbou o regresso ao escalão principal do futebol português, de onde tinha saído em 2004/2005. Além da subida, o Estoril sagrou-se igualmente campeão. Na luta pela subida, Moreirense (51 pontos) e Aves (50) discutem a última vaga na próxima jornada. Na fuga aos lugares de descida tudo por decidir, já que Sporting da Covilhã, Freamunde, União da Madeira, Santa Clara, Portimonense e Arouca ainda podem descer. O Estoril foi a equipa mais forte? Quem vai acompanhar os estorilistas: Moreirense ou Aves? Quais os grandes destaques desta Liga Orangina?


Modalidades - O Benfica bateu o Modicus, por 2-1, na final da Taça de Portugal, em Futsal. Joel Queirós bisou e ajudou os encarnados a vencer a 5ª Taça do seu historial. Mark Cavendish, venceu ao sprint a segunda etapa da Volta a Itália. Taylor Phinney continua em 1º; Em Hóquei em Patins, o Sporting está de volta à 1.ª Divisão, nove anos depois da última presença, após bater a Turquel (5-3).

NBA - Os Thunder eliminaram os campeões Mavericks em apenas 4 jogos. Se nos 2 jogos em Oklahoma tudo se decidiu praticamente em cima do apito, em Dallas no 3º jogo os Thunder não deram hipóteses e no último um 4º período em grande de James Harden acabou por arrumar o assunto. Nos outros encontros os Spurs conseguiram a 3ª vitória frente aos Jazz, e os Clippers o 2-1 diante dos Memphis. 

Estoril Open - Naquele que foi o pior quadro masculino dos últimos anos, o argentino Juan Martin Del Potro (um dos favoritos do VM e dos poucos que pode se intrometer na luta pelo nº1 Mundial) passeou pela competição e sagrou-se bicampeão, derrotando na final o francês Richard Gasquet. Pouco público (pelo menos nas bancadas já que as tendas Vip´s estão sempre cheias), pouco equilíbrio e pouco espectáculo. Que balanço faz deste EO2012?

Resultados - O Anderlecht garantiu este domingo o título de campeão da liga belga (o 31º da sua história), ao empatar em casa com o Club Brugge; Já o Besiktas estragou a festa do Galatasaray ao empatar na casa do rival a 2 golos. No Chipre o AEL sagrou-se ontem campeão, a uma jornada do fim do campeonato. Foi o sétimo título da equipa de Limassol e o primeiro desde 1968. Dossa Júnior, Carlitos, Monteiro, Silas, Kaby Djaló, Henrique e Hugo Sousa, são os jogadores portugueses que representam o AEL.

Moto GP - Casey Stoner venceu este domingo, o Grande Prémio de Portugal. O piloto australiano, bateu Jorge Lorenzo (Yamaha), segundo classificado, e Dani Pedrosa (Honda), terceiro. Em Moto 3 destaque para o abandono de Miguel Oliveira (o português tem tido azar neste inicio de época). 

Melhor 11 da época 2011-12 - Médio: Hugo Viana

Podia ter sido Witsel, Schaars, Moutinho ou Rafael Miranda, mas é impossível ignorar o que produziu Hugo Viana, principalmente entre Novembro e final de Março. Durante esse período, o médio foi não só fundamental para a série de 13 vitórias consecutivas do Braga, como um dos 3 melhores jogadores a actuar em Portugal. O gverreiro protagonizou a melhor época da sua carreira (as estatísticas: 6 assistências e 2 golos, não traduzem a importância que teve no percurso dos minhotos), foi um dos 2 melhores jogadores do 3º classificado esta época, e com a sua visão de jogo, qualidade de passe e cultura táctica teve uma importância capital na estratégia de Leonardo Jardim (todo o jogo do Braga passou pelo internacional português, e a maneira como libertou o 10 Mossoró e apoiou o médio defensivo Custódio foi um dos segredos do sucesso do conjunto minhoto).

