Saturday, April 14, 2012

Nico Gaitán: Época "para inglês ver"; Apagamento interno colidiu com a explosão e garra demonstrada na Liga dos Campeões...talento e mercado podem resultar na sua última temporada no Benfica!

Nascido para o futebol num dos mais prestigiados clubes do mundo, o Boca Juniors, Nicolás Gaitán desde cedo se habituou a lidar com a pressão. Durante três épocas, o espectacular e fanático ambiente vivido em "La Bombonera", ecoou nos seus ouvidos. Contratado pelo SL Benfica na temporada 2010/2011, o argentino chegou com a pesada herança da camisola 20, uma das mais prestigiadas nos tempos recentes, previamente envergada por Simão Sabrosa e Angel di Maria. Não foi um jogador propriamente barato, os encarnados investiram 8.4M€ na sua contratação.

Depois de um ano de adaptação, onde mesmo assim foi um dos elementos em destaque no plantel (efectou 48 partidas, tendo sido titular em 41 delas, nas quais marcou 9 golos), Nico tem vindo a realizar uma temporada algo irregular, mas com momentos de grande brilhantismo. É um facto que está a ser uma época fraca do extremo a nível interno (apenas visto a espaços, como no Dragão, onde marcou o golo do empate), algo que contribuiu de maneira decisiva para o insucesso das águias em termos nacionais, mas os grandes jogos na Liga dos Campeões não podem ser descurados (por vezes pareceu transmitir a ideia de que só os jogos da principal prova europeia de clubes é que lhe interessavam), competição onde é, juntamente com Ribery, Kaká e Benzema, o jogador com mais assistências efectuadas. Fica a dúvida se terá encarado esta época da melhor maneira, pois a nível factual parece só se ter entregado a 100% nos jogos com mais visibilidade. Dotado de um pé esquerdo de grande qualidade, o argentino possui uma elevada técnica, à qual alia uma velocidade e grande capacidade de desiquílibrio. É claramente um jogador acima da média (foi eleito pelo VM o melhor jogador do Benfica), que depois desta temporada (a Champions é a maior montra do futebol europeu), dado o mercado que possui, poderá sair para outro campeonato mais competitivo. Irá ser esta a derradeira época de Nico com a camisola dos encarnados? Que balanço faz da temporada do argentino? A que se deve o seu "apagamento" em termos de campeonato? Qual o melhor "camisola 20"? Simão, Di Maria ou Nico? Por volta de que valores deverá a direcção encarnada aceitar uma proposta?

A. Carvalho