Leonardo Jardim deixa o Sporting de Braga

Falta apenas assinar a desvinculação para a saída ser oficial. Leonardo Jardim deixa o Sporting de Braga. O técnico madeirense tinha mais 2 anos de contrato, mas uma entrevista ao jornal "O Jogo" onde afirmou que o relacionamento com o presidente António Salvador era estritamente profissional, com poucos ou nenhuns contactos fora do contexto da equipa,  não agradou ao líder minhoto, e acabou por resultar na saída do treinador que apurou os gverreiros  para o "play-off" da Liga dos Campeões. Sérgio Conceição é o nome mais falado para substituir Jardim. VM - Parece claro que uma entrevista não seria motivo suficiente (mesmo juntando a esta as declarações em relação a Fernando Couto) para despedir o treinador que conduziu o Braga à 2ª melhor classificação de sempre da equipa bracarense. Jardim demonstrou qualidade em termos técnicos e tácticos, é um exemplo em termos de postura, e conseguiu esta época mesmo lutando contra orçamentos superiores, intrometer-se na luta pelo título e realizar um ano notável (o Braga liderava à 24ª jornada e acabou por perder a Liga devido a pormenores e tudo  isto com uma defesa totalmente renovada: Artur, Miguel Garcia, Silvio, Rodriguez, Paulão e Vandinho saíram no último Verão, e depois de um ano repleto de contrariedades: Baiano, Salino, Ewerton, Vinicius, Alan, Custódio, todos falharam vários jogos por problemas físicos). Como tal, algo que só Salvador poderá explicar estará certamente relacionado com esta decisão (o líder minhoto sempre demonstrou pouca paciência com os treinadores, no entanto, isso não impediu que tivesse sempre sucesso). No que diz respeito ao futuro, a saída de Jardim do Braga vai proporcionar algumas "novelas" nos próximos dias. Em 1º lugar, em relação ao seu sucessor. Sérgio Conceição parece ser o alvo, mas outros nomes podem ser considerados como Pedro Emanuel, Paulo Alves, José Peseiro, quem sabe o próprio Domingos. Em 2º lugar, caso Conceição rume a Braga quem o substitui no Olhanense: Fernando Couto, outro? Em 3º lugar, por onde passa o futuro de Jardim (técnico muito apreciado por Pinto da Costa e que tem sido associado ao Olympiakos juntamente com Vítor Pereira): FC Porto (com VP a rumar à Grécia), outro clube nacional, selecção, ou o estrangeiro?

Tuesday, June 12, 2012

Rep. Irlanda: Seleccionar italiano, futebol à italiana!

Dez anos depois da última participação internacional (Mundial 2002) e 24 anos depois da única presença num Europeu (1988), os irlandeses estão de volta às fases finais das grandes competições. A última fase de qualificação para o Campeonato do Mundo (2010), deixou marcas na selecção irlandesa, num playoff disputado frente à selecção francesa (a mão de Henry traiu os irlandeses), mas um grupo de qualificação com Rússia, Arménia, Eslováquia, Macedónia e Andorra abria boas perspectivas de apuramento. O 2º lugar permitiu disputar novo playoff, que foi ultrapassado sem problemas frente à Estónia.

Para o VM é a selecção mais fraca presente no Euro 2012 (alguns jogadores de qualidade média-baixa da Premier League, enquanto que os mais veteranos já passaram pela melhor fase das suas carreiras), contudo, conta com a experiência e matreirice de Giovanni Trapattoni, a que junta um elenco habituado a jogar sob pressão (Robbie Keane, Duff, O´Shea, Given, Dunne, entre outros). A equipa irá apresentar-se bastante contida em campo, jogando num bloco baixo e aproveitando o contra-ataque e as bolas paradas. Contando com o forte apoio do seu público, esta geração da Rep. Irlanda terá uma última oportunidade de se mostrar em provas internacionais. 

Lista de convocados: 
GR: Shay Given (Aston Villa), Keiren Westwood (Sunderland), David Forde (Millwall)
DEF: John O'Shea (Sunderland), Richard Dunne (Aston Villa), Sean St Ledger (Leicester City), Stephen Ward (Wolverhampton), Kevin Foley (Wolverhampton), Stephen Kelly (Fulham), Darren O'Dea (Celtic)
MED: Keith Andrews (WBA), Glenn Whelan (Stoke City), Darron Gibson (Everton), Damien Duff (Fulham), Aiden McGeady (Spartak Moscow), Stephen Hunt (Wolverhampton), Keith Fahey (Birmingham City), James McClean (Sunderland)
AVA: Robbie Keane (Los Angeles Galaxy), Kevin Doyle (Wolverhampton Wanderers), Simon Cox (WBA), Jonathan Walters (Stoke City), Shane Long (WBA)
11 provável (442): Given; St Ledger, O´Shea, Dunne e Ward; Andrews, Whelan, Duff e McGeady; Keane e Doyle VM - Um 11 bem constituído fisicamente (uma das grandes armas da equipa) e com grande experiência. Keane é o goleador da equipa, mas grande parte do sucesso da Rep. Irlanda no Euro estará na capacidade defensiva e na qualidade de McGeady. 
Estrelas: McGeady, Given e Robbie Keane
Objectivo: Ultrapassar a fase de grupos
Previsão do VM: Fica pela fase de grupos - Tendo como parceiros de grupo, a Espanha, Itália e Croácia, dificilmente os irlandeses vão somar os pontos necessários para ultrapassar a fase de grupos. Até onde irá a Rep. Irlanda? Poderá a experiência da Premier League e o poderio físico resultar em favor dos irlandeses? Qual será a principal figura dos irlandeses? Pior equipa presente no Euro?

Melhores Contratações da Época 2011/12 - Wolfswinkel (5º)

5º - Wolfswinkel: Tinha a tarefa de ser o homem-golo do Sporting nesta temporada. E embora não tenha deslumbrado (para muitos falhou demasiado no capítulo da finalização, para outros foi o principal prejudicado pelo sistema jogo leonino), a verdade é que Ricky van Wolfswinkel acabou por cumprir: melhor marcador dos leões no campeonato (14 golos) e na Liga Europa (6). No total, foram 25 golos que o jovem holandês marcou no seu primeiro ano em Portugal (apesar de ser bastante mais jovem bateu Liedson, Acosta e Yazalde...só Jardel nos últimos 30 anos conseguiu marcar mais no clube leonino na época de estreia), depois de ter trocado o Utrecht pelo Sporting num negócio que custou aos cofres leoninos pouco mais de 5M€. Foi ainda o 7º jogador mais utilizado do plantel às ordens de Sá Pinto, o que revela a sua importância no onze inicial, e demonstrou em todos os jogos uma entrega notável. A sua idade e as características físicas, técnicas e em termos de movimentação que apresenta dão-lhe muito espaço para evoluir, e em 2012-13 a perspectiva é que tenha um papel ainda mais decisivo no Sporting. Conseguirá o holandês melhorar os seus registos no próximo ano, caso fique em Alvalade?

A. Mesquita

Dê o seu feedback nas restantes posições (basta carregar no número)
-6º
-7º
-8º
-9º
-10º

Melhor 11 da época 2011-12 (a nível internacional) - Médio: Andrea Pirlo

Aos 32 anos, abraçou um novo projecto, aceitando a mudança de Milão para a Juventus. O sucesso de Andrea Pirlo em Turim foi visível, pois comandou uma equipa que andava arredada dos títulos ao Scudetto, sem qualquer derrota. A jogar a médio defensivo, a 2º médio ou a 10, liderou um meio campo bastante homogéneo (Marchisio e Vidal protagonizaram igualmente uma excelente temporada), pautando todo o jogo da equipa, com a qualidade que lhe é reconhecida, e juntando às excelentes exibições 3 golos e 14 assistências no campeonato. Muitíssimo inteligente, lendo na perfeição todos os lances (de cabeça levantada, parece que "joga de pantufas"), coloca a bola onde quer, destacando-se também ao nível das bolas paradas. O seu futebol renasceu nesta temporada, sendo que um bom Euro 2012 por parte da Itália passa de maneira evidente por aquilo que Pirlo vai dar à equipa. Melhor médio defensivo (de construção) do Mundo? No ranking dos melhores médios (6/8) da última década, em que lugar está Pirlo?

SAD do FC Porto com prejuízos de 22 milhões de euros (dragões só detém 55% do passe de James, 49% de Iturbe e 80% de Fernando); Carriço novamente associado ao Málaga; Fagner na mira do Benfica

FC Porto - A SAD azul e branca registou um prejuízo de 22,139 milhões de euros no terceiro trimestre da época desportiva de 2012/13. Outras notas do comunicado enviado à CMVM:
- Na imagem (os dados não constituem uma novidade) é possível constatar os direitos económicos e desportivos dos jogadores do plantel principal do FC Porto;
- SAD portista admite que vai tentar efectuar um valor relevante de mais-valias com vendas, para que a sociedade consiga atingir um resultado positivo no final do exercício;
- O Atlético de Madrid ainda deve 28,6 milhões de euros relativos às transferências de Radamel Falcao e Ruben Micael para o clube espanhol;
VM - A venda de Hulk, vai permitir equilibrar as contas? Como é que se explica que um clube que todos os anos realiza enormes encaixes financeiros ainda apresente prejuízos (maior orçamento de sempre, participação aquém das expectativas na LC, ou apenas o facto do Atlético ainda não ter cumprido com os pagamentos em relação a Falcao)?

Sporting - O interesse de Sevilha e Málaga em Daniel Carriço já é antigo (ler aqui), mas esta semana voltou a ganhar força. O líder do Sevilha avançou mesmo que não conseguiu convencer os leões a libertar o defesa, já o Málaga promete atacar o polivalente português nos próximos dias. VM - Voltamos a referir que a central é um jogador banal e que a médio defensivo é muito inferior a Rinaudo e inclusive aos adaptados Elias e Schaars, como tal, qualquer proposta a rondar os 2,5 milhões não deveria ser alvo de hesitações por parte dos leões (pois a tendência é que o seu passe desvalorize cada vez mais com o passar dos anos). Deverá o clube leonino vender Carriço? Qual o valor de mercado do defesa/médio?

Benfica - Segundo a imprensa brasileira, os encarnados estão particularmente atentos a Fagner, lateral direito do Vasco da Gama que termina contrato em Dezembro. VM - A custo zero seria uma boa opção para os encarnados. Lateral muito rápido, bastante ofensivo e que podia ser uma alternativa a Maxi. O facto de estar com alguns meses de salários em atraso pode ajudar nas pretensões das águias, no entanto, o Benfica é apenas um dos vários clubes interessados no jovem de 22 anos que pode ser chamado pela selecção brasileira num futuro próximo. Boa opção? Deverá o Benfica contratar uma alternativa para Maxi Pereira? Ou a solução passa pelo regresso de Wass? Noutro âmbito, o clube da Luz fez saber ao Vasco da Gama que só aceita ceder Fellipe Bastos e Éder Luis em definitivo (os cariocas não devem ter capacidade financeira para os adquirir).

Mercado - Ronaldinho Gaúcho rescindiu contrato com o Flamengo e é um jogador livre. O tribunal deu razão ao craque brasileiro, que reclama 16 milhões de euros em salários em atraso e direitos de imagem; Nilmar (Villarreal) mostra vontade em regressar ao Internacional; PSG quase a garantir Lavezzi pensa ainda em Maicon e Rooney.

Breves - A seleção portuguesa qualificou-se hoje para a fase final do Europeu de sub-19 de futebol, ao bater a Ucrânia, por 3-0, no último jogo do grupo 4 da fase de apuramento, disputado no Estádio Algarve. A fase final do Campeonato da Europa de sub-19, será disputado na Estónia, entre 03 e 15 de Julho. VM - Excelente oportunidade para Tiago Ferreira, Ilori, Cafu, Bruma, Cá, João Mário, Iê, Esgaio, Tó Zé, Betinho, entre outros, brilharem. Esta geração é bem mais talentosa que a que foi finalista do último Mundial sub-20 (veremos é se estes jovens vão ser melhor aproveitados ao nível sénior). O único aspecto negativo é que vão perder uma boa oportunidade de fazerem a pré-época nos respectivos clubes; Em Roland Garros, após uma batalha de 5h41min, Paul-Henri Mathieu derrutou John Isner ("o rei das maratonas" por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (2/7), 6/4, 6/4, 3/6 e 18/16, naquela que foi a  2ª partida mais longa da história do torneio francês (nos outros encontros os favoritos passaram todos à próxima fase); Lampard falha ao Euro 2012, devido a lesão (consulte a lista da Inglaterra aqui!)

Melhores Contratações da Época 2011/12 - Witsel (2º)

2º - Witsel: Veio do Standard de Liège por mais de 6,5M€, foi apelidado pelo VM como o "reforço bomba" desta temporada, e compensou cada euro que o Benfica pagou pela sua contratação. Forte fisicamente (186cm; 80Kg), foi fundamental no onze encarnado (Jesus não abdicou dele em momento algum, sendo o 3º jogador mais utilizado no plantel encarnado) e espalhou classe na nossa liga e também nos jogos da Liga dos Campeões. Aliás, foi nos grandes jogos que o internacional belga brilhou mais alto (ler aqui). Joga com uma calma, uma tranquilidade e segurança que não são naturais num jovem de 23 anos. Ataca, defende, apresenta uma protecção de bola e controla o jogo do Benfica numa primeira fase, de uma maneira notável, e apenas o seu "apagamento" em alguns encontros (principalmente os de menor relevância) "manchou" a sua 1ª época nos encarnados (acreditamos que ainda pode dar muito mais). Witsel poderá render mais no próximo ano, caso fique em Portugal? Aos 23 anos, o belga tem tudo para deixar a sua marca na história do emblema encarnado. Independentemente do que protagonizaram esta época, no Ranking dos melhores jogadores que actuam em Portugal, em que lugar está o médio do Benfica?

A. Mesquita

Desafio aos leitores: Indique os 5 principais "Flops" e as 5 maiores Desilusões da Liga Zon-Sagres 2011-12

O que propomos aos nossos leitores é que nomeiem os 5 jogadores (até podem estar há mais de 5 anos no seu clube como Polga, Luisão ou Hulk) que mais desiludiram - considerando as expectativas que depositavam nos mesmos, o que já provaram no passado, até mesmo (no caso dos elementos mais jovens) numa perspectiva de futurologia e acreditar que  esta podia ser a época de afirmação -  no presente ano em Portugal. E que por outro lado indiquem quais foram os 5 principais "Flops" da Liga Zon-Sagres 2011-12, levando em linha de conta o que custaram, a sua cotação e o pouco ou nada que produziram?

Desilusão: Nico Gaitán
"Flop": Bojinov

Desafio aos leitores: Qual foi o melhor 11 do Ano na La Liga?; Escolhe o leitor...

Considerando apenas o que fizeram em 2011-12 (pedimos que ignorem a qualidade, por exemplo Pique, Kaká e Pedro, este ano pouco jogaram, e como tal não merecem ser nomeadso), qual foi o melhor 11 do Ano na La Liga? O melhor jogador? O jogador revelação? O melhor treinador? E o elemento que mais desiludiu?

Noutro âmbito, voltamos a recuperar uma rubrica que temos adoptado nos últimos tempos.

Escolhe o leitor...
Próximos post´s?
?

VEREMOS É SE DEPOIS O FEEDBACK É AO NÍVEL (EM TERMO DE QUANTIDADE) DOS PEDIDOS. MUITOS POSTS NÃO CHEGAM AOS 20 COMENTÁRIOS E OS CLI...NA P...NEM AOS 5. O OBJECTIVO É OS LEITORES PEDIREM POSTS QUE QUEIRAM DEBATER E COMENTAR (O QUE NÃO TEM ACONTECIDO).

Como já frisamos anteriormente o VM não é um blog/site de notícias, mas sim um espaço onde transmitimos a nossa visão sobre os mais diversos temas. Se os comentários são inexistentes (DEVIAM SER 100 POR EM CADA POST), o nosso esforço deixa de fazer sentido e como tal iremos reduzir o nº de posts, pois a base que é o debate e troca de ideias não existe...as noticias que marcam a actualidade (e até agora temos abordado tudo que para nós é pertinente) são apenas um complemento no nosso projecto.

Espanha: O "alvo a abater"

A selecção espanhol era tida por muitos como aquela que chegava às fases finais das grandes competições e depois falhava rotundamente. Contudo, tudo mudou em 2008, quando finalmente os espanhóis conquistaram o Europeu na Suíça e Áustria (a conquista de 1964 foi noutra era). Dois anos volvidos, a conquista do campeonato do Mundo elevou esta geração de craques espanhóis à melhor de sempre no seu país e a uma das melhores da história do futebol. Na Polónia e Ucrânia abre-se espaço para tentarem mais um feito. Contudo, a tarefa não vai ser fácil, pois como campeões da Europa e do Mundo, a Espanha será o alvo a abater pela concorrência. Del Bosque tem nos 23 convocados dois top-5 mundial (Iniesta e Xavi), grande qualidade em todos os sectores, restando saber como é que a Espanha vai sentir a ausência de um dos seus líderes (Puyol) e do seu melhor goleador em fases finais (Villa).

Lista de convocados:
GR: Casillas (Real Madrid), Valdés (Barcelona) e Reina (Liverpool)
DEF: Arbeloa (Real Madrid), Juanfran (At. Madrid), Sérgio Ramos (Real Madrid), Pique (Barcelona), Albiol (Real Madrid), Javi Martínez (At. Bilbau) e Jordi Alba (Valencia).
MED: Busquets (Barcelona), Xabi Alonso (Real Madrid), Xavi (Barcelona), Iniesta (Barcelona), Cazorla (Málaga), Mata (Chelsea), Silva (Man. City) e Fàbregas (Barcelona)
AVA: Navas (Sevilha), Pedro (Barcelona), Llorente (At. Bilbau), Torres (Chelsea) e Negredo (Sevilha)
11 provável (4231):  Casillas; Arbeloa, Ramos, Pique e Alba; Busquets, Xabi Alonso, Xavi, Iniesta e Silva; Torres. VM - O 11 espanhol não tem nada que enganar, pois existem poucas mexidas em relação às últimas competições. Face às ausências de Puyol e Villa (por lesão) e de Capdevilla, Del Bosque vai colocar Arbeloa, Alba e Silva. Um meio campo de classe mundial, com um Torres à procura dos melhores momentos (relembramos que "El Niño" ofereceu o título europeu à Espanha em 2008).
Estrelas: Xavi, Iniesta, Silva e Pique
Objectivo: Título
Previsão do VM: Final - Com um plantel de luxo e um grande entrosamento entre todos os elementos, espera-se que a Espanha chegue novamente à final do Europeu. Até onde irá a Espanha? Conseguirão os espanhóis conquistar novo título internacional, depois do Euro 2008 e Mundial 2010? Quem os poderá travar?

PS - Juanfran que só este ano foi adaptado a lateral direito no Atl. Madrid substitui o lesionado Iraola, já a presença de Navas e Pedro que fizeram uma época inferior a Muniain, e de Torres e Negredo em detrimento de Soldado e Adrián, considerando o que  protagonizaram esta temporada acaba por ser injusta (não está em causa a qualidade de Pedrito e de El Nino, aliás até acreditamos que podem ser importantes na competição). No restante, acaba por ser a convocatória esperada (a presença de Albiol que nos últimos 2 anos praticamente não jogou é apenas para contrariar a política do VM de só convocar titulares e para dar razão aos que argumentam contra ao nosso critério, do género "Se os campeões do Mundo convocam suplentes, porque razão as outras selecções não podem fazer o mesmo").

Rep. Checa: Segurança de Cech, talento de Rosicky e poder de finalização da dupla Baros-Necid, será suficiente para os checos repetirem o sucesso do passado?

Desde a independência em 1993, os checos nunca falharam uma presença num Campeonato da Europa. Com mais ou menos craques, a verdade é que a máquina checa tem sempre o Europeu como mira. Depois da fantástica estreia em 1996 (perderam a final no prolongamento), seguiu-se uma fraca prestação em 2000, nova mostra de qualidade em 2004 (futebol ofensivo bastante interessante) e outra fraca prestação em 2008. Seguindo a lógica, o ano de 2012 seria novamente glorioso para a Rep. Checa, contudo, dificilmente poderão repetir a passagem pelas meias finais do Europeu. Apesar de contar com nomes interessantes, como Cech (considerado o melhor guarda-redes do Ano para o VM), Rosicky (caso esteja nas melhores condições físicas), Necid, Baros, Hubschman e Kadlec, esta Rep. Checa está longe de apresentar a qualidade futebolística dos seus antecessores. No entanto, o grupo A promete grande equilíbrio e o estatuto de "outsider" irá retirar pressão aos checos (em 2008, a crítica até referia que os checos iam ficar à frente de Portugal no grupo, mas no fim, nem sequer ultrapassaram a fase de grupos). 

Lista de convocados:
GR: Petr Čech (Chelsea), Jaroslav Drobný (Hamburgo) e Jan Laštůvka (Dnipro Dnipropetrovsk)
DEF: Theodor Gebre Selassie (Slovan Liberec), Roman Hubník (Hertha Berlim), Michal Kadlec (Bayer Leverkusen), David Limberský (Viktoria Plzeň), Tomáš Sivok (Beşiktaş) e Marek Suchý (Spartak Moskva)
MED: Vladimír Darida (Viktoria Plzeň), Tomáš Hübschman (Shakhtar Donetsk), Petr Jiráček (Wolfsburg), Daniel Kolář (Viktoria Plzeň), Milan Petržela (Viktoria Plzeň), Václav Pilař (Wolfsburg), Jaroslav Plašil (Bordéus), František Rajtoral (Viktoria Plzeň) e Tomáš Rosický (Arsenal FC)
AVA: Milan Baroš (Galatasaray), David Lafata (Jablonec), Tomáš Necid (CSKA Moscovo), Tomáš Pekhart (Nürnberg) e Jan Rezek (Anorthosis).
11 provável (442): Cech; Gebre Selassie, Hubnik, Sivok e M. Kadlec; Hubschman, Rosicky, Pilar e Plasil; Baros e Necid VM - Baros e Necid formam uma dupla de respeito na frente de ataque, Cech é um dos melhores guarda-redes do Mundo , mas o sucesso da Rep. Checa passa muito pelo momento de forma de Rosicky. Se o médio do Arsenal estiver a 100% (o que tem sido raro nos últimos tempos) as hipóteses dos checos aumentam consideravelmente.
Grupo A: Grécia, Polónia e Rússia
Estrelas:  Čech, Rosický e Baros
Objectivo: Ultrapassar a fase de grupos
Previsão do VM: Fica pela fase de grupos - Apesar de contar com Cech, Rosicky e Baros, pensamos que não chegará para ultrapassar o grupo A. Até onde irá a Rep. Checa? Conseguirão repetir os feitos de 1996 e 2004?

Jogador do Ano na Liga Zon-Sagres 2011-12: Hulk

Não protagonizou uma época "estrondosa", mas no momento da decisão disse "presente" e foi absolutamente decisivo na vitória do FC Porto no campeonato. Nas últimas 10 jornadas, marcou na Luz, em Braga, na Madeira ao Marítimo, e em casa frente ao Sporting. Um último terço de campeonato a justificar a sua alcunha de "Incrível" (9 golos em 10 jogos, sendo que 5 foram de penalti, e uma prestação em termos exibicionais claramente a levar o conjunto azul e branco "ao colo"). Aos golos (3º melhor marcador no campeonato), juntou as assistências (nº 1 da Liga), a liderança (o Porto melhorou quando Hulk assumiu a braçadeira de capitão), e a demonstração que é de longe o melhor jogador a actuar em Portugal (praticamente sozinho deu o título ao FC Porto, ler aqui). Considerando que Hulk foi o melhor jogador esta época, quem completa o pódio? Conseguirá o Incrível potenciar o seu futebol da mesma maneira noutra Liga? No ranking dos melhores jogadores da actualidade, em que lugar está o internacional brasileiro?

Melhor 11 do Ano (carregue nas posições e dê o seu feedback):
- Guarda-redes
- Lateral Direito
- Defesa Central (lado direito)
Defesa Central (lado esquerdo)
Lateral Esquerdo
- Médio Defensivo 
Médio
Médio Ofensivo
Extremo Direito
Extremo Esquerdo
- Avançado

Monday, June 11, 2012

"Revelações" da época 2011-12 a nível internacional: John Guidetti (6.º); Lebron James eleito o MVP da fase regular; Sporting vence campeonato nacional de Juniores

A aposta nos jovens jogadores, que precisam de tempo de jogo para evoluir, não é possível num clube que viva exclusivamente de resultados. John Guidetti, de 20 anos (feitos há menos de um mês), foi a vítima da política de um dos novos ricos do futebol europeu. Sem espaço no Manchester City, foi emprestado ao Feyenoord, e com excelentes resultados. Naquela que é praticamente a sua 1ª época em termos seniores, o "Rooney da Suécia", como é conhecido, foi a grande figura do conjunto de Roterdão e revelou-se um jogador com um killer instinct muito interessante, marcando golos (somou 20 na Eredivisie, falhando os últimos jogos por lesão) de todas as maneiras e feitios. Forte fisicamente (1m85), rápido, de boa técnica, é um avançado com um sentido de oportunidade notável. Uma boa notícia é que o empréstimo ao Feyenoord permitiu que demonstrasse todo o seu potencial e cativasse a atenção de outros emblemas (não deverá voltar a Inglaterra). A má notícia é que em princípio falhará o Euro por lesão, desfalcando a selecção sueca. Sucessor de Ibrahimovic? Tendo em conta a recente aposta no mercado holandês por parte dos emblemas nacionais, poderá Guidetti continuar a sua carreira em Portugal? Considerando o que atingiu esta temporada (fez a época toda com 19 anos) até onde poderá chegar este avançado em termos de referência na sua posição?

NBA - Lebron James, foi eleito pela 3ª vez na sua carreira o MVP da fase regular. O SF dos Heat iguala assim Moses Malone, Larry Bird e Magic Jonhson que também foram nomeados por 3 vezes (Michael Jordan foi eleito por 5 vezes e Kobe Bryant apenas uma vez). Prémio justo? Ou Kevin Durant justificava a nomeação? 

Breves - O Sporting sagrou-se, este sábado, campeão nacional de juniores. Os leões (conheça melhor os jogadores e as suas características aqui) derrotaram o Vit. Guimarães por 3-1 (o momento decisivo desta fase final foi a derrota do Benfica em Braga na passada jornada) e conquistaram assim o 6º título neste escalão nos últimos 8 anos (o 16º na história do clube leonino); O FC Porto recebeu e venceu o Benfica por 77-71 no primeiro encontro da final do campeonato de basquetebol; No Giro, a 1ª etapa a terminar no alto foi ganha por Paolo Tiralongo (Astana), o italiano superou Michele Scarponi nos metros finais da subida de segunda categoria de Rocca di Cambio. Na geral, Ryder Hesjedal tornou-se no primeiro canadiano a vestir a camisola rosa de líder da Volta a Itália. Por último, o Sporting venceu o Corinthians, por 4-3, na primeira jornada do 2.º Mundialito de clubes de futebol de praia, que se está a disputar em São Paulo.